Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2010

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
Eu sinceramente não entendo que modelo vós estais a ver, pois o que temos é:

avnpanel2.gif


e,

avnpanel5.gif


Alguém pode me explicar? Pois se entendo bem, a tendência é de um aumento de temperaturas.
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Alguém pode me explicar? Pois se entendo bem, a tendência é de um aumento de temperaturas.

Essa é apenas a última run do GFS que atenua a entrada fria que ontem estava prevista. Tenho a leve sensação que já ontem esta run das 6z era aquela que mais atenuava a entrada fria. De ter em conta que não é esse o cenário que por exemplo o ECM mostra, com a entrada bem vincada. Ainda existe muita incerteza que só as próximas saídas permitirão esclarecer.
 

bishop

Cirrus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
11
Local
Braga
Pois é a maioria de nós quer mesmo a neve...talvez seja ainda um pouco cedo tirar conclusões concretas, porque como já vimos alguns modelos continuam a tirar o frio para esses dias, mas a tendência continua lá...talvez daqui a dois dias teremos já algo mais definido e já poderemos ter alguma certeza quanto á despedida branca deste Inverno..até lá nada de certezas..digo eu que sou novo nisto.:thumbsup:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Pois é a maioria de nós quer mesmo a neve...talvez seja ainda um pouco cedo tirar conclusões concretas, porque como já vimos alguns modelos continuam a tirar o frio para esses dias, mas a tendência continua lá...talvez daqui a dois dias teremos já algo mais definido e já poderemos ter alguma certeza quanto á despedida branca deste Inverno..até lá nada de certezas..digo eu que sou novo nisto.:thumbsup:

Correcção: um modelo. O GFS! :rolleyes:;)

No entanto infelizmente e pelos dados que vão sendo disponibilizados, cada vez é mais certo ser uma entrada fria mas com pouca precipitação, que tenderá a ficar em solo espanhol :sad:

Até onde vai o modelo Europeu no site do IM, já se vê para a tarde de Sábado esta depressão a dar as últimas, como tal imagino que Domingo e Segunda, quando haverá mais frio instalado não haja :rain:.

520022010030200114.gif

Fonte: IM

520232010030200114.gif

Fonte: IM

Alguém tem dados para contrariar esta tendencial? :unsure:
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Olá amigos.

Vejo que hoje os modelos não estão a ser muito amigos aqui para o nosso país. Mas ainda é muito cedo para se tirar ilações, vejam só que na 6f ja se falava nesta entrada fria e em cotas muito baixas, no fim de semana um pequeno abrandamento do frio, ontem mais e hoje menos... Complicado nao? mas os modelos nao estão muito coerentes. Aguardemos.

Saudações.
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
GENTE.

Vamos com calma, no snow forcast haverá neve para domingo a cotas acima dos 1000 metros, apartir dai nao ha neve mas a cota vem para os 500 mts ate ao litoral. sSendo tudo ainda muito cedo, poderá mudar. Ja tivemos aqui situações em que nao havia neve e depois Houve. :pray: ha que esperar.~

Saudações.