Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2010

Sim, eu entendo.. 4ª para 5ª existe a possibilidade de uma situação semelhante a esta, com nova depressão a passar a S/SW, e ar frio injectado de NE.

Mas esta próxima bastante menos garantida, por vários motivos:

- Menos ar frio aos 500hPa, não que hoje também seja muito. Muito estava no centro da depressão que se formou na Catalunha e isso sim fez cotas baixíssimas ainda por cima com convecção muito forte.

- Menos frio à superfície, pelo menos modelado agora, a 2 dias. Não acredito que mude muito, mas é frequente nestas situações ser subestimado o frio nos níveis baixos já sabemos.

- Menos precipitação garantida. Hoje todos os modelos estavam em razoável acordo, e não havia dúvidas da ocorrência de precipitação na metade Sul do país. Nessa próxima existem, vários modelos não dão uma única gota sobre o continente, outros dão, na metade Sul. O que faz pensar que talvez chova mesmo é o mais optimista em precipitação ser exactamente o melhor, o ECMWF. Mas sim, está longe de entendido se essa depressão chega a dar precipitação.

- Aos 850hPa está parecido, com alguns modelos até a dar mais frio que hoje, ou pelo menos mais extenso até Sul.

Resumindo, está lá chance de talvez cotas médias razoáveis, mas ainda longe de o podermos afirmar, dada a enorme diferença nas saídas de precipitação entre os vários modelos...

Não devemos acompanhar os mesmos modelos porque não vejo nada de especial para o final da semana e menos ainda no fim de semana! Quanto ao regresso do AA vejo ele já a partir do dia 12 para ficar cá instalado uns tempos...

boa noite,

tenho uma questão, desculpe se parece ridicula mas gostava de saber se vamos voltar a ter a companhia do AA ou se para o proximo inverno o mesmo irá nos deixar novamente? houve uma alteração definitiva na sua localização?

obrigada.

boa noite,

tenho uma questão, desculpe se parece ridicula mas gostava de saber se vamos voltar a ter a companhia do AA ou se para o proximo inverno o mesmo irá nos deixar novamente? houve uma alteração definitiva na sua localização?

obrigada.

Claro que não, anos como este sempre, de NAO- e com o anticiclone enfraquecido, sempre foram sucedendo (menos frequentes que o NAO+), embora com menos intensidade que o caso deste ano. Assim, para o ano podemos voltar a ter um padrão de NAO+, embora a esta distância seja impossível fazer previsões nesse aspecto.

http://www.ldeo.columbia.edu/res/pi/NAO/

Como se vê, já tivemos períodos em que o NAO- imperou, nomeadamente anos 60, e outros em que o NAO+ foi mais frequente (últimas décadas).

Sim, eu entendo.. 4ª para 5ª existe a possibilidade de uma situação semelhante a esta, com nova depressão a passar a S/SW, e ar frio injectado de NE.

Mas esta próxima bastante menos garantida, por vários motivos:

- Menos ar frio aos 500hPa, não que hoje também seja muito. Muito estava no centro da depressão que se formou na Catalunha e isso sim fez cotas baixíssimas ainda por cima com convecção muito forte.

- Menos frio à superfície, pelo menos modelado agora, a 2 dias. Não acredito que mude muito, mas é frequente nestas situações ser subestimado o frio nos níveis baixos já sabemos.

- Menos precipitação garantida. Hoje todos os modelos estavam em razoável acordo, e não havia dúvidas da ocorrência de precipitação na metade Sul do país. Nessa próxima existem, vários modelos não dão uma única gota sobre o continente, outros dão, na metade Sul. O que faz pensar que talvez chova mesmo é o mais optimista em precipitação ser exactamente o melhor, o ECMWF. Mas sim, está longe de entendido se essa depressão chega a dar precipitação.

- Aos 850hPa está parecido, com alguns modelos até a dar mais frio que hoje, ou pelo menos mais extenso até Sul.

Resumindo, está lá chance de talvez cotas médias razoáveis, mas ainda longe de o podermos afirmar, dada a enorme diferença nas saídas de precipitação entre os vários modelos...

A diferença entre esta noite e quinta feira é ainda incerta. Os dois modelos principais estão muito diferentes. Se vires a previsão descritiva do IM, está lá precipitação a sul do Mondego, com trovoada a sul e cotas entre os 400 e os 600m, algo que eles para ontem não previram. O GFS operacional não tem chuva a norte de Beja, mas por exemplo para Portel, há ensembles que metem mais de 10 mm. As temperaturas a 850 hpa também variam no diagrama, desde os 4 até aos -2.

As duas diferenças essenciais, uma a favor outra contra: a favor o frio que já estará instalado, ao contrário do que se passou ontem. Contra, a hora da ocorrência provável da precipitação, ao início da tarde.

boa noite,

obrigada.

Na minha opinião, dificilmente se repetirá o que sucedeu este ano na Madeira nos próximos anos/décadas. De qualquer das formas,se entrarmos num período mais frio e chuvoso, como foram os anos 60 e 70, regiões como a Madeira e o Algarve terão Outonos e Invernos mais chuvosos do que nas últimas três décadas. Sublinho que apesar de estarmos a ter precipitações um pouco acima da média desde meados de Outubro a Norte e desde meados de Dezembro a Sul os totais do ano hidrológico até agora não são nada de excepcional e estão longe de recordes nas estações do Continente. O mesmo não sucede em parte da Andaluzia ou na Madeira.

O GFS agora já coloca chuva no terço Sul do país na próxima depressão, indo atrás do ECMWF, penso ter sido aí que o IM baseou a sua previsão, sempre mais confiando (e com razão) no ECMWF.
:)
O ECMWF mantém a precipitação, mas agora também mais no terço Sul do país, parecem ter chegado a "acordo"! :D
Também a previsão do IM irá nesse sentido penso?

Assim sendo, parece que choverá mesmo nessas regiões com mais um dia frio, mas tudo demasiado a Sul, para algum interesse especial como o de ontem penso eu!

O GFS agora já coloca chuva no terço Sul do país na próxima depressão, indo atrás do ECMWF, penso ter sido aí que o IM baseou a sua previsão, sempre mais confiando (e com razão) no ECMWF.
O ECMWF mantém a precipitação, mas agora também mais no terço Sul do país, parecem ter chegado a "acordo"! :D

Assim sendo, parece que choverá mesmo nessas regiões com mais um dia frio, mas tudo demasiado a Sul, para algum interesse especial como o de ontem penso eu!

Ainda falta muito tempo, mais de 48h. Basta ver a previsão do GFS a 54h de distância da frente de ontem. Depois subiu na previsão, e tive a sensação que acabou por passar ainda mais a norte do que fora modelado no próprio dia.

gfs2010030612254.png

gfs2010030612260.png

Tendência geral do estado do tempo de 20 a 25 Março na Madeira

Tempo instável. Precipitação moderada. Vento moderado a forte.

alguem pode indicar-me onde podemos verificar estas previsoes? e se ainda é muito cedo para as fazer?

obrigada.

Tendências vêm sempre de comparações a messes e anos semelhantes. A descrição que fizes-te é mais uns dias normais de inverno daqueles que me lembro de fazer 15 minutos de guarda-chuva aberto e chegar pintando a escola porque havia tempo.

Bem parece que o Inverno vai fazendo as malas...e eu também! Uma vez que em termos de metereologia sou um amante do puro Inverno... voltarei a escrever neste belo Fórum quando o País se voltar a pintar de azul e de preferência com precipitação em forma de neve... sempre foi assim quando o A.A volta de férias é altura de eu começar as minhas, mas com a promessa de voltar na próxima " temporada"...a não ser que alguma surpresa aínda possa acontecer...pois aí cá estarei eu a fazer os meus relatos desta bela cidade que é Bragança! Até breve!:cheers:

Bem parece que o Inverno vai fazendo as malas...e eu também! Uma vez que em termos de metereologia sou um amante do puro Inverno... voltarei a escrever neste belo Fórum quando o País se voltar a pintar de azul e de preferência com precipitação em forma de neve... sempre foi assim quando o A.A volta de férias é altura de eu começar as minhas, mas com a promessa de voltar na próxima " temporada"...a não ser que alguma surpresa aínda possa acontecer...pois aí cá estarei eu a fazer os meus relatos desta bela cidade que é Bragança! Até breve!:cheers:

Calma vizinho!:D

Até Maio muita água ainda vai correr!;)

Calma vizinho!:D

Até Maio muita água ainda vai correr!;)

Talvez...
Afinal, tanto que já se viu noutros anos mais lá para diante.
Surpresas em finais de Março não são assim tão raras...

Mas compreendo o Ferreira5.
Este farto Inverno de todas as ocorrências , este frenesim de sairmos de uma e entrarmos noutra,
este suceder de chuvas, ventos e neves a descer das montanhas,
ciclogeneses surpresa e outras nem por isso,
"tornados minis" arrasadores,
Douro ,Tejo e Guadiana a transbordar ,
trovoadas a polvilhar , em vários dias em várias noites,
que até o seu perto troar, nos fez acordar,
este permanente estado de sítio meteorológico, este recolher obrigatório
quase todas as noites nestas páginas ,neste prazer
que é compartilhar emoções que julgávamos até há bem pouco tempo só nossas,
esse Inverno, o Ferreira5 terá razão:
-Faz definitivamente , as malas.

Lá virão mais episódios. Concerteza.Ainda haverá algum Inverno na Primavera e até algum Verão antes dela...Quem sabe?
Mas doravante , seguramente, lá virão outras rotinas...
O " recolher obrigatório" foi , enfim, levantado...

E a pedido de várias familias eis que o nosso companheiro AA vai regressar depois de amanhã;), por isso o aproveitem bem estes dias de sol que se avizinham;).

Para os Açores é que não vai ser assim.

E pronto. Eis que o governo de São Pedro levou com uma "moção de censura" e temos de volta a governar o AA :). Embora um pouco deslocado da sua posição "normal" mas também ainda não é Verão :). Se fosse, os próximos dias poderiam ser bastante quentes, se ele se mantiver na zona prevista (a NE dos Açores/SW do UK), o que implicará uma entrada de NE/E/SE bastante seca mas, nesta altura do ano, ainda amena...

De qualquer das formas, já cheira... já cheira a Primavera... Acabou-se de facto o recolher obrigatório. Toca a passear, fazer desposto ao ar livre, no mar, etc.... :) Sim, porque até este (mar) parece querer acalmar bastante nos próximos tempos, o que dará para voltar à prática da modalidade (surf) :), já que este Inverno deixou o mar completamente alterado...

Mais dias de chuva e vento virão, claro, portanto toca a aproveitar agora.

Finalmente o AA!!!:w00t: Ja não era sem tempo...
Venha ele e por umas 3 ou 4 semanas:D