Todas as barragens dos sistemas LIma e Cávado-Rabagão estão fechadas?
Em poupança e nas que é possível bombagem.
Pouca chuva a norte e grande disponibilidade energética.
Todas as barragens dos sistemas LIma e Cávado-Rabagão estão fechadas?
Entretanto Alto Lindoso está a 77 cm dos 100% e já começou a deixar passar alguma água.Em poupança e nas que é possível bombagem.
Em poupança e nas que é possível bombagem.
Os vários modelos concordam que a partir desta hora os acumulados na cordilheira central não vão muito mais além dos 30-40mm até terminar a chuva de Abril, na 3ªfeira.E na Agueira, não se estarão a esticar um bocadinho na poupança ?
E na Agueira, não se estarão a esticar um bocadinho na poupança ?
![]()
![]()
Na actualização das 22 baixou o caudal de entrada pois já não chove.
Realmente... uma gestão ao centímetro, que deixa pouca margem para surpresas:E na Agueira, não se estarão a esticar um bocadinho na poupança ?
Fui lá hoje na minha volta de bike, na esperança de pela primeira vez ver uma descarga, mas sem sucesso. Há muito que não via a barragem com tanta águaRealmente... uma gestão ao centímetro, que deixa pouca margem para surpresas:
Ver anexo 22126
Mas há concordância de todos os modelos em que a bacia do Mondego ficará à margem das precipitações da próxima semana, as quais de resto já serão pouco significativas em todo o território. Portanto, não se esperam, de todo, surpresas.
Ainda assim, há que contar com o adicional das neves da Estrela que vão começar a derreter.
Realmente... uma gestão ao centímetro, que deixa pouca margem para surpresas:
Ver anexo 22126
Mas há concordância de todos os modelos em que a bacia do Mondego ficará à margem das precipitações da próxima semana, as quais de resto já serão pouco significativas em todo o território. Portanto, não se esperam, de todo, surpresas.
Ainda assim, há que contar com o adicional das neves da Estrela que vão começar a derreter.
Bom dia!Alguém sabe alguma coisa das fontes de Estômbar?.... se entretanto já "eclodiram"... @ecobcg sabes de alguma coisa?...
Parece haver sigilo ou falta de interesse no geral pois o discurso agora é que já temos água com fartura...
Ainda circulam notícias informativas recentes sobre o local nomeadamente do ano passado remetendo para o facto de nos podermos refrescar nas águas da fonte...enfim
Ou seja, ter as barragens cheias ou quase pouco quer dizer...o quão fundo o Querença-Silves chegou e nada se fala, pelo menos publicamente...Bom dia!
Não, as fontes do Sitio das Fontes, continuam bem secas. Refrescar nas águas.. só se no rio.. eheh.
a precipitação à superfície não é uma garantia de que as reservas subterrâneas serão restabelecidas... Infelizmente, a natureza não restabelece o equilíbrio tão rapidamente quanto gostaríamos.Alguém sabe alguma coisa das fontes de Estômbar?.... se entretanto já "eclodiram"... @ecobcg sabes de alguma coisa?...
Parece haver sigilo ou falta de interesse no geral pois o discurso agora é que já temos água com fartura...
Ainda circulam notícias informativas recentes sobre o local nomeadamente do ano passado remetendo para o facto de nos podermos refrescar nas águas da fonte...enfim
Não, as fontes do Sitio das Fontes, continuam bem secas. Refrescar nas águas.. só se no rio.. eheh.
Ou seja, ter as barragens cheias ou quase pouco quer dizer...o quão fundo o Querença-Silves chegou e nada se fala, pelo menos publicamente...
Até eu fui ingénuo e pensei que o aquífero recuperasse rapidamente com estas chuvadas, por ter vastas áreas de rápida absorção mas pelos vistos enganei-me. Entretanto a ver se continuam algumas medidas de controlo/ gestão neste aquífero...tenho dúvidas ...
ver mais aqui
Há que ter em conta a quantidade excessiva das centenas (se não, milhares) de captações (legais e clandestinas) existentes um pouco por todo o aquífero.Ou seja, ter as barragens cheias ou quase pouco quer dizer...o quão fundo o Querença-Silves chegou e nada se fala, pelo menos publicamente...
Até eu fui ingénuo e pensei que o aquífero recuperasse rapidamente com estas chuvadas, por ter vastas áreas de rápida absorção mas pelos vistos enganei-me. Entretanto a ver se continuam algumas medidas de controlo/ gestão neste aquífero...tenho dúvidas ...