Vince, pega nesse mapa de ventos e deita para o lixo.
Neste momento no Baleal está nortada, com tendência a aumentar, e mesmo na Lousã encontra-se nortada, mas um pouco mais fraca.
Os mapas são para amanhã e não hoje

Vince, pega nesse mapa de ventos e deita para o lixo.
Neste momento no Baleal está nortada, com tendência a aumentar, e mesmo na Lousã encontra-se nortada, mas um pouco mais fraca.
Os mapas são para amanhã e não hojeE o que eu disse era a referir-me à zona onde pode haver trovoada amanhã.
Tudo correcto.
E eu apenas tentei dizer que amanhã nunca irá estar vento Leste no litoral a norte de Sintra.
Têem sempre de tar a refilar com algo!
Então esses mapas claro que não vão apanhar as brisas locais da praia do Baleal, ou de Carcavelos ou da Praia da Areia Cor-de-Rosa! São a 0.5º de resolução! É óbvio que as brisas locais não aparecem aí!
E também não me parece haver mínima dúvida, que mais brisa, menos brisa, o vento à escala sinóptica amanhã vai rodar para E na zona de Lisboa, exceptuando talvez a Nortada mais fraca à tarde......
E apesar da Nortada ser geralmente má, e continuará a ser, para células vindas de E, isto no extremo litoral W, no "pré-litoral" poderá ser boa.. Olhando para esse mapa do GFS, e só para o vento, há ali uma zona algures a E/SE de Lisboa à tarde só de convergências de ventos: de SE mais a Sul, de E mais ao Centro, e de N/NW no litoral, todos a convergirem na mesma zona... Portanto, isto com os outros ingredientes, não será totalmente mau, para essa zona específica..
Claro que é só uma previsão a 24h do GFS, que pode estar errada em pequenos pormenores que façam a diferença toda...
E apesar da Nortada ser geralmente má, e continuará a ser, para células vindas de E, isto no extremo litoral W, no "pré-litoral" poderá ser boa.. Olhando para esse mapa do GFS, e só para o vento, há ali uma zona algures a E/SE de Lisboa à tarde só de convergências de ventos: de SE mais a Sul, de E mais ao Centro, e de N/NW no litoral, todos a convergirem na mesma zona...
Obviamente que as cartas não vão a pormenores, e a Sul de Sintra poderá não existir nortada.
O que estamos a falar que no litoral a norte dessa zona nunca irá existir a possibilidade de vento Leste, mas sim nortada (e nem perto de uma leve brisa).
Deixando um pouco os modelos de lado, refiro que parece-me ainda ser muito cedo a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas primaveris na maior parte do território do centro e sul, isto porque falta calor acumulado. De facto, aqui pelo interior as temperaturas ainda são muito baixas durante a noite, inferiores a 10 ºC (noites frias), pelo que dificilmente se aproximam dos 30 ºC durante o dia, ou seja, o solo não aquece o suficiente para desencadear movimentos convectivos; quanto muito, pode ocorrer um aumento temporário de nebulosidade e um ou outro aguaceiro com trovoada, mas será sempre muito raro e disperso.
Se fosse na segunda quinzena de Abril, aí sim, já haveria calor suficiente acumulado para as temperaturas atingiram facilmente os 30 ºC e desencadearem-se os movimentos convectivos próprios das trovoadas primaveris.
Deixando um pouco os modelos de lado, refiro que parece-me ainda ser muito cedo a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas primaveris na maior parte do território do centro e sul, isto porque falta calor acumulado. De facto, aqui pelo interior as temperaturas ainda são muito baixas durante a noite, inferiores a 10 ºC (noites frias), pelo que dificilmente se aproximam dos 30 ºC durante o dia, ou seja, o solo não aquece o suficiente para desencadear movimentos convectivos; quanto muito, pode ocorrer um aumento temporário de nebulosidade e um ou outro aguaceiro com trovoada, mas será sempre muito raro e disperso.
Se fosse na segunda quinzena de Abril, aí sim, já haveria calor suficiente acumulado para as temperaturas atingiram facilmente os 30 ºC e desencadearem-se os movimentos convectivos próprios das trovoadas primaveris.
Não percebo como é que a mesma pessoa que ve nortada,em tudo o que é sitio não consegue ver que a possibilidade de trovoada está lá,pelo menos em Setubal,e interior Alentejano.. Não são invenções de quem por aqui fala dessa possibilidade,mas sim o que os modelos dizem a apenas 24 horas do evento![]()