Seguimento Sul - Abril 2015

Que valente chuvada agora. :shocking:

• Gosto
Reactions: StormRic
Este era o cenário na zona de Serpa esta tarde.
yaeHVzB.jpg

is86nl9.jpg

mV37LkU.jpg

Imagens de Marco Cristo

Luís tu que andas sempre a queixar-te, afinal tens ai precipitação que é uma maravilha, ainda superas os 20mm! :cool:
Como diz o ditado popular: "Quem não chora não mama!" :D

Vou experimentar: Fogo aqui não chega nada, é sempre a mesma coisa. Por todo lado belos acumulados e aqui esta miséria! :disgust::sad:
(Deixem lá ver se resulta. Logo ao final do dia logo lhes conto!) :lmao:

E não é que resultou! :lmao:

Termino o dia debaixo de chuva moderada e com um acumulado diário dos melhores que tenho em registo: 28,2mm! :rain:

Apesar de durante a madrugada e grande parte do dia não ter resultado em nada de especial no que respeita a acumulados de precipitação (às 17h apenas tinha 6,4mm), a verdade é que daí em diante tem chovido bem!

O dia foi de céu muito nublado e a temperatura variou entre os 9,9ºC ás 2h37 e os 16,2°C pelas 16h21.

Por cá foi passando quase tudo ao lado ou quando chegava vinha já sem vigor. Felizmente ao final da tarde as coisas mudaram e houve bons períodos de chuva. Trovoada é que não se escutou por estas bandas.

Destaque para esta célula de curta duração, mas com cores interessantes ali para os lados de Arronches.

NYpTZm4.jpg

Uma imagem do dia num dos aguaceiros que se abateu aqui pela cidade, neste caso pelas 18h aproximadamente.

NZKbk4V.jpg

Neste momento chove moderadamente e neste novo dia 10/04/2015 já tenho um acumulado de 4,2mm. A temperatura actual é de 12,1ºC.

Abraço.

Este era o cenário na zona de Serpa esta tarde.

Termino o dia debaixo de chuva moderada e com um acumulado diário dos melhores que tenho em registo: 28,2mm! :rain:

Os acumulados em diversas zonas do Alentejo têm excedido as expectativas, finalmente um evento que absolutamente não desiludiu! Nessas zonas penso que se pode considerar a seca travada e reposta uma quantidade de água no solo significativa, como atestam aliás essas imagens :thumbsup:

Na EMA de Elvas do IPMA foram acumulados 48,4 mm ontem, com pico de precipitação entre as 23h e as 0h (UTC) de 16,7mm; 33,4 mm em 6 horas.

40,0 mm em Alvalade em 24 horas, até às 15h de ontem.

65,4 mm em Beja, em 24 horas, até às 23h de ontem, com pico de intensidade de duas horas 15,6mm/13,5mm das 16h às 18h (UTC); 76 mm em 48 horas, média do mês já excedida.

Última edição:
... aí não se percebe...

A gente agora vai ver muita coisa curiosa que não víamos antes :)
Ontem depois quando fui ver o perfil vertical nas imagens tradicionais, a altura da célula era mesmo modesta, provavelmente vamos levar um tempo a habituarmos-nos a este novo mundo do radar.

Entretanto, por curiosidade

tqPsB8K.jpg

Há algo aqui perto na serra, e deve haver festa da grossa em Espanha, para haver ecos cor de rosa :eek:

Os ecos era da saraiva, soube ontem que essa célula de Domingo passado que vemos em Espanha era uma supercélula com uma estrutura espectacular que gerou várias funnels na província de Badajoz (Extremadura).

Hoje tenho direito a uma linha de precipitação só para mim... ehehe
É muito estreita e tem estado a afectar a estação de Carvoeiro com alguma precipitação (4,2mm), enquanto que nas Fontes registou bem menos (0,8mm).

Neste momento um eco um pouquinho maior mesmo em Carvoeiro :D

C5F6klw.png

10330420_954243297953992_1858233493639194396_n.png

Hoje tenho direito a uma linha de precipitação só para mim... ehehe
É muito estreita e tem estado a afectar a estação de Carvoeiro com alguma precipitação (4,2mm), enquanto que nas Fontes registou bem menos (0,8mm).

Neste momento um eco um pouquinho maior mesmo em Carvoeiro :D

Que pontaria! Até parece que foi encomendado para ti! :D

• Gosto
Reactions: ecobcg
Boas...

Por aqui neste extremo Sudeste a seca continua... o que caiu pouco deu! já está tudo sequinho.

Dia agradável por aqui com céu apresentando alguma nebulosidade. Vento fraco de Sul.

Onde descarregou bem foi na zona das barragem de Beliche e Odeleite... Pelo menos isso!! Venha o próximo evento que este mais uma vez foi para esquecer por aqui!

• Gosto
Reactions: StormRic
Eu ainda estou à espera para fazer as pazes com o nosso clima:D No geral do Algarve parece-me que o que choveu foi muito pouco ainda. Estive lá na Páscoa e a seca pareceu-me bem forte. Paisagem de final de Maio no início de Abril é algo que não me recordo de ver muitas vezes. Até as alfarrobeiras estão a sofrer com a seca e o ano parece que será bem fraco de produção. O que parece haver muito é amêndoa, no entanto senão chover poderá vir a ser afetada também.
Esperemos que nos próximos dias haja mais aguinha a cair dos céus e que não se fique por aqui. Até fim de Abril pode chover à vontade e depois umas boas trovoadas em Maio;)

Fiquei contente por ver essas imagens de água no Alentejo! Já bem precisava!