Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
graphe_ens3_sqp8.gif

Mesmo com um passo atrás, o GFS mantém alteração de tempo para a próxima semana!:w00t:

Não stressem, agora vai mesmo ser assim, o tira e põe do costume! Desde que não seja só tira, tira já fico satisfeito! Mas... eu acredito que o GFS vai atrás do ECMWF!:hehe::hehe:

Off-topic:

Pelas reacções que fui lendo nos últimos dias parece que a culpa da seca é dos modelos meteorológicos...:(

Obviamente que causa algum desconforto o tira-põe-tira-põe destes, mas devíamos estar avisados que estes são assim. Nos últimos anos temos tido estes exemplos a torto e a direito e ainda não lidamos com eles de forma "madura". Mais ainda neste ano em que temos condições el niña\El Niño, NAO+\NAO- por aí. Daí que os modelos tenham muita dificuldade em lidar com isto.
E se falarmos de previsões a médio\longo prazo...? Para os mais "voláteis" é melhor nem ligar a estes senão tem um "colapso cardíaco";)

Aguardemos pacientemente pelo evoluir da situação.
Tenhamos em atenção que se expressarmos demasiadas vezes as nossas emoções neste tópico ele irá perder a sua importância no seio da comunidade - e porventura para aqueles que nos vem visitar e que tem confiado em nós quando fazemos análises de modelos e previsão do tempo.

uma saida muito boa do europeu;)
o GFS parece estar menos optimista colocando a mesma depressao mas mais a norte e pondo um cavado ate ás canarias com uma baixa em superficie na madeira, o que traria instabilidade e impediria a entrada da frente que se dissiparia a oeste do continente, ou seja o ar polar maritimo teima em ficar longe da peninsula...
já o europeu mete a depressao um pouco a sul sendo que as frentes atingiriam concerteza o continente, tambem coloca um cavado ate a madeira que se move para NE e cruza a peninsula mas o mais impressionante é a formação de depressoes-filhas nas imediações dos açores que pasarão pela peninsula....nov de 97?:rolleyes::p
o normal é que haja uma hibridação das dos dois cenarios ou seja o ecm será atenuado e o GFS sera intensificado...
saida do ECMWF das 12z:

Nova RUN do GFS!:lol:

Reforço da depressão e frente associada e melhor posicionamento do AA no Atlântico favorecendo a descida da influência da mesma em latitude!:thumbsup:

Dentro de alguns dias o cenário atípico deste Outubro quente será bem diferente!:):)

Aguardemos os ensembles! :)

Nova RUN do GFS!:lol:

Reforço da depressão e frente associada e melhor posicionamento do AA no Atlântico favorecendo a descida da influência da mesma em latitude!:thumbsup:

Dentro de alguns dias o cenário atípico deste Outubro quente será bem diferente!:):)

Aguardemos os ensembles! :)

Oh yeah :thumbsup:

É linda, poderosa e trará muita chuva de norte a sul, esperemos que desça muito mais pra sul, pelo menos uns 500 km :p

Sim realmente os modelos são lindos .... 12 horas de chuva a Norte e 6 horas de chuva a sul, que podem render cerca de 30/40 mm a Norte e cerca de 10/15 mm no Sul realmente lindo !!

Pois pode ser que atingamos um dia de chuva no conjunto de Outubro e que cheguemos aos 30% da média no Sul e 50% no Norte do país !!

Realmente este mês prespectiva-se ser um encanto !!

Com um pouco de sorte ainda pode ser que os modelos coloquem a depressão mais a norte e tirem o que falta tirar aqui ao sul !!

Será este mais um ano sem depressões a Sudoeste de Portugal?? desde 2001 que não existe nada de jeito em termos mensais de registo !!

começo a ter serias duvidas acerca das minimas dos proximos dias....especialmente no sul e no litoral...:(
talvez apenas em locais muito especificos como aljezur, a depressao do sado, a peninsula de setubal, certas areas do sistema sintra-estrela ( torres vedras, rio maior, alcobaça,et) , o interior norte e centro ( especialmente os vales), etc as temperaturas se atrevam a descer dos 10º podendo eventualmente atingir 5º ou um pouco menos....:(

Sim realmente os modelos são lindos .... 12 horas de chuva a Norte e 6 horas de chuva a sul, que podem render cerca de 30/40 mm a Norte e cerca de 10/15 mm no Sul realmente lindo !!

Pois pode ser que atingamos um dia de chuva no conjunto de Outubro e que cheguemos aos 30% da média no Sul e 50% no Norte do país !!

Realmente este modelo prespectiva-se ser um encanto !!

Com um pouco de sorte ainda pode ser que os modelos coloquem a depressão mais a norte e tirem o que falta tirar aqui ao sul !!

Aurélio,

A culpa do "bom tempo" não é dos modelos !!
E o norte não tem culpa de ter um conjunto de precipitação superior à do sul !!
Quanto a ser um encanto ou não, depende da perspectiva !!
Andam por aí muitos algarvios, e muita gente pelo país fora, radiante com o encanto deste tempo !!

Acho que está na altura de tirares também tu partido deste "bom tempo", em vez de estares constantemente a "refilar" contra as previsões. Não é isso que vai trazer a chuva !!
Chega de tanto negativismo !!:disgust:

E se depois do trabalho fosses até à esplanada ver o pôr-do-sol ??
Não sei como têm sido aí no Algarve, mas aqui em Lisboa, dada a visibilidade quase até ao infinito, a baixa humidade, e a temperatura a condizer, têm sido um espectáculo !! ;)

Tendo em conta o padrão habitual de frentes vindas de NW diria que 10 a 15 mm é até bastante... Se a localização for a modelada neste momento não seria mau, para o que é comum.

O que achas que tenho feito nos ultimos 6 meses, tenho uma casa com varanda e aquilo ao final do dia é um espectáculo !!

Tenho banda larga móvel e por isso consigo ligar-me em qualquer lugar, por isso não quer dizer que esteja sempre em casa!!

Só que este tempo já enjoa !!

O problema não é os modelos porque não são eles que fazem chover nem o meu negativismo ... eles apenas dão o que as condições atmosféricas indicam, e eu apenas indico com a minha sátira o que os modelos dizem !!
Essa muita gente que tu dizes por eles estava 40º á sombra todos os dias do ano, porque essa gente não tem agricultura e sempre que precisa de água vai comprá-la ao supermercado!! Essa gente são gente citadina que não fazem ideia da vida do campo e tudo o comem é comprado ... muito deles nem sabem o que é estrume, amónio nem como é feito !!

Um aparte:
Já agora sabiam que o Algarve está recheado de microclimas, em que nem todo é mediterraneo, sendo que Monchique tem precipitação que varia entre os 1000 e os 2000 mm, sendo a sua vegetação bastante diferente do resto do Algarve, e que isso deve a ser uma região montanha bastante perto do mar. A Serra do Caldeirão tem 700 a 1000 mm, e o litoral entre 450 a 700 mm salvo erro, sendo muitas depressões vindas de NW apanham efeito barreira na nossa serra fazendo com que pouca coisa chegue ao litoral Algarvio !! (distancia sul - norte é pouco mais de 60 km)
Contudo temos tb uma enorme variabilidade quer regional, quer anual, quer de precipitações extremas,, ou seja, somos 8 ou 80 !! Os ultimos 8 anos é que infelizmente deu mais para o mesmo mas enfim !!

Já agora tu vais á esplanada não é para ver o Por do sol, mas para ver as miúdas :D:lmao:
Grande maroto, André

Vou andando, tenho um encontro :D

uma saida menos boa do ECMWF para atenuar a tendencia dos ultimos dias...o GFS mantem-se bom nesta saida das 06z mas "cortou" o cavado colocando apenas a pontente frente e um excelente pos-frontal que daria em 2 dias de grande contentamento meteorologico ( a prox 4f e 5f).
apesar de tudo o GFS recoloca um forte cavado nos açores mas nesta run esse cavado e posterior cut-off apenas introduziriam ar muito quente de SE na PI ( iso 15)...talvez melhore se nas prox saidas o colocarem mais a oeste:thumbsup:

Eu todos os dias acompanho este tópico de previsões, mas normalmente não comento, porque ainda não sei analisar as previsões tão bem quanto vocês...

Mas não sejamos tão pessimistas, se não, não teremos mesmo nada... Já estão a falar do AA depois desta frente...

Estado
Fechado para novas mensagens.