Seguimento - Setembro de 2007



Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Esta noite parece que vai ser quentinha por aqui, apesar do IM prever 11ºC de mínima. A esta hora a temperatura ainda vai em 20,0ºC, e o ritmo de descida é de apenas -0,3ºC/hr.

Em boa parte do interior centro e sul poderão registar-se mínimas tropicais, como por exmeplo na cidade mais alta de Portugal, a Guarda.

DANIEL_VILÃO: Porque afirmas que "Estremoz: 14,8 ºC (Destoa imenso com as regiões circundantes, dá que desconfiar)" ?

Eu também reparei que Estremoz regista temperaturas estranhamente muito mais baixas que Elvas, mas isso pode-se dever á própia localização da estação.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
ESTREMOZ (dados de hoje): Temperatura mínima - 20,8 ºC (07h12); Temperatura máxima - 33,6 ºC (14h53); Temperatura actual - 27,6 ºC; Pressão atmosférica - 1011 hPa.

DANIEL_VILÃO: Porque afirmas que "Estremoz: 14,8 ºC (Destoa imenso com as regiões circundantes, dá que desconfiar)" ?

Olá a todos !
Primeiro que tudo, desconfio um pouco das mínimas dessa estação porque acho que são muito divergentes das registadas nas regiões circundantes e, segundo porque confio nos teus registos de Estremoz.
A partir dos teus dados, podem ver-se algumas diferenças algo significativas em termos de registos de temperatura relativos à EMA de Estremoz, nomeadamente no que toca às temperaturas mínimas.
De qualquer forma, essa EMA até nem é a que mais me parece falhar nos registo das mínimas.
Que o diga as estações de Alcobaça, Figueira da Foz e Almada, que são as que me parecem ser mais flagrantes e absurdas.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Máximas 02/SET (Lisboa):

Alhos-Vedros 33,2
LX-Gago 32,7
Moita 32,7
Oeiras 32,2
Portela Sacavem 31,8
Montijo 31,6
LX-Geofisico 31,5
Almada 31,4
Queluz 28,9
Sintra/Granja 27,0

Amadora N/D
Moscavide N/D

Mínimas 03/SET (Lisboa):

Sintra/Granja 16,2
Queluz 16,5
Moita 17,7
Montijo 17,8
Oeiras 18,4
Portela Sacavem 18,6
Alhos-Vedros 18,8
Almada 19,0
LX-Geofisico 19,1
LX-Gago 20,0

Amadora N/D
Moscavide N/D

Fontes:
ogimet.com * meteoclimatic.com * wunderground.com * Daniel_Vilao * Páginas Pessoais
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Bem, acho que é melhor o meio termo, isto porque a minha estação é amadora e porque também está localizada a cerca de 5 metros acima do solo. Quanto aos valores da estação do IM, acho que apresenta as temperaturas mínimas relativamente baixas (sobretudo nos dias mais frios) porque talvez esteja demasiado abrigada; também nos dias demasiado quentes apresenta valores máximos superiores à da minha estação.
Conclusão: eu penso que, pelo facto da estação do IM estar mais perto do solo, apresenta sempre maiores valores de amplitude térmica; mas isso não implica erros de dados, pelo que terá sempre de se utilizar o meio termo na interpretação dos dados.
O exemplo de hoje é bastante claro: às 7h00 estavam 15,7 ºC na estação meteorológica do IM, enquanto que a minha estação marcou uma mínima de 20,9 ºC às 6h27 (daí eu sempre referir que os dados que forneço são da minha estação e não da estação do IM).
Penso que este facto ocorre igualmente em outros sítios do país; daí a necessidade de ponderar sempre a leitura de dados.

Olá a todos !
Primeiro que tudo, desconfio um pouco das mínimas dessa estação porque acho que são muito divergentes das registadas nas regiões circundantes e, segundo porque confio nos teus registos de Estremoz.
A partir dos teus dados, podem ver-se algumas diferenças algo significativas em termos de registos de temperatura relativos à EMA de Estremoz, nomeadamente no que toca às temperaturas mínimas.
De qualquer forma, essa EMA até nem é a que mais me parece falhar nos registo das mínimas.
Que o diga as estações de Alcobaça, Figueira da Foz e Almada, que são as que me parecem ser mais flagrantes e absurdas.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Máximas 03/SET (Lisboa):

Moscavide 33,7
Alhos-Vedros 32,3
LX-Gago 31,9
Moita 31,7
Portela Sacavem 31,2
Montijo 30,6
Oeiras 30,3
LX-Geofisico 29,1
Almada 28,9
Queluz 28,9
Sintra/Granja 27,0

Amadora N/D

Fontes:
ogimet.com * meteoclimatic.com * wunderground.com * Daniel_Vilao * Páginas Pessoais
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, céu com algumas nuvens durante todo o dia e registei as seguintes temperaturas:

Temperatura Máxima: 25.5ºC
Temperatura mínima: 19.2ºC
Temperatura actual: 24.3ºC
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá a todos !
Por cá, o dia foi quente, tendo-se registado uma temperatura máxima de 33,7 ºC.
Saí de casa por volta as 15:30h, com 33,0 ºC em Moscavide.
Junto às estações de serviço de Alcochete, reparei que estavam 25,5 ºC.
Cerca de meia-hora depois, já em Setúbal, o carro marcava 26,0 ºC.
Estava uma brisa fresca e agradável naquela cidade.

Neste momento está uma noite agradável, com 24,1 ºC.