Seguimento Rios e Albufeiras - 2024

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,077
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mais 24,57hm3/s na última hora em Alcantara! Enchia o Arade numa hora. Enchia todas as barragens do Algarve (Beliche, Odeleite, Odelouca, Funcho e Arade) em pouco mais de 13h!
Com o nevão que houve na Serra de Gredos esta manhã é de esperar que as barragens no Tejo subam bastante com este evento nos próximos dias. Deve estar bonito em La Covatilla hoje, com 50 a 60 mm nas estações meteorológicas em redor e temperaturas em cotas reduzidas (inferiores a 1000 m) à volta dos 1 a 2°C. :D
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,179
Local
Belas
O rio Tejo está ou estará em modo cheia, normal que equipamentos que estejam no leito normal possam levar a estragos. Um caudal de 1500 m3/s causar esses estragos em Alvega já é que é estranho, estamos a falar de um rio que galga as margens geralmente à volta dos 3000 m3/s. Isso parece-me má execução de obras, qualquer tipo de infraestrutura em leito de cheia tem que estar preparado para a mesma. Olhe-se para o cais em Peso da Régua, por exemplo.

Cedillo está a encher também, deverão descarregar a qualquer hora.

Se o Tejo está assim quase na nascente imagine-se o caudal violento a jusante...

 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,179
Local
Belas
Na última actualização 22hm³ numa hora.
6000m³/s...

O rio salor leva 1028m³.. o caudal do tejo português advém dele
Alcantara é capaz mesmo de passar os 2700/2800 m3 na próxima semana,
E eu a dizer que ia demorar mais dias para chegar aos 2700 hm3... chegou agora :lol:

Espanha tem uma responsabilidade gigante nas mãos, decisões erradas podem levar a cheias desastrosas do nosso lado. A montante, Valdecanas nos 81% e continua a subir.
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,216
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O rio Tejo está ou estará em modo cheia, normal que equipamentos que estejam no leito normal possam levar a estragos. Um caudal de 1500 m3/s causar esses estragos em Alvega já é que é estranho, estamos a falar de um rio que galga as margens geralmente à volta dos 3000 m3/s. Isso parece-me má execução de obras, qualquer tipo de infraestrutura em leito de cheia tem que estar preparado para a mesma. Olhe-se para o cais em Peso da Régua, por exemplo.

Cedillo está a encher também, deverão descarregar a qualquer hora.

Se o Tejo está assim quase na nascente imagine-se o caudal violento a montante...


1500m3/s em Alvega não é nada.
Imagine-se:
6000m3/s a ficar em Alcantara + 1400m3/s que estão a ficar em Cedilho + 1500m3/s que estão a chegar ao Fratel = ~9000m3/s. Fora o que não chega a Alcantara porque fica retido nas barragens a montante.

Cedilho deve estar prestes a descarregar. Devem só estar a dar tempo que os afluentes do Tejo português estabilizem.

Entretanto:

tejo.PNG
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Ribeira de Odeleite (esta tarde)













 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,179
Local
Belas
Guadiana, em Badajoz, esta manhã:



A barragem do Caia já deve estar na casa dos 90%.

Ver anexo 9424


Guadiana à saída de Mérida com 700 m3/s :w00t:
Gévora junta-se em Badajoz com 400 m3/s
Mais o caudal do Caia na fronteira que ninguém sabe como está.

Monte da Rocha vai a caminho dos 1000 m3/s possivelmente.

1705687903165.png



Pelo Tejo, rio Salor já a jusante de Alcantara com um caudal de 1000 m3/s!!! Cedillo está a 96%.

1705688524221.png


Tudo à porta do Tejo rumo aos 90/100%. Alcantara continua a receber acima de 4000 m3/s. :confused:
Já começa a preocupar seriamente.

1705688661895.png
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Ribeira do Beliche:



Pena, se chovesse mais 2 semanitas e era uma maravilha para encaixarem água, o problema é saber quando voltará a chover novamente, as previsões do ECM não está nada famosa para Fevereiro.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
E eu a dizer que ia demorar mais dias para chegar aos 2700 hm3... chegou agora :lol:

Espanha tem uma responsabilidade gigante nas mãos, decisões erradas podem levar a cheias desastrosas do nosso lado. A montante, Valdecanas nos 81% e continua a subir.

Entretanto já passou os 2800..
532hm³ em 72 horas...
Gabriel e Galan na serra da Gata também já encaixou 100hm³ em 72 horas..
As gigantescas barragens do Guadiana espanhol também a receber alguma água
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,228
Local
loule-caldeirao
Acho que o encaixe vai ser superior aquilo aquilo que se pensa aqui no Algarve.
Acho que a Bravura vai subir uns 20%, ODELEITE, Funcho e Arade uns 15% e Odeleite e Beliche tb...
É o milagre a acontecer!
Não me parece que dê para tanto mas veremos...fiquei com a ideia que o Sotavento ficou a ganhar agora com este último evento e com a convecção associada daí as imagens que vamos vendo de Odeleite e Beliche. Ainda assim creio que Odeleite não chegará aos 10% de incremento. A Barlavento não faço a miníma do que choveu especialmente na última noite. Temos de aguardar pelos resultados...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,455
Local
Arronches / Lisboa
Barragem do Monte Novo (Évora) a descarregar. No dia 15 estava a 63%.






Rio Ayuela perto de Cáceres, antes de desaguar ao Rio Salor, um afluente do Tejo:



Rio Albarregas, afluente do Guadiana, em Mérida:



Barragem do Fratel:
 
Última edição: