Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Esta situação que referi ontem provocou estragos num parque de campismo da Ria Arosa na Galiza, precisamente a coincidir com o início da animação que coloquei. As notícias referem um Tornado mas não se pode pôr de parte ter sido outro evento extremo de vento associado à linha de instabilidade como downburst's.

Este episódio a meu ver vem salientar que não se pode descartar de todo a ocorrência de fenómenos deste tipo nas próximas horas sobretudo nas regiões norte e centro de Portugal. A probabilidade destes acontecimentos por mais baixa que seja é sempre uma possibilidade! E pelos vistos esta ainda causou os seus problemas. Eu acredito pela descrição na hipótese tornado, mas seja o que for foi bastante forte! :shocking:
 


filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Por aqui tem sido um dia de chuva que é por vezes forte. Ontem ao fim da tarde a chuva chegou a ser muito forte e á noite (no fim do jogo :sad: ) apareceram trovoadas, algumas bem aqui perto :D, acompanhada de vento moderado a forte, mas passaram rápido as trovoadas.

por agora 13ºC 1005hpa hr 57%
 

GFVB

Cumulus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
126
Local
Lisboa Ocidental
Por aqui tudo tranquilo, por enquanto! Céu nublado por nuvens altas e de manhã algumas abertas! Pelo que já vi, esperam-se alterações mais lá para o final da tarde.

Vemos ver o que isto nos reserva!

Um abraço a todos!
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa tarde...!

Hoje aida tenho os 0,5mm desde pouco depois das 00h:hehe:... para além de umas pingas não registadas... mais nada...

Agora estão 15,2ºC
Humidade a 68%
Pressão a 1007 hPa

Vento quase sempre acima dos 20 km/h:D... neste momento a 25,5 km/h e wind chill a 9,1ºC:)
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Alguns aguaceiros fracos na Covilhã, com 12.5 graus na zona baixa da cidade. Disseram-me que está a nevar na Serra...
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
acabei de apanhar a primeira molha da Balduína, o vento ja esta a soprar com rajadas moderadas, tou a ver k esta noite vai ser bonito, amanha la vou eu andar em modo zombie/automatico.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, céu pouco nublado, vento moderado e nada mais, o Algarve não vai ver grande coisa da Balduína, uns aguaceiros fracos ontem à noite, nem chegou a 1 mm.:sad::sad:
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Valores de Abril até agora :

Dia 7 - 27.4 mm.
Dia 8 - 33.0 mm.
Dia 9 - 23.9 mm.
Dia 10 - 15.2 mm.
Dia 12 - 8.1 mm.
Dia 13 - 3.0 mm.
Dia 16 - 21.8 mm.

Depois vou actualizando ;)
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Carta de analise:
balduina6tf2.gif