Qual é a fonte destas imagens de satélite? ObrigadoDia 1 de outubro vs dia 15 de dezembro.
Barragem do Caia:
![]()
![]()
![]()
Barragem de Montargil e Maranhão:
![]()
![]()
![]()
Vale do Sorraia ontem (Coruche está debaixo da nuvem). Também é possível ver o Rio Almansor:
![]()
Qual é a fonte destas imagens de satélite? ObrigadoDia 1 de outubro vs dia 15 de dezembro.
Barragem do Caia:
![]()
![]()
![]()
Barragem de Montargil e Maranhão:
![]()
![]()
![]()
Vale do Sorraia ontem (Coruche está debaixo da nuvem). Também é possível ver o Rio Almansor:
![]()
Isso só acontece se alguém pagar, o Alqueva é um negócio e como tal, a água sim pode ir para essas barragens, mas a pagar! Alguém corrija se eu estiver enganado!Fui ver quais as barragens para onde o Alqueva pode mandar água.
E percebi que são 75 !!!
Das quais destaco " A água da barragem do Alqueva já chegou este ano às albufeiras de Odivelas (Ferreira do Alentejo), Roxo (Aljustrel), Fonte Serne (Santiago do Cacém), Morgavel (Sines), Vigia (Redondo), Monte Novo (Évora) e Enxoé (Serpa)."
Portanto para o Alqueva descarregar teria de existir muito má gestão ou uma cheia bíblica.
Assim que Alqueva chegar a 90% e com previsões de mais chuva devia começar a distribuir água, pelas 75 barragens que abastece, tem muitas bastante vazias.
Também tenho essa ideia. A água que vai para os perímetros de rega confinantes tem de ser paga pelo custo que representa. E como tal tem de haver interesse dessas associações de regantes. E em Dezembro, com solos saturados, e possibilidade de enchimento “natural” dessas albufeiras… seria pouco provável quererem já água vinda de Alqueva…Isso só acontece se alguém pagar, o Alqueva é um negócio e como tal, a água sim pode ir para essas barragens, mas a pagar! Alguém corrija se eu estiver enganado!
Talvez o sentinelQual é a fonte destas imagens de satélite? Obrigado
Satélite Sentinel:Qual é a fonte destas imagens de satélite? Obrigado
Verdade.Também tenho essa ideia. A água que vai para os perímetros de rega confinantes tem de ser paga pelo custo que representa. E como tal tem de haver interesse dessas associações de regantes. E em Dezembro, com solos saturados, e possibilidade de enchimento “natural” dessas albufeiras… seria pouco provável quererem já água vinda de Alqueva…
Para além de que estes meses são usados muitas vezes para manutenções programadas em equipamentos e/ou limpezas dos canais adutores!..
Como prometido, aqui ficam as fotos de hoje da mata de Minde e da nascente do Alviela:
Mata de Minde já com alguma água, claramente o "olho" já rebentou
Ver anexo 3583
Nascente do Alviela (olhos de água), a força da água era brutal e já saia por tudo o que era buraco.
Ver anexo 3584
Ver anexo 3585
Alguns metros mais à frente, na na praia fluvial, a água não chegava a areia mas estava no limite do leito do rio
Ver anexo 3586
Ver anexo 3587
Mais a frente ainda, os terrenos já estavam alagados, o que prova que o rio provavelmente já esteve mais cheio o que galgou do leito para os terrenos
Ver anexo 3588
Por fim, vídeo das nascente e do caudal a saída da nascente, deixo os vídeos no YouTube porque não consegui fazer aqui upload, provavelmente porque são demasiado grandes:
Isto é que seria prioritário, e custa 4 a 5 vezes menos que uma nova barragem no Algarve.Sou da opinião de que com o Alqueva acima dos 90% e ainda muito longe do fim da primavera, de que deveria de ser obrigatório o Alqueva estar a transferir água por todo o sistema ligado ao Alqueva, mesmo tendo muitos custos.
O desperdício de água nos dias que corre é um sacrilégio!
A fatura deveria ser paga por estado, quem recebe a água e entidades locais.
Me parece que na transferência de água que a Edia ganha também com a turbinaçao, se estiver enganado que me corrijam.