Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
O ECM está bom, mas agora o GFS, alguma chuva no Norte e nada no Sul, a mudança costuma ocorrer durante a Feira de Faro nos dias 19 ou 20, senão mudar, posso muito bem acabar o mês com apenas 2 mm.:disgust:

Espero que o ECM esteja certo e que o GFS não tenha razão.

Que grande AA.
Vai dar o típico. Um Outubro de tardes quentes e noites frias, com muita amplitude termica. Lembro-me duns dias no interior em 2007 em que se chegava aos 20º ou mais de dia, para termos temperaturas quase negativas de manhã.
Com aquela entrada polar e nevões na Suíça e Aùstria (depois de terem tido temperaturas de Verão) também me está a parecer que mais uns 5-10 dias e as temperaturas nocturnas vão cair a pique.

Eu já nem sei para quê ver os modelos .... este tempo é completamente enfadonho !!
Estou a 12 de Outubro e parece que estou no mês de Julho !!
Está tudo seco ... não existe nem uma ervinha !!

Os proximos 15 dias é sempre a adiar a chuva. Há uns dias era 17/18, depois 18/19, depois passou para 21/22 e daqui a pouco é para o final do mês !!!

As previsões sazonais tb é sempre a adiar.... primeiro Outubro era seco, depois Outubro passou a ser bastante chuvoso, agora hoje dizem que será seco a Norte e Centro e dentro de dois dias dizem que será seco em todo o território.
Novembro inicialmente era chuvoso, agora já dizem que será seco, Dezembro tem tido sempre que será chuvoso ... mas com a anomalia positiva da pressão a Oeste ainda vai tudo rumar a Espanha e França.
Janeiro deverá ser seco e Fevereiro é o unico que resta mas brevemente deixará de ser !!

A probabilidade da precipitação ser superior ao normal tb está em queda livre !!
Provavelmente mais um ano seco .... deverá ser o que sobre disto tudo !!

Confesso que ás vezes apete-me borrifar para esta ***** toda e deixar de olhar a previsões meteorológicas que isto já farta, sempre do mesmo !!

Esse Ensemble não me diz nada de especial e se reparares há dois dias atrás era muito melhor !!

Este Outono ... até posso arrepender-me de dizer isto, mas cada vez mais parece-me o prolongamento da seca !!

Esse Ensemble não me diz nada de especial e se reparares há dois dias atrás era muito melhor !!

Este Outono ... até posso arrepender-me de dizer isto, mas cada vez mais parece-me o prolongamento da seca !!

Como o frederico diz e eu concordo ;) tudo pode mudar.

Nos últimos dias o GFS põe e tira precipitação a um ritmo incrível...

O IBIMET já actualizou a sua previsão e adivinhem o eles prevêem aqui para nós ...... SECA, SECA, SECA, SECA e MAIS SECA nos próximos 3 meses.
O que vale é que eu ligo tanto a este modelo como ligo a um ***** de *****:angry::angry::angry:
O ano passado não acertaram uma pra caixa ... !!

Quinta sai o IRI .. que esperemos não nos dê a mesma previsão deste !!!
Isto cada vez está pior !!!

O IBIMET já actualizou a sua previsão e adivinhem o eles prevêem aqui para nós ...... SECA, SECA, SECA, SECA e MAIS SECA nos próximos 3 meses.
O que vale é que eu ligo tanto a este modelo como ligo a um ***** de *****:angry::angry::angry:
O ano passado não acertaram uma pra caixa ... !!

Quinta sai o IRI .. que esperemos não nos dê a mesma previsão deste !!!
Isto cada vez está pior !!!

Aurélio, já é a 2ª vez que dissimulas palavras que toda gente percebe o que é (****)

Vamos lá a conter um pouco as frustrações, porque os outros não têm a culpa de não gostares do "Bom Tempo".

Quanto a previsões sazonais, valem o que valem, na minha opinião, ZERO.

O GFS voltou a por precipitação para a próxima semana. O põe e tira deste modelo continua. Entretanto, não há depressões vindas da Madeira à vista. Parece que tiveram o mesmo destino do lince-ibérico em Portugal.

obsevem e tirem conclusões...só digo isto..haverá mudança de padrão a partir de dia 19 com as altas pressoes no atlantico norte e europa a descerem em latitude e enfraquecer e os anticiclones termicos siberianos e canadianos a fortalecerem-se, situação bastante promissora...

OK .. Pronto HOTSPOT, vou ser mais moderado !!!

No que respeita a frustações bem isso depende do ponto de vista mas pronto !!
No que toca a linguagem utilizada acho que asteriscos é uma forma bastante "soft" de dizer o que penso, sem ofender ninguém e pode querer dizer muita coisa e houve aqui administradores que usaram linguagem mais grosseiras em relação a membros não desejados que não vale a pena dizer quem são !!

Contudo o reparo fica registado e serei mais moderado !!

....................
No que toca aos modelos de médio prazo acho que aquilo que o Stormy disse diz tudo ou não ... a questão não se é chega .. é mais se fica, e por quanto tempo fica !!
Quanto á chuva ainda estamos a uma semana de distância mas para já a quantidade de chuva que vejo é quase zero, pelo menos no que ao sul diz respeito !!

PS: Quanto aos modelos HOTSPOT tu tens a tua opinião e tal como os modelos de longo prazo vale o que vale, mas em relação a esses apenas me rego por 2 modelos: MetOffice e NOAA e se esses estiverem em consenso então está decidido !!
Eles utilizam diversas variáveis que não valem enumerar pois vocês mais entendidos do que eu sabem melhor do que eu: SST, El Nino, Pertubações atmosféricas, ect .....
Nos invernos mais secos eles acertaram em cheio de forma geral, basta ver o histórico !!
Por isso no final deste mês as previsões que sairem .. eu acredito nelas desde que estes modelos estejam em consenso !!
A questão é o NAO !!!

Já vi isto pior!:p

ECMWF:

ECM1-216_dqp7.GIF

NOGAPS:

nogaps-0-180_iec3.png

GEM:

gem-0-240_nzw7.png

GFS:

gfs-0-180_wqs6.png

Concordância entre modelos já vai havendo, o GFS também lá chegará! :rolleyes:

O calor também se irá...

graphe_ens3_ijj0.gif

Válido para Chaves.

Se bem que para um prazo ainda distante, obrigado Flaviense21 por introduzires uma nota de optimismo neste tópico;).

A realidade actual, com este calor fora de época, tende a tornar-nos impacientes:mad:.

A mudança irá surgir, os modelos já a apontam, será ainda este mês, vamos ter calma:p.

Estado
Fechado para novas mensagens.