Seguimento Sul - Abril 2014



Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Mais uma de Santana da Serra:
8pXV0KR.jpg


A foto não é da minha autoria
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Sigo 21 mm e a luz já piscou 3 vezes.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Vento forte causa estragos em Vilamoura

Por lapso meu, esqueci-me de referir a data, o vento forte foi ontem pelas 19 horas.

Reportagem da Sic

[ame="http://videos.sapo.pt/h7rcJgSh5yZ0kq5I6pMK"]http://videos.sapo.pt/h7rcJgSh5yZ0kq5I6pMK[/ame]

Reportagem da RTP

[ame="http://videos.sapo.pt/Z8bK4Df8JUcoq0RUHIqi"]http://videos.sapo.pt/Z8bK4Df8JUcoq0RUHIqi[/ame]
 
Última edição:

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Amanhã já teremos abertas e como não viémos de um inverno chuvoso por aqui, os barrancos também limpam mais depressa. Quinta-feira há Rally mas da lama já não se safam.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Segundo este vídeo constatei que o tornado ocorreu por volta das 17:30h, certo?, derrubou várias árvores( principalmente pinheiros) e causou danos em edifícios como se pode ver nas imagens.
Hoje havia chance de haver tornados na região algarvia e alentejana tal como alguns membros referiram ,como o Stormy.
Portanto na minha opinião não foi só vento que provocou estes estragos todos mas sim um tornado F0, pois ás 17:30h a refletividade no radar estava elevada.

Fica aqui uma imagem radar das 17:30h

http://www.ipma.pt/resources.www/data/observacao/radar/imagens/20140401/nCeZKcoEdmMprelyILnu/far140401173030.jpg[/IMG]

O suposto tornado ocorreu ontem, e não hoje.:)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Amanhã já teremos abertas e como não viémos de um inverno chuvoso por aqui, os barrancos também limpam mais depressa. Quinta-feira há Rally mas da lama já não se safam.

Off-topic: Quinta-feira vai ser a super especial em Lisboa, em frente ao Jerónimos. Só na sexta é que vão para a gravilha, vamos ver se as coisas até lá se compõe.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Tens razão. :)

Continua a chover e aproximamo-nos dos 60mm... estes 5 dias são o período mais húmido desde outubro.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Sobre o possível Tornado de ontem em Vilamoura e segundo informações de pessoal amigo o fenômeno ocorreu por volta das 18:30 sendo que a zona das Benfarras tb foi afectada, com alguns trocos de arvores partidos e outros danos...

Se foi um tornado ou não isso não posso afirmar...

Sobre as imagens que mostram o possivel tornado penso que são fenomenos distintos tendo um ocorrido ao largo Vale de Lobo (o das fotos) e talvez antes das 17 h e outro (o de Vilamoura) mais tarde e na zona mais a poente de Vilamoura...

De resto e aqui na zona interior do Algarve continua a chover de forma fraca/moderada e constante...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
já choveu mais no 1º dia de Abril do que a média mensal

Inundações «pontuais» foram registadas ao longo do dia de hoje no Barlavento algarvio, nomeadamente nos concelhos de Silves, Portimão e Lagoa, mas têm sido «resolvidas prontamente pelos bombeiros», revelou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Contactado pelo Sul Informação, o CDOS revelou que, apesar da muita chuva que tem caído na região, esta terça-feira ainda não há incidentes de grande envergadura a lamentar. Apenas inundações pontuais, queda de muros, barreiras e árvores.

Ainda assim, a Proteção Civil mantém o Alerta Azul na região do Algarve.

Ontem, ao final da tarde, ventos fortes danificaram duas casas, em Vilamoura e arrancaram várias árvores na mesma localidade do concelho de Loulé. Segundo o canal televisivo SIC, «a população fala na passagem de um tornado». Mas tudo indica que, na realidade, tenha até havido dois fenómenos extremos, mais ou menos na mesma zona.

Chuva de hoje ultrapassa média mensal

Hoje, segundo o site Meteofontes, na zona de Lagoa/Portimão já caíram, desde as 11 horas da manhã, 54.4 mm de chuva. Tendo em conta que a média de chuva em Abril é de 39 mm, isto significa que logo no primeiro dia do mês essa média mensal já foi largamente ultrapassada.

Bruno Gonçalves, responsável pelo Meteofontes, disse ao Sul Informação que «o valor diário mais alto registado em Abril, pelo IPMA, é de 47,9mm… de acordo com a Normal 1981-2010», valor esse também já ultrapassado.

O meteorologista amador salientou que «a tendência é agora a chuva ir diminuindo de intensidade de Barlavento para Sotavento (que é onde a precipitação mais forte está agora), passando depois a regime de aguaceiros, que se manterão até amanhã. Mas sempre em quantidades muito menores… o valor de hoje é excecional».

Bruno Gonçalves adiantou ainda que o valor de hoje só tem equivalente «ao ocorrido no dia 16-11-2012, em que os acumulados foram similares». Ou seja, equivalente a 16 de Novembro de 2012, dia em que os concelhos de Lagoa e de Silves foram afetados por um tornado, que deixou um rasto de destruição. Felizmente, desta vez tem sido sobretudo a chuva a cair com intensidade.

«Naquele dia, as trovoadas eram mais fortes, o que denotava maior convetividade. Hoje foram fracas e dispersas, as nuvens não tinham todos os ingredientes para crescerem ainda mais na vertical! Ontem, por exemplo, havia muito mais instabilidade», acrescentou.

Fonte: Sul Informação

O meu vizinho ecobcg sempre em cima do acontecimento. :D
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Sim, vai continuando a pingar por aqui, seguindo com 59,4mm no Sítio das Fontes e com 71,5mm aqui em Silves.

É muita água, para tão poucas horas...:D

Não foi o dia de bater todos os recordes já registados no Sitio das Fontes (alguns ainda pertencem ao dia 16-11-2012 e ao dia 23-12-2009), mas hoje registaram-se estes:
- maior precipitação em 3 horas, com 49,8mm
- maior precipitação em 6 horas, com 54,0mm
- maior precipitação em 9 horas, com 56,8mm
- maior precipitação em 12horas, com 58,6mm

O dia ainda não acabou, veremos se é batido o dia com maior precipitação, que ainda é de 16-11-2012, com 62,8mm. (não me parece que chegue lá, mas...). :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, levo 27 mm acumulados e continua a chover.

ecobcg, hoje tem sido uma verdadeira fonte por aí :D
 
  • Gosto
Reactions: ecobcg

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Agora se for preciso, só chove em Setembro.... ehehehe!:D

Mas em Setembro, vai ser aqui na minha zona, a tua estação era a que marcava menos precipitação neste ano hidrológico com hoje deste um bom avanço, por isso, Setembro vai ser meu. :D

Em termos de recordes, o meu recorde máximo de precipitação já está muito longe, refere-se a 2 de Outubro de 2007 e a 28 de Setembro de 2008 e são 71 mm. :D
 
  • Gosto
Reactions: ecobcg