e as do Tejo, igualmente, E com a Barragem que controla toda a agua a +/- 70 % da capacidade ( Barragem de Alcantara ) , ainda tinha que chover muito em Espanha, para o Tejo dar problemas em Portugal.Sobre o alerta de possíveis cheias em zonas ribeirinhas do Douro.
Mas as cheias no Douro não costumam estar mais associadas ao que vem do lado espanhol ?
Ou estou equivocado e está-me a escapar alguma coisa ? Afluentes portugueses + degelo do lado espanhol ?
Previsão ECMWF 0.25º/9km precipitação acumulada em 2 dias e em 6 dias
![]()
Não, a maior parte do caudal é sempre originado no lado português:Sobre o alerta de possíveis cheias em zonas ribeirinhas do Douro.
Mas as cheias no Douro não costumam estar mais associadas ao que vem do lado espanhol ?
As maiores barragens espanholas no douro são em afluentes.Não, a maior parte do caudal é sempre originado no lado português:
Ver anexo 29631
https://hess.copernicus.org/preprints/hess-2021-320/hess-2021-320-RC3-supplement.pdf
A situação pode (deve) ter melhorado com as barragens do sabor, de Foz Tua e da cascata da Tâmega.
Entretanto Castelo de Bode também começou as descargas.
Não, a maior parte do caudal é sempre originado no lado português:
A situação pode (deve) ter melhorado com as barragens do sabor, de Foz Tua e da cascata da Tâmega.
Basta Castelo de Bode abrir muito a goela e a Espanha começar a libertar para encaixe alguma coisa e o vale de Santarém pode ter problemas.e as do Tejo, igualmente, E com a Barragem que controla toda a agua a +/- 70 % da capacidade ( Barragem de Alcantara ) , ainda tinha que chover muito em Espanha, para o Tejo dar problemas em Portugal.
Pelo que não sera ali aquelas 40-70mm de chuva modelada, que vão fazer o Tejo subir. Realmente não percebo os alarmismos que são atirados para o AR, com tanta informação disponível.
Está uma confusão os dados atuais.Será que este dado está certo? A mim parece-me erro pelo valor enorme de Qin, mas....
Ver anexo 29593