Seguimento Sul - Abril 2013



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Por aqui já vai aquecendo bem. Depois de uma manhã com sensação mais fresca, devido ao vento que se fazia sentir, neste momento o termómetro já subiu aos 28,3ºC:hehe:.

Nada mau. E as praias já vão estando com alguma afluência...:cool:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,404
Local
Olhão (24 m)
Na 2ª feira, eu postei isto no tópico Seguimento e Modelos Abril 2013 :
Eu diria que 5ª feira vai ser o dia mais quente pelo Algarve e pode atingir os 30ºC, com o vento de norte e isso já sabemos como funciona tipo forno para o Algarve. :rolleyes:

Chegou o dia e tivemos um dia bastante quente para a época do ano que nos encontramos, em baixo algumas máximas registadas hoje no Algarve:

Vilamoura: 31.1ºC
Tavira: 30.7ºC
Almancil: 29.1ºC
Lagoa (Sítio das Fontes): 28.5ºC
Olhão: 27.2ºC
Faro/Aeroporto: 26.9ºC
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Na 2ª feira, eu postei isto no tópico Seguimento e Modelos Abril 2013 :

Chegou o dia e tivemos um dia bastante quente para a época do ano que nos encontramos, em baixo algumas máximas registadas hoje no Algarve:

Vilamoura: 31.1ºC
Tavira: 30.7ºC
Almancil: 29.1ºC
Lagoa (Sítio das Fontes): 28.5ºC
Olhão: 27.2ºC
Faro/Aeroporto: 26.9ºC

Correcção: Sítio das Fontes com 28,9ºC de máxima.:D Umas décimas acima!:D Foi de facto um belo dia de "Verão"!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,404
Local
Olhão (24 m)
Correcção: Sítio das Fontes com 28,9ºC de máxima.:D Umas décimas acima!:D Foi de facto um belo dia de "Verão"!

Foi erro da tecla :o Obrigado pela correcção. :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 22,9 ºC (15h27)
Temperatura mínima = 9,8 ºC (04h40)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 13,0 ºC
Pressão atmosférica = 1020 hPa

Descida acentuada da temperatura do ar relativamente a ontem :cold:

Este mês: Temp. máxima = 27,1 ºC (dia 17); Temp. mínima (estação IPMA) = 2,4 ºC (dia 6).
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Será caso para dizer onde está a Primavera?... Passamos do Inverno directamente para o "estio". Que brasa esteve hoje! De realçar a diferença entre o Algarve (litoral) e o resto do país no dia de hoje. É um clima à parte;)
Ainda à pouco às 22h30 estavam 19ºC aqui à porta de casa (termómetro do carro). A estação de Loulé marca actualmente 16,1ºC.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 21,2 ºC (16h59)
Temperatura mínima = 9,8 ºC (06h59)

Ontem (Sexta-feira)

Temperatura máxima = 21,6 ºC (17h18)
Temperatura mínima = 8,3 ºC (07h13)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 15,6 ºC
Pressão atmosférica = 1018 hPa

Este mês: Temp. máxima = 27,1 ºC (dia 17); Temp. mínima (estação IPMA) = 2,4 ºC (dia 6).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,404
Local
Olhão (24 m)
Este é o mês de Abril mais pobre em termos de precipitação dos últimos anos, nunca me lembro de um mês de Abril tão seco como este. Por aqui, já levamos 17 dias sem precipitação e promete chegar a um mês ou mais. Vendo o GFS, a secura promete entrar Maio dentro e não acredito que chova algo significativo, mais um ano hidrológico abaixo da média, como tem sido a norma por aqui.

Sigo, com céu com algumas nuvens do levante e 22.3ºC.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Parece-me muito difícil que chova até ao fim deste mês e as previsões só apontam para alguma precipitação lá para a primeira semana de Maio (uma utopia portanto). Vamos então aproveitar os dias típicos de Primavera (agora sim... mais frescos), pena é faltar alguma chuva característica deste mês.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Este é o mês de Abril mais pobre em termos de precipitação dos últimos anos, nunca me lembro de um mês de Abril tão seco como este. Por aqui, já levamos 17 dias sem precipitação e promete chegar a um mês ou mais. Vendo o GFS, a secura promete entrar Maio dentro e não acredito que chova algo significativo, mais um ano hidrológico abaixo da média, como tem sido a norma por aqui.

Sigo, com céu com algumas nuvens do levante e 22.3ºC.

Será caso para perguntar o que virá aí? vamos ter chuva(significativa) ainda? ou vamos perfazer praticamente 5/6 meses (até assusta) sem chover? Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto e quiça Setembro sem gota que corra no alcatrão? Parece-me difícil mas plausível. Parece-me quase certo que ainda virá chuva antes da entrada do Verão mas ao mesmo tempo começo a ver as hipóteses a esgotarem-se em particular aqui para o Sotavento Algarvio.