Seguimento Rios e Albufeiras - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Alguém sabe alguma coisa das fontes de Estômbar?.... se entretanto já "eclodiram"... @ecobcg sabes de alguma coisa?...
Parece haver sigilo ou falta de interesse no geral pois o discurso agora é que já temos água com fartura...
Ainda circulam notícias informativas recentes sobre o local nomeadamente do ano passado remetendo para o facto de nos podermos refrescar nas águas da fonte...enfim

Em poupança e nas que é possível bombagem.
Pouca chuva a norte e grande disponibilidade energética.

E na Agueira, não se estarão a esticar um bocadinho na poupança ?

iCY6WtO.png

IPfHb6r.png

E na Agueira, não se estarão a esticar um bocadinho na poupança ?
Realmente... uma gestão ao centímetro, que deixa pouca margem para surpresas:

Aguieira_20250420-14h.webp

Mas há concordância de todos os modelos em que a bacia do Mondego ficará à margem das precipitações da próxima semana, as quais de resto já serão pouco significativas em todo o território. Portanto, não se esperam, de todo, surpresas.

Ainda assim, há que contar com o adicional das neves da Estrela que vão começar a derreter.

Ver anexo 22126

Mas há concordância de todos os modelos em que a bacia do Mondego ficará à margem das precipitações da próxima semana, as quais de resto já serão pouco significativas em todo o território. Portanto, não se esperam, de todo, surpresas.

Ainda assim, há que contar com o adicional das neves da Estrela que vão começar a derreter.
Fui lá hoje na minha volta de bike, na esperança de pela primeira vez ver uma descarga, mas sem sucesso. Há muito que não via a barragem com tanta água
5cc144b0221e4ee79ffbf9eac24d1b14.jpg
56ce1189d49ecf541fae23f1c63ce7a2.jpg
da619a7161818f5ab2fec3ec8aebb36f.jpg

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Ver anexo 22126

Chegou aos 99% mas já está a turbinar.
Os próximos dias terão pouca disponibilidade de eólica..

Alguém sabe alguma coisa das fontes de Estômbar?.... se entretanto já "eclodiram"... @ecobcg sabes de alguma coisa?...
Parece haver sigilo ou falta de interesse no geral pois o discurso agora é que já temos água com fartura...
Ainda circulam notícias informativas recentes sobre o local nomeadamente do ano passado remetendo para o facto de nos podermos refrescar nas águas da fonte...enfim
Bom dia!

Não, as fontes do Sitio das Fontes, continuam bem secas. Refrescar nas águas.. só se no rio.. eheh.

Bom dia!

Não, as fontes do Sitio das Fontes, continuam bem secas. Refrescar nas águas.. só se no rio.. eheh.
Ou seja, ter as barragens cheias ou quase pouco quer dizer...o quão fundo o Querença-Silves chegou e nada se fala, pelo menos publicamente...
Até eu fui ingénuo e pensei que o aquífero recuperasse rapidamente com estas chuvadas, por ter vastas áreas de rápida absorção mas pelos vistos enganei-me. Entretanto a ver se continuam algumas medidas de controlo/ gestão neste aquífero...tenho dúvidas ...

Ou seja, ter as barragens cheias ou quase pouco quer dizer...o quão fundo o Querença-Silves chegou e nada se fala, pelo menos publicamente...
Até eu fui ingénuo e pensei que o aquífero recuperasse rapidamente com estas chuvadas, por ter vastas áreas de rápida absorção mas pelos vistos enganei-me. Entretanto a ver se continuam algumas medidas de controlo/ gestão neste aquífero...tenho dúvidas ...
ver mais aqui
a precipitação à superfície não é uma garantia de que as reservas subterrâneas serão restabelecidas... Infelizmente, a natureza não restabelece o equilíbrio tão rapidamente quanto gostaríamos.

Há que ter em conta a quantidade excessiva das centenas (se não, milhares) de captações (legais e clandestinas) existentes um pouco por todo o aquífero.
E aqui antes da zona onde ele descarrega, temos uma série de plantações de abacateiro, laranja, vinha, que têm crescido significativamente nos últimos anos, e que deverão estar a "sugar" toda a água que vai chegando ao aquífero. Tenho algumas dúvidas se as fontes do Sítio das Fontes, alguma vez voltarão a deitar água...