Seguimento Sul - Abril 2011

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Aqui por Silves também choveu torrencialmente por volta das 15h20. No Sitio das Fontes o rain rate máximo registado foi de 167mm/h, tendo aumentado o acumulado para os 17,8mm:rain:, enquanto que aqui em Silves tenho um acumulado de 11,5mm:rain:.

Hoje foi o dia com maior precipitaçõa registada no Sitio das Fontes, para este mês de Abril.

Já se ouve a trovoada. Chuva fraca e 14.0ºC. 86% HR.

Está em deslocamento para norte e vai passar mesmo sobre Portalegre; deixou muita chuva aqui em Estremoz. Entretanto, começam a surgir novas células a sul de Estremoz ...
Toda esta nebulosidade tem sido favorecido pelas temperaturas que chegaram a estar acima dos 20 ºC e pela presença de relevos montanhosos que reforçam consideravelmente o crescimento vertical das nuvens.

Já em Évora:

De caminho deparei-me com uma bela trovoada acompanhada de forte chuvada na zona de Sousel.

Aqui por Évora só alguns pingos e vento!

Cá mais para baixo e passada a fase convetiva avista-se já a 2ª dose no satélite. Deve começar novamente a chover pela fresquinha...

201104301700msg2msgirat.jpg

Boas, por aqui, a tarde foi marcada por um aguaceiro muito forte como o stormm referiu.

Máxima: 19.7ºC
mínima: 13.4ºC

Precipitação: 14 mm

Estremoz:

Temperatura máxima = 20,8 ºC (13h15)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 14,4 ºC
Pressão atmosférica = 999 hPa

A tarde de hoje apresentou-se muito cinzenta, com chuva moderada a forte e acompanhada por trovoada; períodos de chuva mais branda desde as 19h15 até agora
:rain:

Este mês: Temp. máxima = 29,2 ºC (dia 15); temp. mínima = 7,2 ºC (dia 4).

Olá a todos!
eu tenho um vídeo que gravei no dia em que houve o Tornado em Portimão (Não tinha net enquanto tive de férias e só agora é que cheguei a casa)
Este fenómeno que gravei, não me atrevo a chamar-lhe tornado porque não percebo nada do assunto, mas achei muito parecido. De inicio consegui ver uma espécie de "coluna" com ventos circulares, mas depois a coluna foi desaparecendo restando apenas aquilo que vão ver no, vídeo. Ocorreu por volta das 14:25 em Lagos no Algarve em frente a Meia praia. Ocorreu no mar mas depois atingiu a praia. Os ventos eram muito fortes como alias se pode ver pelas palmeiras. Durou no maximo 2 a 3 minutos mas só consegui apanhar em vídeo os momentos finais.

Deixo-vos o link para o vídeo no youtube porque não consegui incormporar aqui o vídeo.

link: http://youtu.be/CFNwVDF5GoA

Abraço

YouTube - Temporal em Lagos

Penso não ser muito normal escrever num seguimento com mais de um ano, mas ao navegar pelo Youtube, reparei neste vídeo. Penso que poderá ser a mesma tromba d'água, mas na sua fase «madura».

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=VV-MdxVAD6U&feature=endscreen&NR=1"]Algarve Water Spout - YouTube[/ame]

Peço desculpa por "ressuscitar" este tópico de seguimento, mas penso ser importante.

Penso não ser muito normal escrever num seguimento com mais de um ano, mas ao navegar pelo Youtube, reparei neste vídeo. Penso que poderá ser a mesma tromba d'água, mas na sua fase «madura».

Algarve Water Spout - YouTube

Peço desculpa por "ressuscitar" este tópico de seguimento, mas penso ser importante.

Espectacular :thumbsup:
Sem dúvida um fenómeno que merece ficar gravado nos arquivos da nossa meteorologia.

Grande partilha!