Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2010

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Boas.

Sim poderá ser uma entrada fria e seca, mas para já o snow forecast aponta o contrario para o meio dia de domingo. Alguns sites meteorologicos apontam o contrario, ate um fim de semana bem chuvoso e ventoso. qual estrá certo? Compete-nos ir vendo e analisando os modelos, mas poderá haver surpresas para o fim de semana, e não so para bragança como viseu, gaurada ect, em geral interior.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A entrada fria é neste momento 99% certa para o nordeste do país, e uns 80% para o sul. Não deverão ser aquelas isos históricas do GFS das 00z de hoje, que punha a -10 no Algarve, mas é muito provável que tenhamos a -4 de norte a sul. Todos os modelos, salvo algumas runs do GFS têm mostrado isto há várias runs consecutivas.

Se será seca ou não, depende de vários factores.

1. O frio deverá entrar quando estivermos sob a influência de uma depressão centrada a sul do país. Dar-se-ia um choque de massas, que poderia originar queda de neve nas últimas horas da influência dessa depressão, tal como aconteceu em Estremoz e Elvas antes do Carnaval.

ecm1120.gif


2. A depressão em altitude que virá com a massa de ar frio pode deixar precipitação em qualquer sítio da península dependendo de onde se situe. Há modelos, como o UKMO, que a chegam um pouco mais a oeste, o que poderia meter alguma humidade como aconteceu a 9 de Janeiro de 2009. O ECM, como só tem cartas de 24 em 24 horas, não é possível ver as posições dessa depressão. A última run do GFS mete-a muito a leste.

ecm11442mar0.gif


uw144212mar12.gif


gfs01442mar12.png


3. Logo se vê, daqui a uns dias...
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
ECM mantém-se firme, agora com as cartas para as 12 horas para tirar as dúvidas, com a entrada fria a atingir já o Norte às 12 horas de Domingo, enquanto o GFS adia a mesma quase 24 horas e quase acaba com ela... vamos ter de esperar... dava-me jeito saber, vou para os lados da Estrela no fim-de-semana e hoje já me assustei com o snow-forecast a prever para Domingo à noite wind-chill de -28º :surprise:
 

rodrigom

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
144
Local
Viseu (tondela)(alt. 480 m)
ECM mantém-se firme, agora com as cartas para as 12 horas para tirar as dúvidas, com a entrada fria a atingir já o Norte às 12 horas de Domingo, enquanto o GFS adia a mesma quase 24 horas e quase acaba com ela... vamos ter de esperar... dava-me jeito saber, vou para os lados da Estrela no fim-de-semana e hoje já me assustei com o snow-forecast a prever para Domingo à noite wind-chill de -28º :surprise:

o snow forecast ja mudou as previsoes.. ora vai la ver
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
OK, já estou descansado, óbvio que ainda estou à espera de mais actualizações até lá, mas neste caso devem estar a seguir o GFS, pois não estou a ver a entrada fria no Domingo...