David sf
Moderação
Este senhor aparece-me vários vezes como sugestão para seguir no facebook e está constantemente a criticar a gestão da barragem da Aguieira pedindo para que se fechem as comportas, pois irá inundar tudo.
Eu não sou especialista na área, mas penso que com um caudal de entrada superior a 1500m3/s, a barragem enche rapidamente, sendo portanto obrigada a descarregar na mesma e com um caudal de saída muito superior ao atual. O problema neste momento é que está prevista muito mais chuva até ao final da semana, juntamente com o degelo na Serra da Estrela. A barragem está a fazer o seu trabalho, mas não pode fazer milagres dadas as circunstâncias.
É como todos os outros que dizem que as barragens agora estão a fazer descargas e depois "choram por falta de água". Este pessoal quer o quê? Que as barragens colapsem? São tão espertos que nem sabem que as barragens têm um X de armazenamento e cota de descarga que garante a segurança das mesmas.
Volto a escrever o que escrevi há uns dias: a gestão das albufeiras está a ser excelente.
Este senhor deveria querer que a Aguieira ficasse a 100% da sua capacidade, e quando amanhã chegasse o caudal de ponta correspondente aos mais de 50 mm que vão acumular hoje na bacia do Mondego, teria que ser descarregado o valor correspondente ao Qin...
A gestão de Fronhas + Aguieira parece-me que está a ser realizada de modo a não coincidirem as pontas, ou seja, Aguieira descarrega mais quando Fronhas descarrega menos e vice-versa. O problema é a enorme quantidade de água a gerir, não há capacidade para reter o que seria necessário para não provocar inundações no Baixo Mondego. E não esquecendo o Ceira, que corre livremente e sem controle...