Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Vince, pega nesse mapa de ventos e deita para o lixo.

Neste momento no Baleal está nortada, com tendência a aumentar, e mesmo na Lousã encontra-se nortada, mas um pouco mais fraca.

Os mapas são para amanhã e não hoje ;) E o que eu disse era a referir-me à zona onde pode haver trovoada amanhã.

Tudo correcto.

E eu apenas tentei dizer que amanhã nunca irá estar vento Leste no litoral a norte de Sintra.

Sim, eu referi isso, a norte de Lisboa a meio da tarde. Em princípio se não houver erros no GFS (pode haver obviamente) o vento hoje vai rodar para leste a partir da meia noite em todo o país e apenas a meio da tarde de amanhã e apenas no litoral a norte de Sintra roda novamente a norte contudo fraco na Grande Lisboa por exemplo, mantendo-se de quadrantes leste no restante país. Se assim for, não teremos nevoeiros como os de hoje e durante o dia o Alentejo à partida poderá aquecer o suficiente para gerar algumas células.

Têem sempre de tar a refilar com algo! :p
Então esses mapas claro que não vão apanhar as brisas locais da praia do Baleal, ou de Carcavelos ou da Praia da Areia Cor-de-Rosa! São a 0.5º de resolução! É óbvio que as brisas locais não aparecem aí! :rolleyes:
E também não me parece haver mínima dúvida, que mais brisa, menos brisa, o vento à escala sinóptica amanhã vai rodar para E na zona de Lisboa, exceptuando talvez a Nortada mais fraca à tarde......
E apesar da Nortada ser geralmente má, e continuará a ser, para células vindas de E, isto no extremo litoral W, no "pré-litoral" poderá ser boa.. Olhando para esse mapa do GFS, e só para o vento, há ali uma zona algures a E/SE de Lisboa à tarde só de convergências de ventos: de SE mais a Sul, de E mais ao Centro, e de N/NW no litoral, todos a convergirem na mesma zona... Portanto, isto com os outros ingredientes, não será totalmente mau, para essa zona específica..
Claro que é só uma previsão a 24h do GFS, que pode estar errada em pequenos pormenores que façam a diferença toda...

Têem sempre de tar a refilar com algo! :p
Então esses mapas claro que não vão apanhar as brisas locais da praia do Baleal, ou de Carcavelos ou da Praia da Areia Cor-de-Rosa! São a 0.5º de resolução! É óbvio que as brisas locais não aparecem aí! :rolleyes:
E também não me parece haver mínima dúvida, que mais brisa, menos brisa, o vento à escala sinóptica amanhã vai rodar para E na zona de Lisboa, exceptuando talvez a Nortada mais fraca à tarde......
E apesar da Nortada ser geralmente má, e continuará a ser, para células vindas de E, isto no extremo litoral W, no "pré-litoral" poderá ser boa.. Olhando para esse mapa do GFS, e só para o vento, há ali uma zona algures a E/SE de Lisboa à tarde só de convergências de ventos: de SE mais a Sul, de E mais ao Centro, e de N/NW no litoral, todos a convergirem na mesma zona... Portanto, isto com os outros ingredientes, não será totalmente mau, para essa zona específica..
Claro que é só uma previsão a 24h do GFS, que pode estar errada em pequenos pormenores que façam a diferença toda...

Obviamente que as cartas não vão a pormenores, e a Sul de Sintra poderá não existir nortada.

O que estamos a falar que no litoral a norte dessa zona nunca irá existir a possibilidade de vento Leste, mas sim nortada (e nem perto de uma leve brisa).

Deixando um pouco os modelos de lado, refiro que parece-me ainda ser muito cedo a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas primaveris na maior parte do território do centro e sul, isto porque falta calor acumulado. De facto, aqui pelo interior as temperaturas ainda são muito baixas durante a noite, inferiores a 10 ºC (noites frias), pelo que dificilmente se aproximam dos 30 ºC durante o dia, ou seja, o solo não aquece o suficiente para desencadear movimentos convectivos; quanto muito, pode ocorrer um aumento temporário de nebulosidade e um ou outro aguaceiro com trovoada, mas será sempre muito raro e disperso.
Se fosse na segunda quinzena de Abril, aí sim, já haveria calor suficiente acumulado para as temperaturas atingiram facilmente os 30 ºC e desencadearem-se os movimentos convectivos próprios das trovoadas primaveris.

E apesar da Nortada ser geralmente má, e continuará a ser, para células vindas de E, isto no extremo litoral W, no "pré-litoral" poderá ser boa.. Olhando para esse mapa do GFS, e só para o vento, há ali uma zona algures a E/SE de Lisboa à tarde só de convergências de ventos: de SE mais a Sul, de E mais ao Centro, e de N/NW no litoral, todos a convergirem na mesma zona...

Sim, a convergência de uma nortada fraca com leste pode até ajudar, de certa forma acho que deve ser o que o Hirlam (modelo de mesoescala) está a ver.

ixx0c230.gif

E o Meteoblue NNM (também de mesoescala) também, embora na zona Oeste, o que teria alguma lógica devido ao Montejunto:

18Z (streams + precip)

60239756.png

Mas aí já sou bastante céptico, no litoral não há calor para estas coisas. Amanhã logo se vê.

Obviamente que as cartas não vão a pormenores, e a Sul de Sintra poderá não existir nortada.

O que estamos a falar que no litoral a norte dessa zona nunca irá existir a possibilidade de vento Leste, mas sim nortada (e nem perto de uma leve brisa).

Mas estávamos a falar de E em Lisboa, não no litoral a Norte de Sintra.. E seja como for, eu acho que mesmo aí, até ao fim da manhã poderão ter E, coisa que hoje nem perto..
E quando se diz para mandar para o lixo uma previsão para amanhã do 2º modelo de previsão mais acertado, porque essa previsão de amanhã não corresponde ao que acontece hoje, mais vale ter calma antes de dizer mal não é?
Mas pronto..:hehe:

Não sei.. Eu estou a viver na Áustria e onde dia a temperatura chegou aos 15º durante um dia raro de sol e algum calor e gerou logo uma trovoada valente e granizo. Quando uma massa de ar frio encontra-se com uma de ar quente, acho que há sempre a possibilidade para trovoada. E nos próximos dias ar frio polar vai encontrar-se com o ar quente que Portugal tem estado a ter... :)

Deixando um pouco os modelos de lado, refiro que parece-me ainda ser muito cedo a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas primaveris na maior parte do território do centro e sul, isto porque falta calor acumulado. De facto, aqui pelo interior as temperaturas ainda são muito baixas durante a noite, inferiores a 10 ºC (noites frias), pelo que dificilmente se aproximam dos 30 ºC durante o dia, ou seja, o solo não aquece o suficiente para desencadear movimentos convectivos; quanto muito, pode ocorrer um aumento temporário de nebulosidade e um ou outro aguaceiro com trovoada, mas será sempre muito raro e disperso.
Se fosse na segunda quinzena de Abril, aí sim, já haveria calor suficiente acumulado para as temperaturas atingiram facilmente os 30 ºC e desencadearem-se os movimentos convectivos próprios das trovoadas primaveris.

Eu que conheço bem estas zonas pois vivo nas duas(Estoril, Ericeira) já está-se a verificar uma grande diminuição ou inexistencia de vento neste momento, e tal como o Vince disse é muito provavel que com o deslocamento do nucleo depressionário para junto da costa Portuguesa(S,SW) que os ventos girem para uma componente leste, e que daria uma grande probalidade de no litoral vir acontecer precipitação.

Concordo plenamente :thumbsup::thumbsup:

Não percebo como é que a mesma pessoa que ve nortada,em tudo o que é sitio não consegue ver que a possibilidade de trovoada está lá,pelo menos em Setubal,e interior Alentejano.. Não são invenções de quem por aqui fala dessa possibilidade,mas sim o que os modelos dizem a apenas 24 horas do evento :confused:

A falta de calor (que ainda é algum) é parcialmente compensada pelo frio em altura. E como se vê na T2, só o Alentejo tem estofo para alguma coisa.

Meio dia amanhã

77342376.png

Todos os modelos agora tem convecção e precipitação, seja pouca ou não , alguma coisa terá que aparecer, não podem estar todos mal. Se não mudarem, como referi, não é nenhum festival, mas também não é céu limpo.

Não percebo como é que a mesma pessoa que ve nortada,em tudo o que é sitio não consegue ver que a possibilidade de trovoada está lá,pelo menos em Setubal,e interior Alentejano.. Não são invenções de quem por aqui fala dessa possibilidade,mas sim o que os modelos dizem a apenas 24 horas do evento :confused:

Mas uma coisa é a realidade dos modelos, outra coisa é a realidade Portuguesa, isto é, os pormenores do nosso clima e orografia que escapam aos modelos.