Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008



Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
para ai um bocado com as tuas indirectas aos warmers e pensa no cenario magnifico de chuva, vento, trovoada, mar violento , neve e algum frio "no ponto" ou seja nem muito nem pouco que vamos ter desde esta 6ª á noite até ao outro FS.
não é magnifico?????:thumbsup::thumbsup::thumbsup::w00t::rolleyes::shocking::surprise::rain::D:lmao::cold:

Nem me digas nada... :w00t:

Cuidado com os smiles em excesso (falo por experiência própria...). A partir de agora, em tópicos mais importantes e que são mais visitados, só uso um ou outro de vez em quando.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Nem me digas nada... :w00t:

Cuidado com os smiles em excesso (falo por experiência própria...). A partir de agora, em tópicos mais importantes e que são mais visitados, só uso um ou outro de vez em quando.

é da felicidade...........isto é quase como uma bebedeira ( por acaso adoro smirnoff de melao:lmao:)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
é da felicidade...........isto é quase como uma bebedeira ( por acaso adoro smirnoff de melao:lmao:)

Pois mas tens que te "moderar" mais um pouco... Eu às vezes também fico muito contente quando se avizinha "festa" e no entanto consigo controlar-me. De vez em quando coloco um smile ou outro, mas isso é normal. Compreendo o que tás a sentir (em princípio é o mesmo do que eu) mas este fórum também tem alguns limites. Não é o meu dever estar a dizer-te isto, pois sou um simples utilizador do mesmo, apenas o faço porque eu também era assim como tu, colocava por vezes muitos smiles no mesmo post, até ao dia em que fui chamado a atenção e tive que me conter mais.

Não estou a dar-te "sermão" nem nada, estou a apenas a dar a opinião de quem já passou pela experiência. ;)
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Parece que o frio vêm ai :cold:, talvez repita os valores obtidos em Janeiro de 2005 na minha Terra - Nave do Barão - Salir ( - 7º negativos), até a canalização congelou.
Por aqui as temperaturas são mais semelhantes ás de Beja do que as de Faro, existindo por vezes uma diferença superior a 10º.
Lá se vai é as plantas:(.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais uma saída do ECMWF

ecm-4.jpg



He he he, falta uma semana ainda.

hehehe.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Parece que o frio vêm ai :cold:, talvez repita os valores obtidos em Janeiro de 2005 na minha Terra - Nave do Barão - Salir ( - 7º negativos), até a canalização congelou.
Por aqui as temperaturas são mais semelhantes ás de Beja do que as de Faro, existindo por vezes uma diferença superior a 10º.

nestas situações em que a massa de ar é razoavelmente homogenea talvez a diferenca seja bastante menor

Lá se vai é as plantas:(.

tudo depende da temp e da planta em causa por exemplo a bananeira (muito sensivel ao frio ate mais que o abacateiro) fica com as folhas destruidas com t menor que -1º e bastam só umas 7h a essa temperatura para destruir tambem o pseudocaule e fazer com que a planta comece do zero com um novo rebento na primavera, se o solo arrefecer até 0Cº lá se vai o rizoma e a planta nem rebenta de novo, morre.
agora imagina que a t desce até -1 durante 1h na quinta feira e outra hora na sexta provavelmente só algumas folhas morrem e mesmo que morram todas o pseudocaule volta a lancar mais na primavera directamente a partir do olho e volta tudo ao normal.
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Ainda estão acessíveis as temperaturas a 850hPa no ECMWF, ou a "borla" de ontem já foi retirada? Só por curiosidade gostava de ver a cota de neve possível com essa saída que o Vince aqui postou.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ainda estão acessíveis as temperaturas a 850hPa no ECMWF, ou a "borla" de ontem já foi retirada? Só por curiosidade gostava de ver a cota de neve possível com essa saída que o Vince aqui postou.

Não, hoje já não, é um produto diferente que é oferecido todos os dias nesta página:
http://www.ecmwf.int/samples/d/banner/page.html

Hoje foi o tal extreme forecast index para a temperatura aos 2M que o algarvio postou e explicado aqui.

PS: Quando chegar às 114 horas temos pelo menos a temperatura aos 2m do ECMWF via cartas do IM.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
É impressão minha ou os modelos estão a querer fabricar uma tempestade quase histórica a poder afectar Portugal?? :eek: não é todos os dias que se vê um cenário destes que cada vez mais vão pondo os modelos nomeadamente o europeu e o GFS para o fim de semana :w00t: e parece que em vez de tirarem vão cavando mais a depressão só digo isto.