trovoadas
Cumulonimbus
O presidente da EDIA já veio dizer à pouco tempo que a "manta é curta" se tapa de um lado destapa do outro e que o Alqueva está quase no limite da capacidade de regadio.Seca: Andaluzia negoceia transferência de água a partir de Portugal
O presidente regional da Andaluzia, Juan Manuel Moreno, defendeu hoje que a transferência de água pode ser uma solução para combater o impacto da seca e adiantou que está a trabalhar com Portugal neste âmbito.
O gabinete de Moreno está a fechar um projeto que vai permitir levar água a partir de Portugal.
A Lusa contactou o Ministério do Ambiente e Ação Climática português sobre este projeto, tendo fonte do gabinete de imprensa respondido que “as relações com Espanha devem seguir o que está definido pela convenção de Albufeira”.
“Não fomos informados pela APA [Agência Portuguesa do Ambiente] de nenhuma proposta por parte de Espanha”, acrescentou.
Fonte
Até porque temos água para dar e vender. No norte talvez, mas no sul nem por isso e suponho que a ideia seja retirar água do Alqueva que ainda pouco recuperou até ao momento. Para mim não faz sentido estarmos a transferir água para Espanha quando no nosso território também há regiões numa situação crítica.
Depois quando o Alqueva não der, quero ver onde vão buscar a água.
Ora não esquecer que brevemente a água de Alqueva chegará também ao Monte da Rocha e poderá também ser necessária para a bacia do Mira ( se possível).
Certamente essas declarações tem por base não só as actuais necessidades como também as futuras com os projetos já em curso. Isto começa a aproximar a Albufeira cada vez mais dos 50% no final do Verão e depois é preciso atenção também ao racio entrada /saída...
Dando o exemplo do Algarve...gastam-se 30% mas entram 10% e apela-se à calma porque ainda temos 20 ou 30% e a água dá para 2 anos.
A ideia de uma barragem não é gastar até ao volume morto ainda mais uma barragem de fins múltiplos como é o Alqueva.