Seguimento Sul - Abril 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Nada como os bons velhos tempos, aqueles em que passava tudo ao largo do sotavento para a Andaluzia... e eis que regressaram... onde estão os 100 mm que se anunciavam há uns dias para Faro? Tem passado tudo ao largo do sotavento... :angry: Caramba, anos e anos a fio nisto :lol:

Quanto ao tornado de Tavira, relato que uma pequena indústria perto do Gran Plaza ficou destruída: telhas pelo ar e máquinas estragadas, milhares e milhares de euros de prejuízo.

Nada como os bons velhos tempos, aqueles em que passava tudo ao largo do sotavento para a Andaluzia... e eis que regressaram... onde estão os 100 mm que se anunciavam há uns dias para Faro? Tem passado tudo ao largo do sotavento... :angry: Caramba, anos e anos a fio nisto :lol:

Quanto ao tornado de Tavira, relato que uma pequena indústria perto do Gran Plaza ficou destruída: telhas pelo ar e máquinas estragadas, milhares e milhares de euros de prejuízo.

Frederico, só tivemos 3 meses que isso não aconteceu, porque voltámos ao mesmo outra vez. Mas mesmo assim, ficou dentro da minha previsão para esta semana 40 a 100 mm. Em Olhão, já choveu 40 mm.:D

Quanto ao teu relato, também confirmo o Tornado entrou na zona das Quatro Águas Tavira, seguiu em linha recta, passou junto ao Gran Plaza e dissipou-se ao chegar à 125.

Noite com um muito forte aguaceiro em apenas 1 minuto caiu 3 mm, assim como veio passou.:D

Neste momento, vai brilhando o sol entre as nuvens, e levo um acumulado de 8 mm hoje.

Neste momento, caí mais um aguaceiro.

Última edição:
Frederico, só tivemos 3 meses que isso não aconteceu, porque voltámos ao mesmo outra vez. Mas mesmo assim, ficou dentro da minha previsão para esta semana 40 a 100 mm. Em Olhão, já choveu 40 mm.:D

Quanto ao teu relato, também confirmo o Tornado entrou na zona das Quatro Águas Tavira, seguiu em linha recta, passou junto ao Gran Plaza e dissipou-se ao chegar à 125.

Noite com um muito forte aguaceiro em apenas 1 minuto caiu 3 mm, assim como veio passou.:D

Neste momento, vai brilhando o sol entre as nuvens, e levo um acumulado de 8 mm hoje.

Neste momento, caí mais um aguaceiro.
40 mm já é bom, já é a média do mês tendo em conta o período 1961/90 para Faro.

Mas... se não tivesse passado ao lado para a Espanha toda a acção, teríamos até quase o dobro... aliás, vou mais longe... se em Outubro, Novembro e Março não tivesse passado muita coisa ao lado, para Huelva e Cádiz, isto já ia com mais de 800 mm, tal como acontecia em média uma a duas vezes por década, no passado. Aliás, a Andaluzia Ocidental já vai com 700 mm ou mais.

EDIT: posso me enganar, mas temo que Castro Marim e VRSA não ultrapassem neste evento os 30 mm. Alguém que me corrija se estiver a dizer uma asneira...

26mm em Portel na última hora.

prot.png

--------------

No que diz respeito ao Algarve, tanto Faro como Tavira já ultrapassaram os 50mm neste evento, o que é bastante bom. Na frente segue Almancil com 99mm este mês.

26mm em Portel na última hora.

prot.png

26 mm em Oriola, 15 km a oeste de Portel, que é onde está a estação do IM. Hoje por aqui o dia está fraco, dois aguaceiros moderados de cerca de um quarto de hora de duração. Um às 11:30 e outro perto das 14. Nada de trovoada nem granizo, mas de facto para oeste as nuvens eram muito escuras.

Boas, por aqui, dia de céu nublado, com aguaceiros fortes e algumas trovoadas. Esta tarde, fez 2 trovões que até a barraca abanou:lol: e a luz foi-se, depois uma valente chuvada, neste dia que foi o mais chuvoso desta semana.

Máxima: 19.3ºC
mínima: 13.1ºC
actual: 15.6ºC

Precipitação: 18 mm

Boas, por aqui, dia de céu nublado, com aguaceiros fortes e algumas trovoadas. Esta tarde, fez 2 trovões que até a barraca abanou:lol: e a luz foi-se, depois uma valente chuvada, neste dia que foi o mais chuvoso desta semana.

Máxima: 19.3ºC
mínima: 13.1ºC
actual: 15.6ºC

Precipitação: 18 mm

De facto, os 2 trovões foram fortinhos sim, as janelas da minha casa tremeram todas:D
Cairam ai uns 2 ou 3 pés de agua hoje que nao foram brincadeira nenhuma!!
Tenho uns videos da chuvada que apanhei hoje a caminho de faro mas é pena nao o conseguir postar aqui no forum, mas ate amanha vou tentar postá-los.;)
Neste momento ceu nublado, 17º e vento a 22km/h do quadrante Sudoeste.

Bom dia,

O dia hoje amanheceu com o céu parcialmente nublado e um pouco mais frio. A minima da noite foi de 11,4ºC e neste momento estão 18,2ºC. Esta noite já não choveu.

O evento que passou, permitiu a acumulação de 48,4mm :rain:desde o dia 13 de Abril, no Sitio das Fontes. O total do mês está nos 48,8mm, enquanto que este ano, o acumulado total já vai nos 410,0mm:rain: Nada mau! E se a estes se juntar a precipitação ocorrida de Outubro a Dezembro de 2009, facilmente se perceberá o carácter chuvoso deste belo Inverno 2009/2010!:D:thumbsup:, em que o total acumulado neste ano hidrológico, já vai nos 740,6mm! E ainda falta o resto de Abril e Maio (pelo menos)!

Sines 0900 UTC

Céu muito nublado: 2/8 Cu ; 1/8 Sc ; 1/8 Ci

Altura da base das núvens mais baixas: 510m

Visibilidade horizontal: 30 Km

Vento
Direcção: 170º (S)
Intensidade: 15 Km/h
Rajada: 26 Km/h

Temperatura: 16,3ºC

Hr: 85%

Pressão nmm: 1018,8 hPa (subindo)

Precipitação: 1,5 mm (últimas 24h)

Temperatura mínima: 12,9ºC

Estado do mar:
Ondulação de oeste com 1,5 m

Boas, por aqui, o dia começou com o céu nublado e com um aguaceiro forte pelas 9 horas, que rendeu 1 mm.:D