Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2010

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Realmente muito estranho, ECM e GFS continuam inalteráveis, cada um na sua, ou seja uma divergência completa a apenas 4 dias de distância, não é normal... o ECM continua a prever que a depressão de sexta prossiga para leste, associando a sua circulação à do anticiclone a norte e promovendo a chegada da entrada fria de leste/nordeste ao fim do dia de Domingo; no caso do GFS a dita depressão nem sequer chega a entrar na PI , desvanecendo-se no sábado junto à costa, mas ainda causando precipitação ao longo do FS. Bem, mas ambos prevêem alguma precipitação, especialmente sábado... ainda espero ver nevar qualquer coisa na Estrela...
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Realmente muito estranho, ECM e GFS continuam inalteráveis, cada um na sua, ou seja uma divergência completa a apenas 4 dias de distância, não é normal... o ECM continua a prever que a depressão de sexta prossiga para leste, associando a sua circulação à do anticiclone a norte e promovendo a chegada da entrada fria de leste/nordeste ao fim do dia de Domingo; no caso do GFS a dita depressão nem sequer chega a entrar na PI , desvanecendo-se no sábado junto à costa, mas ainda causando precipitação ao longo do FS. Bem, mas ambos prevêem alguma precipitação, especialmente sábado... ainda espero ver nevar qualquer coisa na Estrela...

O GFS anda aos saltos entre o 8 e 80..

Mas dá-me ideia que hoje o ECMWF recuou um nadinha, não muito, mantém a entrada, mas menos intensa.. Parece-me.. E outros modelos também me parece que recuaram ligeiramente.

Parece-me que no fim será o esperado, entrada fria e seca, mas não tão fria como prevista inicialmente..
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia ... tem sido dificil arranjar tempo para isto :mad:

Bem em relação aos modelos ambos indica-nos que a temporadas dos dias de chuva quase consecutiva deverá terminar agora no proximo fim de semana ... e talvez ainda um cheirinho na Terça findando nessa altura o fim do Inverno no que ás suas caracteristicas diz respeito.

Assim a partir do meio da proxima semana espera-se que tenhamos estabilidade e subida da temperatura de forma gradual ... isto no que diz respeito á observação dos modelos e depois logo se verá !!

beijinhos ás miudas do Forum e um abraço aos rapazes,
Fiquem bem ....
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O GFS anda aos saltos entre o 8 e 80..

Mas dá-me ideia que hoje o ECMWF recuou um nadinha, não muito, mantém a entrada, mas menos intensa.. Parece-me.. E outros modelos também me parece que recuaram ligeiramente.

Parece-me que no fim será o esperado, entrada fria e seca, mas não tão fria como prevista inicialmente..

O ECMWF pode ter recuado, muito pouco, colocou a depressão em altitude uns km para leste. Mas o único recuo é esse, em consequência tira precipitação, o frio matém-se, dado que nos mantemos do lado oeste da mesma depressão a levar com nordestes. Mantém-se a -6 a 850 hpa durante umas horas, e a iso 0 em todo o país, agora é mantida até ao fim da modelação (240h).

O GFS mantém-se na sua. Continua a hipótese de acertar, a diferença não é a depressão de Sexta, que modela igual ao ECMWF, mas a depressão da Terra Nova que empurra a dorsal açoriana para uma posição demasiado próxima.

EDIT:O GFS mantém-se na sua. Continua a hipótese de acertar, a diferença não é a depressão de Sexta, que modela igual ao ECMWF, mas depois desaparece estranhamente no Sábado, mas também a depressão da Terra Nova que empurra a dorsal açoriana para uma posição demasiado próxima.

Cito algo que disse em Novembro,

Pois eu estou optimista. Neste tipo de situações, mais atípicas e com alguma convectividade, os modelos costumam prever menos precipitação do que aquela que acaba por ocorrer. A run operacional do GFS continua muito instável, alternando no Alentejo entre quase nada, 5 mm, e o bem bom, mais de 50 mm. Como eu dizia ontem, e hoje mantém-se, a run paralela, que teoricamente é mais evoluída que a operacional, tem estado muito coerente, com boas quantidades para o vale do Tejo e Alentejo, e mesmo o Algarve poderia ter alguma coisa. Depois, já muito para a frente, é possível a formação de uma cut-off, que pode afectar a Madeira e o continente, mas ainda falta muito tempo.

aqui

http://www.meteopt.com/forum/seguim...delos-novembro-2009-a-3867-18.html#post174245

Quando ainda havia seca no sul, foi modelada uma depressão que deixaria cerca de 50 mm por onde passasse. Os modelos quase todos deixavam o Alentejo e o Algarve de fora. Havia um, a run paralela do GFS que não, punha a precipitação em força no Alentejo, até mais que no norte. Falhou, e muito. Contra todos. Conclusão, a run paralela não é fiável. Dias depois a run paralela foi promovida a run operacional e o GFS deixou de funcionar. Erra em quase tudo, está instável, e cometeu o erro histórico de 48h antes, meter a Xynthia a entrar por Lisboa com 990 mb, depois de a ter modelado durante vários dias razoavelmente bem.

Agora foram os ensembles. Há já cerca de 3 meses que tem havido um diagrama de ensembles operacional e outro paralelo. O operacional, como nós conhecíamos, um bom modo de verificar a fiabilidade da previsão; o paralelo, uma desgraça, só havia duas opções, ou seguia a principal ou era plano até ao fim. Há 2 semanas o ensemble paralelo foi promovido a operacional. Já não serve para nada, mais vale ver os do GEM.

Não quero com isto dizer que o GFS falhará e os outros acertarão. Neste momento vejo, principalmente o UKMO a hesitar, adiou mais umas horas. Mas mantém-se a muito maior probabilidade da entrada fria face ao nada que o GFS põe.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Finalmente uma entrada de NE que pode ajudar a quem gosta de ir para o mar treinar um surf ;). Mesmo que seja "molhada", sempre é melhor que entradas de W/SW, que deixam o mar todo "partido" e revolto... Pelo menos Sábado e Domingo, o frio ainda não deverá ser muito... Quanto à semana que vem, realmente parece que o AA aos poucos regressa a casa... E que grandes férias ele tirou este ano :).
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Possibilidade de trovoada pelo embate de massa quente vindo de sul e o ar frio da depressão dos azores que se vai dirigindo para leste.
Chuva e vento moderados (devido ao subir ligeiramente da pressão atmosférica), a partir das 15h do dia 04 tendo o seu pico pelas 20 às 21h.
Chuva fraca e vento moderado durante o dia de Sexta para a Madeira.
10030421_0300.gif

Estar Atento
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Boa tarde.

Pelo o que se vai discutindo aqui e analisando, vejo que a neve ja ERA. :angry: Fico com pena pois gostava de ver pela ultima vez ou não, o elemento branco a cair do ceú. Alguns sites meteorologicos apontavam neve ontem para o fim de semana, hoje ja passa a chuva ou granizo fraco... ;) Não podemos exigir muito nesta altura do ano, pois as temperaturas estão mais altas e ja se sente aquele cheirinho primaveril no Ar. Mas caso viesse neve não seria a primeira vez, ja em Marços Passados e em Anos transactos que isso aconteceu, ja aconteceu pela pascoa ver os montes cobertos de neve. Para este fim de semana, podera haver frio mas seco, contudo nao nego que haja :rain: pois ando um pouco as voltas com os modelos :hehe:, o qual nao sou o unico... :p

Aguardemos...

sAUDAÇÕES
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Finalmente voltou o offshore( leste) e o mar mais calmo.

Para nos surfistas é o que mais queremos...

Sempre ouvi dizer... depois da tempestade vem a bonança :D

PAra a semana que vem irá continuar com a corrente de leste? oxalá que sim... há que aproveitar os ultimos tempos de bom surf este ano... qdo xegar primavera e verão levamos com a famosa nortada! :rolleyes:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
O GFS anda aos saltos entre o 8 e 80..

Mas dá-me ideia que hoje o ECMWF recuou um nadinha, não muito, mantém a entrada, mas menos intensa.. Parece-me.. E outros modelos também me parece que recuaram ligeiramente.

Parece-me que no fim será o esperado, entrada fria e seca, mas não tão fria como prevista inicialmente..

O ECMWF pode ter recuado, muito pouco, colocou a depressão em altitude uns km para leste. Mas o único recuo é esse, em consequência tira precipitação, o frio matém-se, dado que nos mantemos do lado oeste da mesma depressão a levar com nordestes. Mantém-se a -6 a 850 hpa durante umas horas, e a iso 0 em todo o país, agora é mantida até ao fim da modelação (240h).

Eu também ando a reparar nisso e nada como esta animação com suas 3 últimas saídas das 0h, para confirmar as suspeitas infelizmente :disgust:.

ecm8mar10.gif


Já não seria a primeira vez que sucederia uma solução intermédia em que ambos (EMC e GFS) acertam em parte.

Em todo o caso esta entrada a ser uma realidade era algo invulgar ou não :confused:, é que uma entrada fria destas e com humidade não é todos os dias.
 

aqpcb

Cumulus
Registo
4 Jan 2010
Mensagens
113
Local
Quinta do Anjo, Palmela, Setubal
Possibilidade de trovoada pelo embate de massa quente vindo de sul e o ar frio da depressão dos azores que se vai dirigindo para leste.
Chuva e vento moderados (devido ao subir ligeiramente da pressão atmosférica), a partir das 15h do dia 04 tendo o seu pico pelas 20 às 21h.
Chuva fraca e vento moderado durante o dia de Sexta para a Madeira.
10030421_0300.gif

Estar Atento

Estive a ver este site WeatherOnline e não levem a mal eu por este post off topic mas é bastante bom.

Obrigado :thumbsup:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
definitivamente o GFS anda às "aranhas":confused: voltou a aproximar a entrada fria e curiosamente faz sempre isso na RUN12z.:lol:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
E lá volta o GFS a meter frio... Continua a pôr a depressão em altitude muito a leste, pois manda a depressão de Sexta rapidamente para Itália, só que desta vez mantém o cavado na península que permite a entrada fria. Quando este modelo modelar a depressão de Sexta como deve ser, lá vem o frio mais para oeste.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes:)
Como já disse anteriormente, não há uma definição ou constância que torne previsões a mais de 100h fidedignas.
Um exemplo disto é a inconstância do tira e põe de uma entrada fria algures no inicio da próxima semana...ora colocam uma entrada poderosíssima e inverosímil ora colocam pântanos e mais pântanos barométricos.

Analisando apenas as próximas 72h, destaca-se um padrão de bloqueio no atlântico norte, com o jet a desviar para sul e para norte de um anticiclone estável, que em superfície pode vir a estender-se sobre a Europa ás 72-96h em diante.
Dado este padrão aliado a um cavado na europa e mediterraneo e um aticiclone no canadá, espera-se um jet stream de intensidade moderada a bifurcar no atlantico, passando um ramo á latitude 35º-40ºN e outro a aproximar-se da islandia.
destacam-se dois nucleos depressionarios, um a leste da america do norte e outro na europa central/mediterraneo, entre estes nucleos são previstas ciclogeneses a avançar para leste sobre o ramo sul e para NE sobre o ramo norte do jet.
as depressões a deslocarem-se abaixo do omega tendem a envolver-se em massas de ar tépido e humido com theta-e elevado ou moderado e, associados a um cold core, CAPE/LI modestos.
esperam-se, portanto, em todo o territorio e ilhas, excepto talvez o interior norte e centro, condições de instabilidade, por vezes assinalavel, embora dispersa no tempo e dependendo das investidas de frentes/linhas de instabilidade.



mais no medio e longo prazo, suponho que com a intensificação do jet, que ja tinha referido antes, os cenarios de longas cristas e apofise com os anticiclones termicos ( os AT´s até já manifestam uma tendencia regressiva), tende a desaparecer, apenas ocorrendo algumas simples formações em omega....continuo a achar que abril vai ser um mês de grandes mudanças para um periodo estival quente, com alguma convecção e com o AA a leste/NE dos açores...e talvez as desejadas cut-off vindas de N/NE/NW...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
é incrivel o "aparvalhamento" do GFS das 12z, após as 72-96h....se até lá coloca cenarios normais com o anticiclone em omega no atl. norte, depressões centradas na europa e atl.ocidental, e dois ramos do jet onde se deslocarão perturbações...após as 96h simplesmente fica quase imovel...os centros de acção quase estacionam e ficam ali a "cozer" até ficar tudo num pantano....incrivel:lol:

na minha opinião o cenario mais provavel após as 72h-96h é a ocorrencia de uma ciclogenese na area dos açores, ligada a um complexo de baixas no atlantico, enquanto o anticiclone se desloca para leste morrendo ou ligando-se ao termico siberiano lá na zona do mar caspio-mar negro-europa de leste.
isto levaria a um padrão de fluxo de SW na europa ocidental e a um fluxo zonal no medio prazo sobre o continente...digo desde já que a entrada fria é muito pouco solida..na melhor das hipoteses o anticiclone, ás 96h, estabilizaria na area das ilhas britanicas e o ar frio poderia então descer um pouco...neste cenario dois vales depressionarios, um na europa central e de sul/SE e outro no atlantico dsariam origem a um padrão estavel de circulação com uma crista na PI-grã bretanha que lentamente se dissiparia...talvez reestablecendo a zonal, pelo menos até vir outra perturbação de oeste..
a ver vamos:)