Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tópico especial de seguimento referente à situação dos próximos dias, denominado aqui no forum de sistema depressionário «Balduína».


Notas Importantes

* Este tópico é de seguimento da situação.
Para previsões, alertas e outras informações importantes usa o outro tópico de acordo com as regras:
> Previsões e Alertas - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

* O nome «Balduína» tem origem num processo de nomear depressões ou sistemas depressionários interno do MeteoPT.com e não deve ser entendida como uma lista oficial de nomes para tempestades. Mais informações sobre esse assunto aqui. O nome «Balduína» foi sugerido pelo membro Brigantia.
 


bitinho

Cirrus
Registo
15 Abr 2008
Mensagens
5
Local
Portela
Re: Previsões e Alertas - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Boa noite.
Antes de mais, parabéns pelo forum e obrigado pelo excelente trabalho.
Tenho acompanhado este forum como mero espectador.
Confesso que sou apenas um curioso que só pretende saber se vai andar de sapatos e camisa ou de botas, casacão e chapéu de chuva.
Não tenho nenhuma estação meteorológica, como tal, não poderei contribuir em muito, mas aproveito para corrigir um pequeno erro (quem não os tem?).
A próxima depressão chama-se Balduína ou Baldúnia? :lmao:

Boa noite e bons prognósticos.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Com esta ciclogenese o Norte vai ter muitos problemas com o vento rajadas acima dos 100km/h sem grandes problemas...isto se o centro não se deslocar poucos kilometros mais para sul :w00t: alguém que me avive a memoria quando foi que tivemos uma depressão com menos de 975hpa ou igual?? e ainda mais a meio de Abril:hehe:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
200804151800ir10865kmirke0.gif


Aqui está uma análise do sistema depressionário «Balduína» às 21h, com a depressão B1.
Esta depressão (B1) não será a mais intensa, será uma outra que se está formando perto da costa do Canadá, (poderá essa vir a ser a B2).
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Bons dias a todos! Ao sair de manhã de casa nada faz prever que seremos assolados por esta "tempestade". Estavam 16º as 9h e muito sol. Como o tempo vira.
Quanto então à Balduína, devemos ficar preocupados ou muito preocupados? Sei que vento e chuva enche o olho à malta, mas por norma gosto de me precaver...

Cumps
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Por aqui o céu está a ficar cada vez mais nublado a uma velocidade impressionante :D :w00t: aliás até se avistam nuvens de trovoada.

Estou com 17.8ºC a pressão está nos 1012hpa o vento está fraco.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Boas :D

Balduína :lmao:

O que me faz rir cada vez que se aproxima uma depressão :cool:

Vamos ver, esta é fraquita, amanhã ao final da tarde deverá ser o melhor.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boas :D

Balduína :lmao:

O que me faz rir cada vez que se aproxima uma depressão :cool:

Vamos ver, esta é fraquita, amanhã ao final da tarde deverá ser o melhor.

Eu não sei se vai ser assim tão fraquita! Aliás sou demasiado leigo para dizer seja o que for... mas eu acho que temos aqui algo para acompanhar com muuuuuuuita atenção :unsure:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Eu não sei se vai ser assim tão fraquita! Aliás sou demasiado leigo para dizer seja o que for... mas eu acho que temos aqui algo para acompanhar com muuuuuuuita atenção :unsure:


Quando digo fraquita, refiro-me a esta 1ª fase hoje que acabará por funcionar como um sistema frontal que passará rapidamente. Depois é que teremos uma situação estacionária para acompanhar, digo eu.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Previsões e Alertas - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Bem, já andava aqui com esta dúvida há algum tempo, mas agora que o Vitamos falou com neve na Estrela, aproveito para a expôr:

- 1mm de chuva é igual (ou aproximadamente igual) a 1 cm de neve?
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões e Alertas - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Bem, já andava aqui com esta dúvida há algum tempo, mas agora que o Vitamos falou com neve na Estrela, aproveito para a expôr:

- 1mm de chuva é igual (ou aproximadamente igual) a 1 cm de neve?

se formos fazer uma relação matemática penso que 10mm de chuva será 1cm de neve :huh: não tenho a certeza :huh:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Previsões e Alertas - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

se formos fazer uma relação matemática penso que 10mm de chuva será 1cm de neve :huh: não tenho a certeza :huh:

agora que vamos ter uma bela regadela vamos :D

Na minha terra ... 10 mm de chuva é equivalente a 1 cm de chuva (verdade universal):D
Quanto se existe equivalencia entre a quantidade de chuva e neve não faço minima ideia ... mas creio que também anda á volta do mesmo ...
1 cm de chuva = 1cm de neve :huh: , mas sinceramente não sei ...