Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Mais uma saída dos modelos a confirmar a privação de água por mais 15 dias... É uma situação a ter em conta já que o nível das albufeiras ainda era próxima do normal no fim do mês de Setembro mas como sabemos o mês de Outubro foi bastante seco no sul do país e Novembro parece querer manter a tendência... Acho que a luzinha de alarme amarela acendeu... :cold::cold::cold:

Sim, Outubro duvido que as albufeiras tenham armazenado alguma coisa principalmente as do Sotavento. Se a mudança não ocorrer no Sul do país até dia 15 de Novembro podem bem ir começando a rezar, a fazer bruxaria e não sei mais, na minha opinião se não chover nada de jeito entre 15 de Novembro até final do ano, duvido que em Janeiro, Fevereiro e Março chova abundantemente. Por isso, ou chove, ou então 2010 vai ser um ano de racionar água no Algarve.:disgust:
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
alguns membros do GFS preveem alguma precipitação/instabilidade convectiva no litoral oeste a sul do cabo carvoeiro e no baixo alentejo e algarve, entre as 06z de amanha e as 18z de 5f devido á aproximação de uma area instavel pertencente ao sector quente da frente fria que cruzará a madeira....:)

Estranho porque a previsão era a de haver alguma precipitação nas zonas do litoral norte e centro...foi a previsão de uma meteorologista do nosso IM. Mas como isto anda um pouco esquisito quanto a previsões não seria de estranhar tal coisa.
Mas penso que se fará sentir mais cá por cima do que aí em baixo, uma vez que o anticiclone que temos a leste irá puxar alguma instabilidade (pouca é certo) no sentido SO\NE ao longo da costa da PI e encostará mais cá por cima - mas é o que eu penso que irá acontecer.:thumbsup:
Sinceramente se fosse por aquilo que desejo, gostava de ver mais precipitação no sul do país - gosto do sul, gosto do sol por aí, mas também gosto de ver vegetação verdejante (isto sem falar obviamente da escassez de água para consumo humano que ameaça tornar-se um problema sério).

Esta é a previsão do IM:
Continente

Previsão para 5ª Feira, 29 de Outubro de 2009

Céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado

nas regiões do litoral, até ao final da manhã.

Chuvisco no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao final da manhã.

Vento em geral fraco (10 a 20 km/h) do quadrante sul.

Neblina ou nevoeiro, dissipando-se durante a manhã.

Actualizado a 27 de Outubro de 2009 às 9:38 UTC

:(
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Viva o Verão de São Martinho, se a previsão não se alterar, sábado quase que dá para ir à praia...

00smaxt114.jpg


96177146.jpg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estranho porque a previsão era a de haver alguma precipitação nas zonas do litoral norte e centro...foi a previsão de uma meteorologista do nosso IM. Mas como isto anda um pouco esquisito quanto a previsões não seria de estranhar tal coisa.
Mas penso que se fará sentir mais cá por cima do que aí em baixo, uma vez que o anticiclone que temos a leste irá puxar alguma instabilidade (pouca é certo) no sentido SO\NE ao longo da costa da PI e encostará mais cá por cima - mas é o que eu penso que irá acontecer.:thumbsup:
Sinceramente se fosse por aquilo que desejo, gostava de ver mais precipitação no sul do país - gosto do sul, gosto do sol por aí, mas também gosto de ver vegetação verdejante (isto sem falar obviamente da escassez de água para consumo humano que ameaça tornar-se um problema sério).

Esta é a previsão do IM:
Continente

Previsão para 5ª Feira, 29 de Outubro de 2009

Céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado

nas regiões do litoral, até ao final da manhã.

Chuvisco no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao final da manhã.

Vento em geral fraco (10 a 20 km/h) do quadrante sul.

Neblina ou nevoeiro, dissipando-se durante a manhã.

Actualizado a 27 de Outubro de 2009 às 9:38 UTC

:(

Sim tb me parece que vá ser assim, concordo perfeitamente !!
Já agora se bem que me permitem no que respeita vegetação aqui no litoral algarvio é coisa que não existe pelo menos na zona em que moro. Os terrenos estão com o mesmo aspecto do que quando foram lavrados. No outro dia que choveu depois começaram a nascer mas coitadinhas só aquelas que têm a "casa" á sombra é que sobrevivem !!
Isto acontece sempre que não chove em Outubro !!
Mas virão melhores tempos ... tenho a certeza !!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Vá, só para dar um bocadinho de energias positivas à malta dos Algarves! :D




Nada de muito interessante, o que disse o Stormy há uns posts atrás..
Alguma instabilidade fraca no Warm Conveyour Belt, que quando muito poderá dar algum aguaceiro fraco mais a Sul, ao mesmo tempo que a frente a W poderá dar chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte (como diz o IM)..
Nada de entusiasmante..

Ai se aquela frente quase estacionária estivesse ancorada mais a Este... :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Estas previsões de falta de chuva a médio prazo e de temperaturas a rondar os 25º á entrada de Novembro fazem-me lembrar de uma coisa que na maior parte do tempo ninguém pensa: o aquecimento global. Não sei se tem a ver com isso ou não mas não me parece normal esta situação por que passamos... Precisamos de :rain:!!!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
o GFS continua a apostar em alguma instabilidade durante o dia de amanha e até inicio da tarde de 5f...nada de especial...talvez se formem uma ou duas celulas no S/SW do pais.
há alguma convergencia e algum fluxo vertical....CAPE/LI bonzinhos, humidade e calor em superficie.....talvez dê em alguma coisa:thumbsup:
quanto ao litoral norte ( e outros locais propensos), é possivel algum chuvisco devido á nebulosidade baixa principalmente fractus e nevoeiro advectivo porque a frente passará e dissipar-se-há bem ao largo;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
E finalmente já se vê a saída deste marasmo meteorologico a partir do início da semana que vem, principalmente pela queda das temperaturas.
A chuva vai aparecer mas não deve ser muita por enquanto mas já é melhor que nada.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O que consigo analisar desta run das GFS são duas situações:
1) inicialmente esta run fortalece um anticiclone colocando exactamente no Nordeste europeu (escandinávia) causando nessa posição uma situação de bloqueio. Só que nesse momento o NAO ainda é positivo devido a uma zona de baixas pressões na Gronelândia e uma zona de altas pressões nos Açores;

2) já mais para as 300 horas, surgem então aquilo que estavamos precisando, ou seja, para além do bloqueio a Nordeste é apresentado tb um bloqueio na Gronelândia forçando uma zona de baixas pressões nas latitudes baixas. Tal situação causa um enfraquecimento do AA fazendo assim descer as pressões para latitudes mais baixas. Esta situação é calma a uma eternidade ou seja, a 300 h:(

Apesar de ser a muito tempo, tal situação mostra aquilo que sê prevê nos próximos meses que é um bloqueio nas latitudes mais a norte, contudo não quer dizer forçosamente chuva para nós !!
Está tudo muito indefenido ainda.

Para concluir, acredito numa verdadeira mudança a cerca de 300 horas, ou seja, a partir do S. Martinho !!
Essa mudança será mais sentida no Norte e Centro por estarem mais perto do centro das baixas pressões !!

De destacar ainda que no inicio da próxima semana poderá existir alguma instabilidade fraca !!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Eu por acaso não partilho da mesma opinião que tu Aurélio sobre a run mais recente (6z) do GFS :D

Acho-o das melhores até agora inclusivé no médio prazo e até às 180 h:

gfs-0-180.png

gfs-1-180-1.png

gfs-2-180.png


Colocação a Oeste do anticiclone, suficientemente afastado para uma entrada com algum vigor de NW com algum frio e precipitação em alguma quantidade. Valendo o que vale a run é, a meu ver, uma boa luz no estado actual das coisas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As coisas aos poucos tem mudado positivamente, pelo menos para o norte/centro.
Mesmo para o início da próxima semana a evolução tem sido favorável para termos uma frente média. Já esteve bem pior.
Deixo por exemplo aqui a evolução das 5 últimas saídas do GFS para a próxima 3ª feira, em que foi gradualmente evoluindo de um anticiclone a WNW para um cavado.

gfs.gif





Quanto a duelos dos dois globais, há alguma convergência nessa 3ªfeira, talvez uma frente um pouco mais fraca no ECM.
A partir de 5ªfeira é que já tomam caminhos diferentes, mas dada a distância (+180h) nem um nem outro são para confiar nesta altura.

comp.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu por acaso não partilho da mesma opinião que tu Aurélio sobre a run mais recente (6z) do GFS :D

Percebeste tudo ao contrário esta run é das melhores que vi e a minha análise é para muito longe (acima das 240h) !!
O que eu disse é que com o posicionamento dos Anti-Ciclones naquelas posições Nordeste da Europa e Gronelândia lá pras >260h favorece a evolução do NAO para -tive !!
Obviamente que o cenário ainda não é grande coisa ... mas se aquilo se mantivesse brevemente teriamos uma depressão bem cavada a Oeste de Portugal !! (ainda não existe nos modelos)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.