Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Eu aqui no Algarve não estou á espera de nada ... nos proximos tempos
1) Amanhã dificilmente chove no país (um aguaceiros de passagem algures no sul);
2) Domingo: bons indices de trovoada e de precipitação, mas apenas no Alentejo, começando no interior extendo-se até se dissipar no litoral;
3) Segunda: a precipitação é para os peixes;
4) terça: Bons indices de precipitação no interior alentejano;
5) Quarta: hum .. não me parece;
6) Quinta/Sexta: será desta? hum ... quem sabe?

Totalmente de acordo :thumbsup::thumbsup:

38863201.gif

Isto é muito bom :lmao::lol::lmao::lol: já me levantou o animo :p

amanha sábado aguaceiros mais prováveis que hoje sexta e que podem ter uma ou outra trovoadas e domingo parece mesmo ser o dia D ou neste caso T (Trovoada) :D alguém tem duvidas ainda??eu não tenho! :cool:

Isto é muito bom :lmao::lol::lmao::lol: já me levantou o animo :p

amanha sábado aguaceiros mais prováveis que hoje sexta e que podem ter uma ou outra trovoadas e domingo parece mesmo ser o dia D ou neste caso T (Trovoada) :D alguém tem duvidas ainda??eu não tenho! :cool:

É esse o espírito:brucelee:
Em relação ao coelho.:lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:

Excelente! :lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:

Isto sim fazia falta por aqui, é que realmente, com a meia-dúzia habitual, sempre que alguém escreve algo um pouco fora de tópico ou discordante da sua ideia, vêm logo gritar MODERADORES! Estão a escrever off-topic :disgust:

Meus caros, o tópico é para se seguir, concordo plenamente! Mas tão pouco é para se ser tão puristas, sempre com receio de que os portugueses nos lêem e depois caímos no descrédito...:rolleyes: Os portugueses e os visitantes de uma forma geral, sabem que somos pessoas amadoras e como tal não sejam tão parcializadores na hora de postar. Este fórum tem como base do seu sucesso a alegria e entendimento que por aqui costuma existir. ;)

Agora voltando ao tópico, senão lá vêm os da tal meia-dúzia gritar pela moderação... :p. Pelo que se pode ver lá haverá alguma precipitação no Domingo que poderá ser de destaque em alguns locais do interior alentejano e mais tarde junto ao litoral. Mas a mais não me parece chegar (Espero que pelo menos a DEA do IM chegue a registar algo...). :sad:

gfs2009032012254.png

europemsl48.gif

Entre o GFS e o ECMWF, apenas a divergência horária da precipitação. Parece-me mais acertada a previsão do GFS :cool:.

E nesta saida o GFS já tirou mais um pouco da convectividade prevista para amanhã:sad:.

E em relação á percipitação só no interior alentejano:angry:.

Vamos lá pensar com lógica, o que é que costuma acontecer quando os modelos estão constantemente a adiar as situações ?? das duas uma, ou acabam por desaparecer por completo, ou então apenas sobram umas nuvens e uns chuviscos, neste caso serão apenas nuvens, alguma formações, mas mais que isso acho que é muito pouco provável.

Já tivemos situações bem melhores que esta, que tinham muito mais instabilidade e não aconteceu rigorosamente nada, esta será mais uma delas.

Quanto há nortada que o stormy falou, será cada vez mais o prato do dia daqui para a frente, á medida que os dias vão crescendo as temperaturas subindo.

LOOOL

Pessoal isto é lindo, eu já sabia que havia haver enganos!!! :lol:

Querem saber como está aqui em Faro??

Grande Sol, sem uma unica nuvem, calor e algum vento.

Incrivel não é? Talvez não porque perecebem disto.

Mas é engraçado porque a previsao do IM de ontem era céu muito nublado para de manha e chuva para tarde e noite. :lol:

Agora se forem ao site do IM verão que o IM tirou o que disse ontem e meteu bom tempo para cá hoje.

Amanha bom tempo para Faro, e dão chuva para Centro e Alentejo.

Será que irao acertar??

Por mim pode chover á vontade desde que não seja cá em Faro, hoje quero bom tempo para o Derby :lol:

Cumps :thumbsup:

Eis que chegamos aqui. Após os modelos terem tirado tudo para sexta, terem tirado tudo para hoje, resta-nos então o Domingo. Saída das 12z acabada de sair, é razoavelmente boa, vamos é ver se não acontece o mesmo que aconteceu até aqui e os pessimistas agoirentos ganharem em toda a linha :)

Trovoadas a formarem-se no Alentejo, a começar logo pelo meio dia, deslocação lenta para Oeste rumo ao litoral. Pela leitura que faço, provavelmente já chegariam em fase pós-madura ao litoral com precipitação mas sem electricidade, exceptuando talvez a zona de Setúbal mais imune ao que refiro, e no mar existe uma capping inversion muito forte que rapidamente as dissiparia mal pusessem o pé na água.

Let's wait and see !

cape.gif

prec.gif