Seguimento Rios e Albufeiras 2007

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Bragança quase sem água
A câmara de Bragança está de mãos atadas no que diz respeito ao abastecimento de água à cidade e prepara-se para lançar um campanha junto dos municipes. A reserva já só dá para cerca de 40 dias. A barragem da Serra Serrada, principal fonte de abastecimento de Bragança, já só está com 10% da capacidade. A situação de ruptura eminente no abastecimento público vai levar a autarquia a distribuir uma circular à população, solicitando contenção no consumo de água.

Recorde-se que desde 3 de Novembro que, para além da barragem da Serra Serrada, o município já recorreu a sistemas alternativos, nomeadamente com a bombagem de água dos rios Sabor e Baceiro. A crise provocada pela seca é idêntica à que se verificou em 2005. Também nessa altura foi necessário lançar uma campanha para redução no consumo.

Fonte: © RBA



A situação começa a ficar complicada....
 


M

Membro excluído 274

Furos artesianos podem salvar Bragança

Para facer face a uma situação de ruptura no fornecimento público de água à capital de distrito, Alexandre Chaves adianta que é preciso realizar um Plano de Contigência o mais depressa possível. O presidente da Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro acrescenta esmo que se não chover nos próximos dias, empresa, câmara de Bragança e protecção Civil têm de se sentar à mesma mesa para ajustar uma intervenção de recurso.

Fonte: RBA - Rádio Bragançana
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Furos artesianos podem salvar Bragança

Para facer face a uma situação de ruptura no fornecimento público de água à capital de distrito, Alexandre Chaves adianta que é preciso realizar um Plano de Contigência o mais depressa possível. O presidente da Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro acrescenta esmo que se não chover nos próximos dias, empresa, câmara de Bragança e protecção Civil têm de se sentar à mesma mesa para ajustar uma intervenção de recurso.

Fonte: RBA - Rádio Bragançana

Pois mas se não houver agua por baixo dificilmente vai voltar a haver agua em cima...se não se tivesse feito tantos furos não tinham secado muitas ribeiras e talvez fossemos mais humidos :cool:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Bragança com água para 20 dias

Câmara acciona plano de emergência para garantir abastecimento
Por causa da falta de chuva, a Câmara de Bragança acaba de accionar um plano de emergência para garantir o abastecimento de água à cidade. Desde ontem que camiões cisterna estão a transportar água do concelho vizinho de Macedo de Cavaleiros, a 45 quilómetros. A Barragem de Montesinho, que abastece 30 mil habitantes, só já dispõe de água para pouco mais de 20 dias.



Falta de água em Bragança
PLAYAutarquia acciona plano de emergência para abastecimento
Desde Julho que praticamente não chove no Nordeste Transmontano: os últimos cinco meses de seca não permitiram repor as reservas de água da cidade de Bragança gastas durante o Verão.

A barragem de Montesinho, que abastece mais de 30 mil habitantes, dispõe de água para pouco mais de 20 dias.

Os sistemas de captação alternativos, que estão a ser utilizados há dois meses, estão praticamente esgotados.

A câmara de Bragança, em articulação com a Protecção Civil, acaba de accionar um plano de emergência.

Há dois dias que camiões cisterna estão a transportar água tratada do concelho vizinho de Macedo de Cavaleiros, a 45 quilómetros, para os depósitos de Bragança.

"Preparamo-nos para o cenário mais adverso que é transportar 160 camiões cisterna por dia, envolvendo meios significativos na estrada e muitos recursos humanos, numa operação extremamente difícil", admite o Presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes.

Apesar dos custos não estarem ainda avaliados, o autarca garante que esta é uma operação muito dispendiosa que implica para já sete camiões cisterna dos bombeiros de toda a região a circularem 18 horas por dia. Cada deslocação demora pelo menos três horas.

Economizar é preciso

A par de todas estas medidas, a autarquia enviou uma carta aos munícipes sensibilizando-os para a necessária urgência de economizarem nos consumos, situação que está a ser bem acolhida.

"Desde que a Câmara alertou, comecei logo a fazer restrições", afirma um habitante de Bragança.

"Eu até aproveito a água de lavar os legumes e outros alimentos para deitar na sanita", refere outra habitante de Bragança.

Esta não é a primeira vez que Bragança atinge o limiar da ruptura no abastecimento de água. De acordo com o Presidente da Câmara a situação só ficará resolvida com a construção de uma segunda barragem, em Montesinho, como reforço da já existente.

Este é um processo que se arrasta há mais de 20 anos por oposição do Ministério do Ambiente.

"Se uma situação destas ocorresse em Lisboa era o pânico total. Havia decisões logo no dia seguinte, mas aqui há 20 anos que andamos nisto. Parece que os bragançanos não são portugueses e que Bragança não é Portugal", lamenta Jorge Nunes.

A autarquia quer evitar cortes no abastecimento que poderiam provocar danos elevados na rede, por perda da pressão.

Esse será o último cenário a colocar-se, na esperança que a chuva regresse rapidamente ao Nordeste Transmontano.
Copyright © João Faiões

Fonte: SIC
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
População continua a ser abastecida por camiões cisterna
Autarca de Bragança garante que não haverá cortes no abastecimento de água
14.12.2007 - 15h55 Lusa
O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, garantiu hoje que não faltará água nas torneiras da cidade apesar do abastecimento à população continuar a ser garantido com recurso a camiões cisterna.

"Não encaramos sequer a hipótese de fazer cortes de água à população", assegurou o autarca num debate na assembleia municipal. Jorge Nunes reforçou que "nem que seja necessário transportar toda a água" para consumo, a população não será afectada no abastecimento.

O município de Bragança está a viver uma situação inédita no país com a barragem da Serra Serrada, que abastece cerca de 30 mil habitantes, praticamente vazia, apesar de ainda em Julho estar na sua capacidade máxima de armazenamento e do Verão favorável.

Desde quarta-feira que dois camiões cisterna fazem duas viagens diárias entre Bragança e Macedo de Cavaleiros para transportar água da albufeira do Azibo para os depósitos da capital de distrito.

Este é o primeiro de seis níveis de um plano de contingência que, a partir da próxima terça-feira será reforçado para o nível quatro, triplicando os meios envolvidos, segundo anunciou o autarca.

Desta forma, o presidente da Câmara de Bragança garante que a água não vai faltar aos munícipes e pretende prolongar o processo até ocorrer um pico de chuva, que espera seja para breve.

A oposição na autarquia responsabilizou Jorge Nunes pela situação, com a vereação do PS a acusar o edil de "má gestão da água por alegadamente "gastar as reservas em produção de energia esquecendo-se que este é o único ponto de abastecimento à população".

Jorge Nunes reconheceu que neste Verão não houve necessidade de abrir a barragem tão cedo como em anos anteriores e que só a 16 de Julho começou a ser feito o abastecimento a partir da Serra da Serrada.

A albufeira tem capacidade de armazenamento de 1,2 milhões de metros cúbicos de água, que dariam para quase meio ano sem chuva e sem sistemas alternativos, de acordo com os consumos médios mensais de sete mil metros cúbicos divulgados pela autarquia.

Jorge Nunes reiterou que o problema de Bragança só será resolvido com a construção de uma segunda barragem, a de Veiguinhas. A oposição apoia o empreendimento, mas alega que, enquanto não forem ultrapassados os obstáculos ambientais que têm impedido de avançar o projecto com 20 anos, o autarca deve procurar alternativas.

O autarca insiste na barragem de Veiguinhas que vai ser alvo de um terceiro estudo de impacte ambiental por estar projectada para o Parque Natural de Montesinho.

Se Veiguinhas não avançar no próximo ano, Jorge Nunes reiterou a sua intenção de promover um referendo local para perguntar à população se prefere a barragem ou preservar um pedaço ínfimo de vegetação de Montesinho".
Fonte: © Público
 
M

Membro excluído 274

Pois! Eu fiquei imprecionado ao passar pelo Marao e Alvão e ver aqueles rios que geralmente estão cheios de água completamente secos! Curiosamente a Barragem do Sordo na Marão à descida para Vila Real está bem composta!

Na minha aldeia o meu pai disse-me que para já não há problemas, os depositos estão a "deitar fora"!