Daí aos 600hm3 armazenados...
Esses 600 hm3 não são o volume útil. A cota de captação de água para consumo humano deve estar bastante acima da cota de fundo.
"A Torre de Tomada de Água possui uma plataforma no seu topo, à cota 124 m. Existem 6 aberturas para a entrada de água em 3 níveis diferentes. Cada nível possui duas aberturas e os níveis encontram-se nas cotas 88,5 m, 95,4 m e 104,5 m."
Fonte:
https://castelodebode.blogspot.com/2010/04/subsistema-de-castelo-do-bode.html
Deduzo que o nível não pode descer abaixo dos, digamos, 90 m. A cota presente é 106,5 m, está a 2 m da abertura no nível superior.
A evolução do volume armazenado, em percentagem, apresenta uma acentuada diminuição nos últimos meses. Esta velocidade de diminuição do volume repercute-se na diminuição da cota de uma forma cada vez mais rápida quanto menor for a cota, devido ao perfil das margens.
Fonte do gráfico acima.
Fontes dos excertos abaixo:
https://www.antenalivre.pt/sociedad...upa-ambientalistas-agricultores-e-empresarios
Ambientalistas, agricultores e empresários turísticos não escondem a sua preocupação com os baixos níveis de água na Albufeira do Castelo do Bode, tendo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) confirmado que os mesmos estão abaixo da média. “Os níveis na Albufeira do Castelo do Bode estão abaixo...
www.mediotejo.net
"“Os níveis na Albufeira do Caste lo do Bode estão abaixo da média devido ao facto de, no presente ano hidrológico,
não ter ainda ocorrido precipitação significativa que permita repor os níveis de armazenamento após o verão”, disse à Lusa fonte oficial da APA" "
[...]
“Não é só pela seca, mas também porque a água está a ser turbinada”, explicou à Lusa o presidente da Associação dos Empresários de Turismo do Castelo do Bode (AETCB), tendo criticado a “falta de informação” e afirmado “não perceber por que motivo a EDP ou quem gere a barragem está a deixar ficar um nível tão baixo que prejudica claramente a atividade turística” e as atividades náuticas.
Segundo Jorge Rodrigues, “a quota de água de Castelo do Bode está num nível extraordinariamente baixo” e, “a continuar assim”, os operadores turísticos podem ficar com as suas “atividades comprometidas” para a época de verão.
“Não há memória de se ver assim um nível tão baixo na barragem e preocupa-nos que ninguém explique às pessoas o que vai acontecer. Devia de haver um pouco mais de informação e de, na nossa opinião, melhor gestão do recurso da água”, vincou."
[...]
"
“Um dos problemas é que, efetivamente, as hidrelétricas não olham a meios para maximizar os seus lucros e vão debitando água ao seu ritmo”, afirmou Paulo Constantino, tendo feito notar que, “se tivessem sido mantidas mais reservas, com certeza que se conseguiria fazer face a anos hidrológicos em que exista menos precipitação e, portanto, equilibrar e permitir ter água de forma estratégica nas alturas em que ela é necessária”.
Questionada se confirma, neste cenário de seca meteorológica, as descargas da EDP para produção de energia, a APA disse que “a situação está a ser acompanhada pela APA, Direção-Geral de Energia e Geologia, REN - Redes Energéticas Nacionais e produtores de energia hidroelétrica”."
Conhecem alguma página com um gráfico de relação volume/cota desta albufeira?