Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Aproveito para esclarecer uma coisa. O modelo GFS não tem nos seus outputs aquilo que chamamos de cota de neve. A única coisa que tem é cobertura de neve, mas para Portugal normalmente não tem quase nada pois não somos um país de neve. Pelo que os mapas que existem, quer o do Meteopt quer de outros outputs são feitos com base em algoritmos usando dados como temperaturas, geopotenciais, etc, esses sim dados do GFS. Ou seja, não é o GFS que dita dita essa cota.

No nosso caso do Meteopt, criámos um algoritmo como outros fizeram. No último Inverno fizemos muitos testes, umas vezes correu bem, outras nem tanto. Chegámos a uma conclusão que por exemplo no interior as nossas cotas eram razoáveis e melhores que outros algoritmos também baseados no GFS que há noutros sites, mas no litoral, e falamos obviamente das serras do noroeste, aí a nossa cota normalmente era sempre demasiado optimista.

Isso que diz nem sequer se põe em questão, eu limito-me a interpretar os dados que como leigo retiro dos modelos. Tento pelo menos sempre fundamentar aquilo que escrevo, coisa que nem sempre se vê por aqui! Se a cota é calculada dessa forma e que poderá ser demasiado optimista eu aceito plenamente, mas também têm de aceitar que não o expus por expor ou sem qualquer fundamento!:(

A tabela que referi e que me serve de guia e que já agora partilho com vocês é esta!

fp9u1g.jpg

Espero que seja bastante usada este Inverno...

O Instituto de Meteorologia prevê o regresso da chuva a partir de segunda-feira à tarde, acompanhada de uma descida das temperaturas. Para terça-feira, o estado do tempo irá agravar-se.
In TSF.pt :w00t: O modelo GFS só prevê chuva na 3feira....

O GFS continua a por e a tirar precipitação para o dia 31 de Outubro... Quanto ao dias 20, 21 e 22 tudo parece indicar que o Algarve receberá mais de 20 mm e que desta vez o sotavento poderá ter boas precipitações. Mas mesmo que as precipitações previstas para dia 31 se confirmem, Faro não conseguirá atingir os 67 mm da norma 1961-1990. Se Faro, Olhão ou Tavira conseguirem chegar aos 40 mm à meia-noite de dia 31, já será óptimo.

Se há saidas de modelos que se gosta é esta do ECMWF(00) em especial no seu ultimo dia de previsão(mas isso são muitos dias:p), e com o proximo fim de semana, que poderá ser calmo para gozar um pouco de sol, e muita humidade no ar e temperatura amena.

Boas pessoal
Sinceramente essa run go GFS não me convence. Vai ser muito menos chuva do que se está a espera. O IM previa chuva forte para todo o país agora já é chuva e aguaçeiros. E alguma coisa me diz que é exactamente isso que vai aconteçer, não esperem grandes chuvadas porque elas não vêm, pelo menos por amanhã

Boas pessoal
Sinceramente essa run go GFS não me convence. Vai ser muito menos chuva do que se está a espera. O IM previa chuva forte para todo o país agora já é chuva e aguaçeiros. E alguma coisa me diz que é exactamente isso que vai aconteçer, não esperem grandes chuvadas porque elas não vêm, pelo menos por amanhã

E não é só isso, olhando para o satélite a frente parece "pouco activa"com demasiadas clareiras....não é aquela massa de nuvens compacta e extensa típica das "grandes frentes"....pelo menos de momento...mas penso que ao aproximar-se de nós vai ganhar mais alguma actividade, contudo também não espero mais do que chuva moderada, alguns aguaceiros moderados e ocasionalmente fortes no pós frontal)... o tempo deverá melhorar já partir de quinta-feira....

mais uma excelente saida do ecm principalmente no medio e longo prazo:D
o GFS aumentou a precipitação de amanhã e modela um pós frontal interessante até as 00 de 6f, sendo que após 6f só no norte é que pode ocorrer precipitação fraca a moderada resultante dos resquicios das frentes....no longo prazo o GFS está razoavel...

Boas pessoal

O IM continua a prever chuva forte na previsão descritiva (aquela que efectivamente conta)...

Aquando da passagem da frente em si, os diversos modelos apontam para quantidades muito significativas de precipitação, sendo que a mesma atravessará rapidamente o território. As figuras seguintes mostram as precipitações prevista por GFS, ECM e ALADIN, apenas para a passagem da frente amanhã:

GFS
gfs-2-30-1.png

gfs-2-36.png

ECM
ECM1.gif

ECM2.gif

ALADIN
ALADIN1.gif

ALADIN2.gif

Os períodos em análise são os mencionados em cada imagem.

Estado
Fechado para novas mensagens.