Seguimento Sul - Abril 2015

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Referes-te a que região? Essa estação, o Algarve, o Sul, o país em geral? As conclusões tiradas da situação no fim de Março pelo IPMA adicionadas do que se pode concluir de Abril até ao momento e que segundo as previsões dos modelos, GFS em particular, poderão ser as conclusões finais de Abril para a região Sul e parte sul da região centro, parecem-me apontar para uma situação de seca em nada a ver com o ano passado. Claro que o Setembro e o novo ano hidrológico ou os seguintes equilibram sempre as contas, o problema está neste ano e na perspectiva da primavera restante e do verão que vamos ter em termos agrícolas, hidrológicos e incêndios.
Para complementar os valores indicados na última mensagem fica aqui uma proposta de classificação do mês de Abril caso os totais se fiquem pelos valores presentes. Os valores dos decis são retirados de uma publicação do IPMA já referida noutros resumos.
X6bTppW.jpg


Sublinhe-se que esta é uma classificação só do mês de Abril. Contava-se com este mês ser extremamente chuvoso para equilibrar os quatro meses secos anteriores: não vai acontecer, excepto em raros casos pontuais.

StormRic boa tarde! :)

Podias aclarar-me uma dúvida por favor, que valor total é esse de 77,9 na EMA do IPMA de Elvas?
É que a classificação de chuvoso para nada se reflecte nos campos. Continua tudo muito seco. Este tipo de precipitações convectivas e muito localizadas são enganosas. Se por ventura uma estação meteorológica registar muita precipitação por ter ficado na rota de uma ou mais boas células e 3 km ao lado pouco ou nada tiver chovido, esses dados recolhidos são enganosos, pois em pouco reflectem a realidade de toda uma região.

Por exemplo neste mês de Abril o total da minha estação é até ao momento 50mm e o total da EMA do IPMA é de cerca de 24mm (excluindo o dia 9 que não houve registo e do 1 ao 8 já não aparece nos gráficos deles). Eu pelo menos não tenho mais dados.
Recordo que a precipitação no mês de Abril na normal de 1971-2000 da EMA de Elvas do IPMA é de 51,2mm.

Comparando dois dias podemos ver as diferenças por vezes tão expressivas entre as duas estações que distam em linha recta cerca de 4km apenas:

vYEroLv.png
FoSdbsc.jpg


Dia 10 na EMA de Elvas do IPMA cerca de 6mm na minha estação 10,6mm.
Dia 15 na Ema de Elvas do IPMA 18,2mm e na minha estação apenas 6,6mm
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Podias aclarar-me uma dúvida por favor, que valor total é esse de 77,9 na EMA do IPMA de Elvas?

No dia 9 a precipitação em Elvas foi de 48,4mm. No dia seguinte o resumo diário do IPMA saíu incorrecto aparecendo apenas uma estação em todo o mapa. Mas mais tarde voltaram a publicar o mapa do dia 9 já corrigido com todas as estações.
O registo que eu faço é de hora a hora e logo na manhã do dia 10 coloquei uma mensagem neste seguimento a dar conta desta precipitação notável em Elvas, aliás registada também pela tua estação.
Os acumulados em diversas zonas do Alentejo têm excedido as expectativas, finalmente um evento que absolutamente não desiludiu! Nessas zonas penso que se pode considerar a seca travada e reposta uma quantidade de água no solo significativa, como atestam aliás essas imagens :thumbsup:

Na EMA de Elvas do IPMA foram acumulados 48,4 mm ontem, com pico de precipitação entre as 23h e as 0h (UTC) de 16,7mm; 33,4 mm em 6 horas.

40,0 mm em Alvalade em 24 horas, até às 15h de ontem.

65,4 mm em Beja, em 24 horas, até às 23h de ontem, com pico de intensidade de duas horas 15,6mm/13,5mm das 16h às 18h (UTC); 76 mm em 48 horas, média do mês já excedida.

PHflfuv.jpg


Como é óbvio a classificação que eu propus na mensagem refere-se apenas à precipitação na EMA de Elvas e para o mês de Abril, baseada como indiquei, nos decis obtidos a partir da série de observações de vários anos usada no estudo do INMG. Esses decis estão no quadro que apresentei.

No fim da mensagem sublinho que a classificação é só do mês de Abril, não é do ano hidrológico até à data e concluo o que referes na tua mensagem, que a seca se agrava excepto em casos pontuais. Aliás tenho estado ao longo destes meses a apontar que a sucessão de meses secos desde Dezembro estava seguramente a ter consequências no conteúdo de água no solo e no estado das culturas. No fim de Março o IPMA apresenta um valor para essa região, aliás para a maior parte do território do continente, entre 40% e 50%.
oRr8gtR.jpg


É um conteúdo de água no solo muito baixo para o fim de Março, após o inverno.
E a primavera já não está a decorrer de uma forma homogénea para todo o território, como é aliás a sua característica habitual. Não podemos estar à espera de surpresas para remediar a situação.
 
  • Gosto
Reactions: actioman

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Comparação da situação no fim de Março, o ano passado e este ano, relativamente ao índice de seca:
q4pKEWa.jpg
gBophby.jpg


O Abril do ano passado:
On2kyas.jpg


Na região sul e grande parte da região centro, a sul da cordilheira central, houve valores de precipitação acumulada entre 50 e 100mm; superiores a 100mm numa faixa desde Évora a Portalegre.
Comparem com os valores do corrente mês, só quatro estações com mais de 50mm, nenhuma acima dos 100mm.
A situação este ano é bem mais seca do que o ano passado.
 
  • Gosto
Reactions: actioman e Thomar

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Dia 10 na EMA de Elvas do IPMA cerca de 6mm na minha estação 10,6mm.
Dia 15 na Ema de Elvas do IPMA 18,2mm e na minha estação apenas 6,6mm

Para o dia 15 a comparação é válida e espelha bem a variabilidade espacial que referes. Para o dia 10 na verdade a relação de valores até é ao contrário, visto que a tua estação recomeça o acumulado diário à meia-noite que nessa data corresponde às 23h utc do dia 9. Os acumulados diários nas estações do IPMA são iniciados à 0h utc portanto para comparar o dia 10 com a tua estação tem que se juntar aos 5,3mm do IPMA no dia 10 os 16,7mm que caíram das 23h do dia 9 às 0H do dia 10, o que dá 22m para o dia 10 em horas legais. Aquela sitiuação das células do dia 9 para o dia 10 era realmente de molde a exacerbar as diferenças espaciais! Já na tarde do dia 10 a precipitação que caíu estava mais equilibrada, 3,6mm na tua estação e 4,1mm na IPMA.
No dia 15 a precipitação na EMA foi concentrada praticamente em uma hora, das 20h às 21h locais caíram 15,1mm; na tua estação, nesse período, 5,3mm.
 
  • Gosto
Reactions: actioman e Thomar

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A frente da madrugada de Domingo ajudará a aproximar o Abril da normalidade de uma forma geograficamente mais homogénea na região sul, mas o Algarve será o menos contemplado com este bónus.
8huydL7.png

ly1y25o.png


Uma dezena de milímetros ou pouco mais por todo o Alentejo, menos de 10 mm pelo Algarve.
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)