Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
esta run o ecm mantem o cenario para o medio/longo prazo que modelava ontem as 12z e que eu acho bem realista...o gfs passou-se completamente..nao liguem..o maximo que isto pode significar é que a atmosfera esta a ficar instavel:rolleyes:
o ideal seria uma fusao das duas previsoes..uma depressao cavada a dar origem a uma depressao na madeira:thumbsup:

Ah bom ... finalmente uma run mais realistica por parte do GFS, pois simplesmente matou todas as depressões que havia para matar e brinda-nos com mais 15 dias de Verão que não chega ainda !!
É só uma run ... não reflecte a tendência :lmao::lmao::lmao: ou será que reflecte a tendencia dos ultimos 8 anos !!!:huh:

:lmao::lmao::lmao:

Enfim esperemos que seja somente mais uma run, mas incrivel como segue passar do para o 80, em apenas uma run !!!

Até vou esquecer que esta run do GFS das 12h existiu !!

E viva o Verão !!

Reparem bem neste menino no Norte da Escócia!:(

gfs-0-120_clz2.png

1045hpa!

Depois é AA atrás de AA no bercário que é o Atlântico! :(

Agora mais que nunca e como disse de manhã, façamos figas pelo ECMWF!

ECM1-240_wcs6.GIF

:rolleyes:

esta run das 12z do gfs acabou por entrar em sintonia com a saida das 00z do ecm, apontando ambos os modelos para a formação de uma depressao nas proximidades da islandia e passagem de sistemas frontais sobre o territorio portugues a partir do dia 19/20.
pode ser que se formem depressoes a oeste da peninsula resultantes da interacção de massas de ar tropical com a circulação dessa depressao...as previsoes apontam para anomalias negtivas da pressao atmosferica desde o sul da gronelandia, açores e ate a madeira nessa altura:thumbsup:

Acabadinha de sair esta run do ECM e é muito parecida com a run do GFS das 6h, mas claro sem aquele exagero dos 980 MB, e mantendo a entrada de uma depressão forte vinda de Noroeste no dia 20/21 de Outubro.

Garantido AA até Sexta/Sábado, depois depende tudo do posicionamento do anticlone colocado sobre as Ilhas Britanicas.
Caso fique forte sobre o Norte e Centro das Ilhas Britanicas formar-se-á um cavado a sudoeste de Portugal que enfraqueceará uma das cristas do AA permitindo depois a entrada dessa potente depressão.

Caso não se forme esse cavado então o AA ficará potente sobre nós, e ficamos novamente sobre influência do nosso amigo e inseparável AA !!

Os dados estão lançados, as próximas 48 horas serão decisivas para o desenrolar deste mês (se calhar estou a exagerar). Aceitam-se apostas !!

Acabadinha de sair esta run do ECM e é muito parecida com a run do GFS das 6h, mas claro sem aquele exagero dos 980 MB, e mantendo a entrada de uma depressão forte vinda de Noroeste no dia 20/21 de Outubro.

Garantido AA até Sexta/Sábado, depois depende tudo do posicionamento do anticlone colocado sobre as Ilhas Britanicas.
Caso fique forte sobre o Norte e Centro das Ilhas Britanicas formar-se-á um cavado a sudoeste de Portugal que enfraqueceará uma das cristas do AA permitindo depois a entrada dessa potente depressão.

Caso não se forme esse cavado então o AA ficará potente sobre nós, e ficamos novamente sobre influência do nosso amigo e inseparável AA !!

Os dados estão lançados, as próximas 48 horas serão decisivas para o desenrolar deste mês (se calhar estou a exagerar). Aceitam-se apostas !!

Acredito que a depressão consiga chegar até nós:rolleyes:, o AA desvia-se muito para as Ilhas Britânicas...

saida muito boa a do ecm...:thumbsup:
o cavado é modelado por todos os modelos..tudo dependera da sua intensidade...se for forte servira de caminho para a depressao nos acertar em foça:rolleyes:

Ainda sou novo na coisa, e peço desculpa por tal ignorância.
Ao tempo que estou cá, apesar de ser só nem 1/2 ano, já devia saber:disgust:, mas...

Afinal o que é um cavado?:sad:

Ainda sou novo na coisa, e peço desculpa por tal ignorância.
Ao tempo que estou cá, apesar de ser só nem 1/2 ano, já devia saber:disgust:, mas...

Afinal o que é um cavado?:sad:

usando linguagem de agricultor, se pegares numa enchada e abrires um buraco, tu dizes que o solo foi .............. isso mesmo CAVADO !!
Se pegares na enchada e abrires esse buraco na atmosfera, ficas com um .... CAVADO !!

Resumindo: usando linguagem que toda a gente entenda chamamos cavado ao acto de quando a depressão está-se a formar, ou seja, quando a pressão atmosférica diminui diz-se que a depressão está em fase cavamento.
Quando a depressão está a perder intensidade e consequentemente a pressão atmosférica dessa depressão está a aumentar, diz-se que está em fase de enchimento !!

usando linguagem de agricultor, se pegares numa enchada e abrires um buraco, tu dizes que o solo foi .............. isso mesmo CAVADO !!
Se pegares na enchada e abrires esse buraco na atmosfera, ficas com um .... CAVADO !!

Resumindo: usando linguagem que toda a gente entenda chamamos cavado ao acto de quando a depressão está-se a formar, ou seja, quando a pressão atmosférica diminui diz-se que a depressão está em fase cavamento.
Quando a depressão está a perder intensidade e consequentemente a pressão atmosférica dessa depressão está a aumentar, diz-se que está em fase de enchimento !!

OK.

É linguagem que eu percebo bem.
Sou da gente do "campu"!:lmao:

Estado
Fechado para novas mensagens.