Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bom dia
Agora de manhã céu com algumas nuvens vento moderado de oeste.
 


ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Por aqui a montanha pariu um rato, chuva normal, vento nem vê-lo ( pelo menos que eu desse conta ) e agora aguaceiros por vezes um pouco fortes.
Afinal foi o Sul que levou com a agua toda :sad::sad:

Joao
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Oh Rog: Belo trabalho de composição que vais fazendo e enriquece este forum sobremaneira, mas permite-me uma correcção aos teus excelentes mapas:
A hora UTC não ( + 1) mas sim (-1) aqui no continente e aí na Madeira.
Mas aproveito para te dar os parabéns por todo o trabalho por ti realizado para que este forum não páre de crescer.Novo recorde ,hem!

Por aqui o vento sopra agora mais fraco e o episódio em termos de vento mais potencialmente perigoso parece já ter passado.( vento médio de 20/25 km/h e rajadas na casa dos 50.).
Veremos agora como se comportam as massas de nuvens que giram à volta do centro aqui tão perto para vermos que precipitação virá agora, porque até aqui e nesse tocante foi fraquito ( aqui) em relação ao que era expectável há 12 atrás...

Bom dia, mas a hora está correcta. Durante o Inverno temos a hora UTC e durante o verão, pela alteração horária de mais 60 minutos realizada em fins de Março, passamos para UTC+1.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
analise das 7h
balduina8ge7.gif
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Boas pessoal:thumbsup:

Dados da minha estaçao La Crosse - WS3600 instalada em lisboa Monsanto dia 17-04-2008

O sol nasce às: 7:13
O sol põe-se às: 18:26
Nascer da Lua: 18:20
Pôr da Lua: 6:42
Temp 16ºC/ UTC 08:00
Temp Min 11.3/ UTC 22:49
Temp Max 23,4c/UTC 10:13
Pressão-0981.1Hpa UTC 22:09
Intensidade do Vento Moderada-16 km/h UTC 12:30
Direção do Vento- WSW 220 UTC 13:36
Rajada max-42.1 Km/h UTC 21:47
Umidade Relativa-89 % UTC 21.02
Chuva Precipitação-31.0mm UTC 23:58
Altitude-110Metros
Previsão Para as Proximas 24h Períodos de chuva forte:rain: Ocorrência de trovoadas Queda de neve:cold: acima dos 1450 metros
TEMPERATURA MÁXIMA PREVISTA 16ºC
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Bom dia a todos,
Por aqui a partir das 00h poderei dizer que a noite foi calma. A altura de maior instabilidade foi por volta das 11h onde a rajada mais forte foi de 70.2km/h. A precipitação total até ao momento deste sistema é de 62.1 mm.
Pressão min. registada esta noite foi de 991.5 hPa.
Neste momento ceu mto nublado, com o vento na casa dos 40km/h.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
pessoal permitam-me um preciosismo.. acho que ja vi aqui varias vezes apelidar de "ciclogenese explosiva".. e acho que se ta a cometer um erro ao dizer isso.. nao se tratam de condiçoes de ciclogenese explosiva penso eu...;)

preciosismos aparte, venham as trovoadas agora :D

e a nova frente logo a noite ! :rolleyes:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bons dias,

Por Setúbal foi uma noite de imenso temporal, principalmente até à 1h (que eu desse conta :D). Tive muita pena pois não tive net logo ontem e fiquei sem poder acompanhar esta 2ª investida da "Balduína" :lol:

Mas tirei algumas fotos que prometo colocar aqui logo à noite.

Ainda não tive tempo de ler tudo mas gostava de saber qual a rajada de vento mais forte em Setúbal e a precipitação acumulada pois pelo que vi ontem não deve ter sido nada pouco.

Quanto a mim amanhã ainda será um dia perigoso! Muita atenção ao potencial do dia de amanhã!
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Estou curioso é para saber com que vistas acordaram os nossos companheiros de Bragança e os da Covilha e arredores da serra...!Deve ter sido um nevao em grande esta noite, e as serras a volta d bragança devem estar bem nevadas...Mesmo no alto de espinho, na IP4(serra do marao), estavam 3 graus ha bem pouco tempo!:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia!

Resumo da noite de ontem:

A chuva que caiu por volta das 17 horas intensificou-se ao longo da noite tendo picos mais intensos na hora de jantar (periodo das 20 - 22 horas) diminuindo gradualmente de intensidade. Foi também neste periodo que se registaram as maiores rajadas de vento, que no entanto nunca chegaram a ser demasiado violentas. Trovoadas nem ve-las. Um evento que consideraria "moderado" na zona centro.

Durante a noite (que tenha visto) a pressão não desceu abaixo dos 995hPa. Um pequeno resumo:

ontem:
8h 1010 hPa
18h 1002hPa
20h 1000hPa
21h30 998hPa
23h 996hPa

hoje:
1h 995hPa
7h30 996hPa
8h 998hPa

Notas finais: Excelente acompanhamento que o MeteoPT efectuou (Para mim bem melhor que o acompanhamento da Andrea). Esta comunidade está de parabéns.

Uma nota para as pequenas inundações em Lisboa e Setúbal que para mim foram uma lição de moral dada pelos modelos. Ontem quando o GFS indicava grandes quantidades de chuva para essa zona, não liguei e até comentei nos meus posts "chuva intensa em alguns locais" porque achava difícil que fossem essas as zonas afectadas. Ora o GFS hoje está a olhar para mim e a dizer "embrulha".

Realmente por vezes queixamo-nos mas a previsão meteorológica através dos modelos é uma ferramente poderosa. Falível algumas vezes, mas normalmente muito credível.

Por fim espero que o André tenha encontrado o pluviómetro de boa saúde... è triste fazer investimentos para uma paixão, ter uma estima enorme pelas coisas e acontecerem estes pequenos acidentes :(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
pessoal permitam-me um preciosismo.. acho que ja vi aqui varias vezes apelidar de "ciclogenese explosiva".. e acho que se ta a cometer um erro ao dizer isso.. nao se tratam de condiçoes de ciclogenese explosiva penso eu...;)

Estive a verificar assim por alto, e seria mais ou menos isto, o centro cavou dos 1000hPa às 12Z aos 978 hPa às 00Z. Há uma METAR de Santiago de 977hPa, mas ontem desconfiei um pouco dela, mas acho que 978hPa provável mesmo no centro, mas mais logo vou ver mais observações. Supondo 978 hPa daria portanto 22 hPa em 12 horas. Depois das 00Z ela continuou a cavar, mas analisemos só este intervalo.

Há um estudo do IM ainda parcialmente disponível na Net embora sem imagens que fala em várias definições de "bombas", conforme diferentes autores:

10 hPa em 3 horas (sem indicação de latitudes)

ou

12 hPa à latitude de 25ºN
28 hPa à latitude de 60ºN

O que corresponderia a Portugal, segundo esse documento:

36-39ºN: 17 hPa

E isto em 24 horas.

Como a ciclogénese foi mais a norte, pelos 42º-44ºN , o cavamento necessário seria superior aos +-17 hPa indicados para Portugal , mas provavelmente os 22hPa cabem no intervalo de ciclogénese explosiva, talvez no limite, mas contudo estamos a falar em 12 horas e não das 24 referidas no documento. Também tenho que verificar que como foi mais a norte o ponto de partida pode não ter sido os 1000hPa às 12Z, mas um pouco menos. Ainda vou analisar isso quando tiver tempo.

Que achas ?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Vou só acrescentar uma coisa ao que o Vince disse:

Hoje pela primeira vez ouvi um meteorologista na televisão (pessoa credenciada portanto), a dizer com todas as letras "tivémos uma situação denominada por "CICLOGÉNESE EXPLOSIVA"

Logo o IM também o afirma...