Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2010

boas.
a vaga de frio, possivelmente a ultima da época, prevista para a proxima semana vai sendo retirada ou amenizada, porquê?

-primeiro temos um jet mais forte, que não permite ridgings poderosas até tão a norte, apenas permitindo formações em omega, tendencialmente ( como é normal..) nos sectores convergentes do jet, a SW dos centros depressionarios activos e sobre ar polar mais estavel.

-segundo, já não temos um bom AT siberiano...desde finais de janeiro que entrou em decadencia, o que é normal para a epoca.
tambem ,dada a maior instabilidade nos niveis baixos, na europa, é mais dificil a criação de um AT que se ligue á formação em omega que neste momento esta na grã bretenha.

-terceiro, sem um forte AT na europa que se ligue ao omega nas british e que se estenda para leste já não temos uma corrente que carregue o ar frio siberiano tão para W/SW.

basicamente, quem quiser um pouco do frio continental ( isos abaixo de -5º) terá que se deslocar até frança ou NE espanhol, em portugal só no NE as isos serão negativas:lol:

(...)
basicamente, quem quiser um pouco do frio continental ( isos abaixo de -5º) terá que se deslocar até frança ou NE espanhol, em portugal só no NE as isos serão negativas:lol:

Eu gosto muito das tuas previsões e sempre sigo os teus posts atentamente, mas seja pelo sorriso provocatório :p, seja pela afirmação, acho que estás a exagerar não? Isométricas negativas apenas no NE de Portugal Continental? :unsure:

Apenas cito os dois "principais":

ecm072.gif

gfs160.png

Aproveito para referir que o GFS nas suas grandes oscilações, voltou às tendências de colocar mais frio novamente...

Um dos links acima posto, da AEMET, não mostra as descargas em Portugal continental, está intencionalmente bloqueado.

Na Madeira não bloquearam ainda bem temos sorte então.

stormy
Basicamento o CMC ou noutros sitios chamado de GEM acertou again :p

Aproveito para referir que o GFS nas suas grandes oscilações, voltou às tendências de colocar mais frio novamente...

Mas quando mete frio tira precipitação. Acho que a única e muito ténue hipótese de neve, agora que todos os modelos convergiram para a opção "44" e não a "80" nem a "8", seria na noite de segunda para terça, onde teremos fluxo de leste à superfície precipitação a rondar e algum frio. Mas nas últimas saídas do GFS só ocorre precipitação do lado quente, com isos acima dos 2ºC a 850 hpa. A ver como evolui, está tudo ainda muito volátil, basta um pequeno movimento que tudo muda.

Para exemplificar a complexidade da situação, mostro o mapa de isóbaras do HIRLAM para segunda feira ao meio dia. Estaríamos na confluência de 4 centros de acção, anticiclones a norte e a sudoeste e depressões a leste e a noroeste. Qualquer oscilação para qualquer lado altera tudo, se bem que a proximidade ao evento, baixe cada vez mais as probabilidades de mudanças.

13seg.gif

Depois da minha ronda noturna aqui fica o que vi:
A partir dos 850-900m neva na Serra de Nogueira, apartir dos 1000m acumula com muito nevoeiro. Aínda tentei ir até ao Santuário mas a partir dos 1100m com a neve e o nevoeiro e uma vez que a estrada não tem marcação não via nada à minha frente! No entanto para quem afirmava que nevar nem pensar "só a partir da Lagoa Comprida na Estrela" aqui fica o meu testemunho!
Bragança 2.8º

eu não tenho culpa dos elementos do IM serem incompetentes em relação às cotas de neve.....

eu quando dizia que não nevava aí era baseado nas informações do IM...

peço desculpa e já agora mete uma cunha para o IM porque afinal percebes bem melhor do assunto que esses profissionais do IM

eu não tenho culpa dos elementos do IM serem incompetentes em relação às cotas de neve.....

eu quando dizia que não nevava aí era baseado nas informações do IM...

peço desculpa e já agora mete uma cunha para o IM porque afinal percebes bem melhor do assunto que esses profissionais do IM

Não é isso Cardu...mas é assim provavelmente o IM estaria certo quanto às cotas para uma grande parte do País, mas em relação a Bragança existem particulariedades que por vezes fazem com que neve aqui a 700m e chova a 1400m na Estrela. Eu vivo há 7 anos em Bragança e com o passar dos anos começo a ter uma noção do clima que me rodeia que sem dúvida é único no País...sempre se disse aqui "9 de Inverno 3 de Inferno"! E muitas vezes as montanhas que a norte nos impedem que a precipitação chegue ( o que nos chateia imenso), por vezes funcionam como uma barreira que faz com que o ar frio instalado demore mais tempo a ser varrido( eis a parte positiva quando existem incursões de sul ou sudoeste) o que faz com que as cotas se aguentem mais tempo.:thumbsup: E só para terminar eu percebo muito pouco de metereologia sou apenas um apaixonado por neve que tenho aprendido umas coisitas aqui no Fórum!

Depois de ter efectuado uma análise comparativa de vários modelos penso que Domingo (hoje) entre as 22h e a 1h da madrugada de segunda-feira existem verdadeiras possibilidades de haver precipitação em forma de neve no Nordeste Transmontano a cotas médias talvez entre os 500m-600m, será de curta duração mas penso que poderá acontecer.

Fica aqui a temperatura prevista pelo GFS a 850hPa e um output da precipitação prevista pelo ECMWF para a mesma hora isto conjugado será certamente neve...que nunca seria em grande quantidade pois logo a seguir a precipitação extingue-se restando apenas o frio... a ver vamos!

muito boa esta RUN0z, fez algo muito raro nos modelos quando se aproxima o dia "D", ou seja, pôs mais frio e precipitação (embora muito ligeiramente, mas aumentou).:D

Com muito pouca probabilidade de falha:
100308000700.gif

100308000700.gif

100308000700.gif

100308000700.gif

Vai nevar acima dos 1300metros no interior norte :cold:
E o resto apenas vai ficar com frio :D