Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
passaram-se:lmao::lmao::lmao:nem 15mm o dia todo....
em lisboa no max 1 ou 2mm:sad:

Dada a previsão dos modelos, a alerta não me parece assim tão descabido.

gfs-2-18.png
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bem uma luz ao fundo do tunel da pasmaceira que se aproxima. A formação de um pequeno emblosamento a sul da peninsula ibérica, o azar é que é só:rolleyes: a 10 dias de hoje.




Geopotential3250032hPa_North32he-3.gif
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
É impressionante a estabilidade para os próximos dias.


semttulo.jpg



O nosso amigo anticiclone dos açores vai-nos acompanhar por muitos dias.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O nosso amigo anticiclone dos açores vai-nos acompanhar por muitos dias.

Eu acho que acompanhar não é a palavra certa.
Talvez instalar-se de armas a bagagens seja mais representativo daquilo que irá acontecer.

Na run das 18h, o GFS, não prevê qualquer tipo de precipitação nem no Porto nem Lisboa, até ao período máximo de 384h. O GEFS prevê exactamente a mesma coisa, ou seja, zero de :rain:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Aqui estou a colocar o mapa dos 500 hp do nogaps (todos os modelos estão iguais), para evidenciar que a NO da peninsula Ibérica o anticiclone é uma pedra de bloquear tudo o que venha de oeste.


ngp10500180www.gif
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Aqui estou a colocar o mapa dos 500 hp do nogaps (todos os modelos estão iguais), para evidenciar que a NO da peninsula Ibérica o anticiclone é uma pedra de bloquear tudo o que venha de oeste.

Assim é meu caro, e coma situação assim, confirmada por todos os modelos possíveis e imaginários (mais houvesse, mais confirmavam...) resta-nos centrar atenções em tudo o que seja sector E ou NE da PI. Será daí que poderão vir nos tempos próximos possíveis surpresas. Para já está difícil, muito difícil...

Já dizia a meteorologista Ilda Novo hoje na RTP... Se fosse Verão não se podia com o calor :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O verdadeiro limbo meteorológico.
Nem frio, nem calor, nem chuva, nem nada.
Este tempo só é útil para calibrar os barómetros :)

b-30.jpg


a-40.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem, pouco há a dizer, o AA está por cima de nós e basta :p é apreciar o bom tempo que os portugueses tanto gostam :lmao:

Ao menos salientam-se as boas mínimas, tipicas de um bom Outono.

 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Previsão de temperatura mínima para Sintra segundo o Weather Online esta 6ª Feira: 2ºc... Previsão do Freemeteo: 8ºc... Em qual acreditar? Provavelmente em nenhuma, não? Já notei que o primeiro costuma pecar por defeito indicando sempre temperaturas muito baixas que depois não se verificam e o segundo peca por excesso talvez porque use como local Lisboa dizendo que é Sintra.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Pois parece que o anticiclone vai andar por aqui uns bons tempos mas na minha terra sempre se disse "geada na lama, chuva na cama", ou seja, quando vem geada e frio logo após a chuva, vem logo chuva a seguir outra vez por isso... pode ser que haja surpresas!!!
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Eu vejo que a saída disto está depois do dia 21/22 com o deslocamento do AA e uma entrada fria de NE provavelmente :cold::cold: :thumbsup:

Miguel, o AA parece que está para durar...essa eventual entrada de NE poderá provocar os primeiros grandes nevões na Europa Central e até no NE da PI mas com o AA tão potente e perto de nós acho que vamos ficar a olhar para o que se passa ao lado, o normal:(


Bem, quando começamos a falar de cenários a mais de 200H é porque isto está mesmo mau.:lmao::lmao: