Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2010

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Bem eu gosto de seguir este modelo para a Zona da Madeira, aproxima-se trovoada logo a seguir da chuva enfim mais uma noite animada no serviço.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Não sei, se já repararam mas o ECMWF sofreu umas pequenas alterações hoje, as cartas que são disponibizadas no site, já incluem as 72 horas, antigamente só eram vísiveis a partir das 72 horas, e o Geopotencial a 500 hpa e a temperatura a 850 hpa. Só falta disponibizarem as cartas de precipitação, mas essas sempre podemos ir vendo no IM.
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
Boa noite tenho uma duvida amanha a trovoada e a chuva forte vai ficar mais abrangida na região sul ou a hipóteses de ver alguma coisa aqui para a zona de Lisboa.

Desde já um obrigado e continuem com o belo trabalho neste fórum muito informativo:thumbsup:
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
potente entrada fria em prespectiva como venho á ja alguns dias a mencionar só falta a posterior depressao atlantica que os modelos neste momento ainda nao vêm

ECM1-144.GIF
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Boa noite tenho uma duvida amanha a trovoada e a chuva forte vai ficar mais abrangida na região sul ou a hipóteses de ver alguma coisa aqui para a zona de Lisboa.

Desde já um obrigado e continuem com o belo trabalho neste fórum muito informativo:thumbsup:

É provável em todo o Sul e incluindo Lisboa :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Quanto a entrada fria vejo ela muito provável de acontecer a depressão que nos afecta sexta e Sábado é crucial para termos essa entrada fria a partir de Domingo basta para isso que a depressão entre pelo sul com deslocamento para o mediterrâneo que conjuntamente com o AA a norte vai nos enviar uma massa muito fria continental com alguma instabilidade associada mas não muita!! destaque para o vento forte que com as temperaturas baixas vai provocar um windchill muito forte durante todo o dia de Domingo e segunda...mas é como digo a depressão de sexta e Sábado é crucial para este desfecho final a partir de Domingo. :cold:
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
ham, ham, pessoal: sei que sou muito verde nisto mas estas cartas podem sugerir um fim de 3ª feira complicado e uma madrugada e manhã de 4ª feira complicadas, pelo menos no continente:

sat3mad.gif


sat4mad.gif


sat4.gif


É que indica 3 núcleos depressionários com várias frentes associadas (ainda que na última indique algumas em fase de dissipação...)

Já agora verifiquem esta imagem do EUMETSAT relativa à precipitação que se aproxima dos Açores...

http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/PRODUCTS/MPE/WESTATLANTIC/index.htm
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
A situação desta Terça e Quarta é apenas um núcleo depressionário que se desloca dos Açores até ao continente mas vem a perder força até tocar terra na Quarta feira no Sul com uma pressão a rondar os 1000hpa/1005hpa, em termos de frentes temos uma na tarde de Terça feira em especial no Centro e Sul que provocará chuva e trovoadas, depois dessa frente temos linhas de instabilidade (aguaceiros e trovoadas) que nos vão afectar na madrugada de Quarta até ao final da tarde de Quarta mas em principio apenas em todo o Sul, o vento vai soprar moderado a forte em especial no sul :)
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
A situação desta Terça e Quarta é apenas um núcleo depressionário que se desloca dos Açores até ao continente mas vem a perder força até tocar terra na Quarta feira no Sul com uma pressão a rondar os 1000hpa/1005hpa, em termos de frentes temos uma na tarde de Terça feira em especial no Centro e Sul que provocará chuva e trovoadas, depois dessa frente temos linhas de instabilidade (aguaceiros e trovoadas) que nos vão afectar na madrugada de Quarta até ao final da tarde de Quarta mas em principio apenas em todo o Sul, o vento vai soprar moderado a forte em especial no sul :)

só vai mesmo haver para o sul?
e no norte nada?:(
 

Sanctos

Cirrus
Registo
21 Nov 2009
Mensagens
19
Local
Maia (80m alt/10kms mar)
Boas

Algo estranho que reparei no site do instituto de meteorologia é o facto de na previsão significativa para hoje, 2 de Março, no período entre as 0h e as 12h todos os distritos terem assinalado períodos de chuva. Ora na previsão significativa tem:

“Continente
Previsão para 3ª Feira, 2 de Março de 2010
Céu muito nublado, sendo em especial por nuvens altas até ao fim da manhã. Períodos de chuva a partir do início da tarde no litoral a sul do Cabo da Roca, estendendo-se durante a tarde às outras regiões e sendo temporariamente forte, a partir do meio da tarde.”

As cartas meteorológicas baseadas no ECMWF também só dão chuva a partir da tarde e a começar de sul para norte.
Afinal, a previsão significativa é baseada em quê? Não percebo…
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
:disgust:

Não me cheira, ;) ainda falta algum tempo até la. O gfs não tem andado la muito coerente, so o modelo europeu é que tem sido mais preciso.
Pelo sites que tenho visto, accuweather, free meteo etc, nao dão assim neve para um grande nevão, nem temperaturas para tal. Poderão nao estar actualizados, uma verdade, mas nao costumam errar muito.
Na 6f passada, vi no gfs por localidades cotas a 200 mtos (cinfaes - Viseu), no fim de semana a cota subou bastante...:shocking: Não é nada certo. Ainda a pouco o snow forcats dava neve, ou pouca neve para domingo em viseu... :disgust: por isso a minha estranhesa. Agora se viesse era em grande :thumbsup:, mas ainda falta até la muito tempo... vamos agurdando.

Saudações.