Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2010

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
alguem me pode ajudar com isto? algum expert que eu percebo muito pouco xD

Sexta e Sábado vai chover e fazer trovoadas quanto a isso ninguém tenha duvidas ainda!! Depois é como disse ontem a esta hora, a entrada fria está apenas dependente do que faz a depressão de sexta e Sábado ela terá de se deslocar para leste para arrastar o ar frio para cá e depois com esse ar frio ela irá cavar mais no leste de Espanha e provocar a tal entrada que pode ser muito fria ou pouco dependendo de onde se situa a depressão no mediterrâneo nesses dias de Domingo e Segunda poderemos ainda ter vento forte de N/NE que provocará um forte windchill, a instabilidade é que não deverá ser muita...resumindo se a depressão de sexta e Sábado não for para leste e cavar a este de Espanha podem esquecer a entrada fria. Neste momento a tendência maior é para ela ir e termos a entrada fria convém dizer isto
 


icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Sexta e Sábado vai chover e fazer trovoadas quanto a isso ninguém tenha duvidas ainda!! Depois é como disse ontem a esta hora, a entrada fria está apenas dependente do que faz a depressão de sexta e Sábado ela terá de se deslocar para leste para arrastar o ar frio para cá e depois com esse ar frio ela irá cavar mais no leste de Espanha e provocar a tal entrada que pode ser muito fria ou pouco dependendo de onde se situa a depressão no mediterrâneo nesses dias de Domingo e Segunda poderemos ainda ter vento forte de N/NE que provocará um forte windchill, a instabilidade é que não deverá ser muita...resumindo se a depressão de sexta e Sábado não for para leste e cavar a este de Espanha podem esquecer a entrada fria. Neste momento a tendência maior é para ela ir e termos a entrada fria convém dizer isto

boa noite,

pode informar-se sobre a previsao para o resto da semana para a madeira?

o AA vai voltar ou nem por isso?
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Chuva 5ª feira ao final do dia, aguaceiros durante o dia de 6ª.
Para já nada de anormal e ainda estamos a uns dias.
Verifique amanhã a tarde sff
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Chuva 5ª feira ao final do dia, aguaceiros durante o dia de 6ª.
Para já nada de anormal e ainda estamos a uns dias.
Verifique amanhã a tarde sff

ola boa noite,

mas segundo o IM a chuva será por vezes fortes e acompanhada de trovoadas a partir da tarde de 5ºfeira. Penso que talvez será identico á situação de hoje?( corriga-me se estiver errada, pois sou leiga nesta materia), especialmente na parte Sul?
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Sexta e Sábado vai chover e fazer trovoadas quanto a isso ninguém tenha duvidas ainda!! Depois é como disse ontem a esta hora, a entrada fria está apenas dependente do que faz a depressão de sexta e Sábado ela terá de se deslocar para leste para arrastar o ar frio para cá e depois com esse ar frio ela irá cavar mais no leste de Espanha e provocar a tal entrada que pode ser muito fria ou pouco dependendo de onde se situa a depressão no mediterrâneo nesses dias de Domingo e Segunda poderemos ainda ter vento forte de N/NE que provocará um forte windchill, a instabilidade é que não deverá ser muita...resumindo se a depressão de sexta e Sábado não for para leste e cavar a este de Espanha podem esquecer a entrada fria. Neste momento a tendência maior é para ela ir e termos a entrada fria convém dizer isto

Esta run do GFS das 18 é prova disso mesmo que disse! a depressão de Sexta e Sábado não se desloca pelo sul para o leste de Espanha logo não temos entrada fria!!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
boa noite,

pode informar-se sobre a previsao para o resto da semana para a madeira?

o AA vai voltar ou nem por isso?

A madeira irá ter chuva por vezes forte a partir da tarde de Quinta e noite com possibilidade de trovoadas...

Quanto a estabilidade eu penso que a Madeira vai ter um descanso a partir de Sábado até pelo menos meio da próxima semana :thumbsup:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Espero bem que as previsoes de chuva para sexta mudem xD nao me dá jeito nenhum

Sexta e Sabado... era bom... é a abertura do campeonato nacional de ralis na Povoa de Lanhoso e chuva não convinha mesmo nada! :sad:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
é impressão minha ou o GFS anda completamente às "aranhas" com a entrada fria?? Ora põe, ora tira, ora põe, ora tira....ainda por cima tem "exagerado" um pouco nas RUNs ditas "fiáveis" 12z e 0z, não sei se isso é bom ou mau sinal para os amantes do frio e neve, só sei que o Europeu tem estado muito mais confiante e estável, mantendo sempre a bela da entrada fria para dia 8.
Veremos quem vencerá esta dura batalha.:D
 

rodrigom

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
144
Local
Viseu (tondela)(alt. 480 m)
é impressão minha ou o GFS anda completamente às "aranhas" com a entrada fria?? Ora põe, ora tira, ora põe, ora tira....ainda por cima tem "exagerado" um pouco nas RUNs ditas "fiáveis" 12z e 0z, não sei se isso é bom ou mau sinal para os amantes do frio e neve, só sei que o Europeu tem estado muito mais confiante e estável, mantendo sempre a bela da entrada fria para dia 8.
Veremos quem vencerá esta dura batalha.:D

tambem tem estado sempre a por e a tirar chuva para sexta feira.. mas desta vez acho que pos a chuva de vez :sad:
 

Umberto

Cirrus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
53
Local
Aguas Santas (175m)
é impressão minha ou o GFS anda completamente às "aranhas" com a entrada fria?? Ora põe, ora tira, ora põe, ora tira....ainda por cima tem "exagerado" um pouco nas RUNs ditas "fiáveis" 12z e 0z, não sei se isso é bom ou mau sinal para os amantes do frio e neve, só sei que o Europeu tem estado muito mais confiante e estável, mantendo sempre a bela da entrada fria para dia 8.
Veremos quem vencerá esta dura batalha.:D

O Ecm continua a apostar na entrada fria. Por aquilo que temos vindo a observar, tem levado a melhor. Vamos aguardar
 

Umberto

Cirrus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
53
Local
Aguas Santas (175m)
Desculpem o off topic mas não resisto. Daqui por 7 horas parto para a estancia mais alta de Espanha (S.Nevada) e reparem: 5mt neve a 2.700 mts (Borreguiles). Vão ser, se o tempo o permitir 4 dias sempre a bulir das 9h as 17h:D
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... Daqui por 7 horas parto para a estancia mais alta de Espanha (S.Nevada) e reparem: 5mt neve a 2.700 mts (Borreguiles). Vão ser, se o tempo o permitir 4 dias sempre a bulir das 9h as 17h:D

Não havia necessidade .
Neste tópico, fazer inveja aos que cá ficam e
que gostariam de te acompanhar nesse teu bulir, não me parece apropriado.
Aqui é mais "seguimento previsão do tempo e modelos " e assim sendo,

ainda mal refeito ,ainda em ressaca técnica de um sábado
meteorologicamente falando, raro,perfeito,
à espera agora de uma pausa, que trégua já não basta,
e oh que afinal, aqui vem mais disto,aqui vem mais Inverno.
No Continente ,todos ( os modelos) dizem que agora volta a ser a vez do frio. Não sem antes, haver mais chuva,
e imagine-se, que depois, há até alguns, que acrescentam precipitações.
Frio e precipitações, juntos? Onde é que já vi este filme neste Inverno?
Ou seja : - o discurso geral do Inverno vai mudar , mantendo firme,
os parâmetros da Estação:
Esta atlanticidade vai dar lugar a alguma continentalidade
-Para uns, o frio precipitoso , com tanto Nordeste/Leste quedará obviamente em terra de nuestros hermanos.Nada , ou apenas umas migalhas chegarão cá, como quase sempre nestas circunstâncias assim acontece.
Para outros , neste Inverno, "que mais nos irá acontecer" ?
E de novo ,cotas para cima e cotas para baixo apesar de Março entrado.
Eu acho que estes últimos 3 meses, mereciam um Março igual ao de 1997.
Mas longe vão esses tempos de Aquecimento Global ( na Ibéria ) ...