Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Eis que chegamos aqui. Após os modelos terem tirado tudo para sexta, terem tirado tudo para hoje, resta-nos então o Domingo. Saída das 12z acabada de sair, é razoavelmente boa, vamos é ver se não acontece o mesmo que aconteceu até aqui e os pessimistas agoirentos ganharem em toda a linha :)

Trovoadas a formarem-se no Alentejo, a começar logo pelo meio dia, deslocação para Oeste rumo ao litoral. Pela leitura que faço, provavelmente já chegariam em fase pós-madura ao litoral exceptuando talvez a zona de Setubal, e no mar existe uma capping inversion muito forte que rapidamente as dissiparia.

Let's wait and see !

A 24 horas do acontecimento, quero crer que esta última previsão se transforme em realidade, mais gota menos gota, mais relâmpago menos relâmpago.:):thumbsup:

Eis que chegamos aqui. Após os modelos terem tirado tudo para sexta, terem tirado tudo para hoje, resta-nos então o Domingo. Saída das 12z acabada de sair, é razoavelmente boa, vamos é ver se não acontece o mesmo que aconteceu até aqui e os pessimistas agoirentos ganharem em toda a linha :)

Trovoadas a formarem-se no Alentejo, a começar logo pelo meio dia, deslocação lenta para Oeste rumo ao litoral. Pela leitura que faço, provavelmente já chegariam em fase pós-madura ao litoral com nuvens, precipitação mas sem electricidade, exceptuando talvez a zona de Setúbal mais imune ao que refiro, e no mar existe uma capping inversion muito forte que rapidamente as dissiparia mal pusessem o pé na água.

Let's wait and see !

É exactamente isso. ;)

Ò Miguel és um grande ganansioso... Ficas sempre com tudo... :lmao: :lmao: :)

Amanhã é o dia T :D

Eu também quero sacar algumas :p

Vê lá não metas aí nenhuma ventoinha a impedir as células de virem para o litoral :assobio: :lmao:

Não que eu não faço parte do grupo dos pessimistas agoirentos :p eu acredito piamente que amanha vamos ter animação boa, se não tivermos sou o primeiro a vir bater com a cabeça na parede :lol: mas estou com muita fé no dia de amanha nem que seja para ver boas formações! e para o fim da semana vamos ter mais alegrias! os dias de pasmaceira tem os dias contados :thumbsup:

Estas runs continuam uma desgraça aqui para o Norte, :disgust:nem gotas e muito menos relâmpagos!:disgust::angry:

Boa sorte centro/sul para amanhã , oxalá ocorra algo digno de registo e que o pessoal tire boas fotos/videos para mostrar :thumbsup:

Aqui no Norte vamos aguardando pacientemente pela mudança!...:thumbsup:

Não que eu não faço parte do grupo dos pessimistas agoirentos :p eu acredito piamente que amanha vamos ter animação boa, se não tivermos sou o primeiro a vir bater com a cabeça na parede :lol: mas estou com muita fé no dia de amanha nem que seja para ver boas formações! e para o fim da semana vamos ter mais alegrias! os dias de pasmaceira tem os dias contados :thumbsup:

Cada dia que passa, é menos um dia que falta para acabar a pasmaceira!:thumbsup: Agora a sério, quem me dera que a animação chegasse aqui acima, mas isso já seria optimismo a mais:D

Aquilo que se vai passar amanhã é fácil de defenir :D aqui fica as únicas partes do território que poderão ver festa, isto claro, na minha sincera opnião.

Todas as nuvens que passarem ou formarem há esquerda da linha vermelha, ficam em alto risco de se extinguirem a qualquer momento :lmao: essencialmente se começarem a dançar para oeste.

Em resumo, 3% do território do continente poderá ver umas pingas e uma luzes.

Aquilo que se vai passar amanhã é fácil de defenir :D aqui fica as únicas partes do território que poderão ver festa, isto claro, na minha sincera opnião.

Todas as nuvens que passarem ou formarem há esquerda da linha vermelha, ficam em alto risco de se extinguirem a qualquer momento :lmao: essencialmente se começarem a dançar para oeste.

Em resumo, 3% do território do continente poderá ver umas pingas e uma luzes.

Este teu mapa é um pouco fora do vulgar não :rolleyes:, ou pertences ao movimento pró Olivença é nossa! :p:lmao:

Quanto às trovoadas, apenas as espero no baixo Alentejo. Não descarto alguns aguaceiros dispersos por aqui.

Mário tens de me dizer que modelos andas a ver que não devem ser os mesmos que eu e muitos vem :rolleyes: esse mapa seria mais para hoje sábado...:assobio: para amanha terias de meter essa linha pelo menos colada a Alcácer do Sal!!

Há de facto uma linha, mas pelo menos no GFS ela é modelada desta forma:

59756567.gif

Há de facto uma linha, mas pelo menos no GFS ela é modelada desta forma:

59756567.gif

Trovoda tão perto do litoral :confused::confused: :lmao: nunca na vida isso vai acontecer, a nortada não vai deixar, já para não falar de que não há calor por natureza.

Trovoda tão perto do litoral :confused::confused: :lmao: nunca na vida isso vai acontecer, a nortada não vai deixar, já para não falar de que não há calor por natureza.

Não está modelada nenhuma nortada na zona que interessa:

às 9:00 E
às 12:00 SE
às 15:00 SE/E (no litoral acima de Lx vira para N mas vento fraco)
às 18:00 SE/E (no litoral acima de Lx continua N mas vento ainda mais fraco)

09/12/15/18
65081588.gif

E eu disse que não chegava nada ao litoral, só se for ali para Setúbal que fica sempre com E/SE e a Arrábida costuma contrariar um pouco a capping inversion que está presente no mar e litoral.

Agora claro, isto é o que eu vejo neste modelo. Se ele muda ou se amanhã não for nada disso e o modelo está errado, obviamente não espero nada. De qualquer forma não seria nenhuma festa, mas espero alguma coisita para lavar os olhos aos contemplados.

Não está modelada nenhuma nortada na zona que interessa:

às 9:00 E
às 12:00 SE
às 15:00 SE/E (no litoral acima de Lx vira para N mas vento fraco)
às 18:00 SE/E (no litoral acima de Lx continua N mas vento ainda mais fraco)

09/12/15/18
65081588.gif

Vince, pega nesse mapa de ventos e deita para o lixo.

Neste momento no Baleal está nortada, com tendência a aumentar, e mesmo na Lousã encontra-se nortada, mas um pouco mais fraca.