Seguimento Sul - Abril 2016

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Boas, por aqui, dia de céu nublado mas deve ter chovido durante o dia mais 2 mm, de manhã quando saí de casa tinha 7 mm e agora tenho 9 mm. Passei o dia, da banda de lá do Algarve e quase não choveu, só umas pingas na zona da Senhora da Rocha por volta das 14 horas, de resto, sol muitas bifas com as pernas a mostra. :D

Que chuvada! :rain:o vento intensificou-se, só falta mesmo a trovoada

• Gosto
Reactions: Manmarlopes
Está uma célula estacionada a sul de Olhão, a coitada nem chega cá. :lol: Vai ser esta que vai descarregar 30 mm por aqui. :pray:

As células estão com uma direção incerta, tão depressa parecem estar de SW como de SE

Chuva moderada persistente.

• Gosto
Reactions: Manmarlopes
Estremoz: muita chuva na ultima meia hora ... :rain:

Até que ponto a Serra d`Ossa tem sido hoje um factor catalisador para desencadear correntes ascendentes de massas de ar, dando origem a linhas de instabilidade que depois se dirigem para norte? Tem sido uma constante desde o final da tarde.

O facto de termos tido uma depressão a oeste de Portugal Continental (sinceramente não me lembro de situações sinópticas deste tipo ocorrerem, isto é, de termos centros de baixas pressões estáticos a oeste de Portugal Continental) contribui para a entrada de massas de ar húmidas e quentes procedentes do Atlântico, carregadas de humidade, muito favoráveis à ocorrência de precipitação.

Imagem de satélite às 19h20
19.04.2016_19h20.JPG

SAT24

19.04.2016_19h00.JPG

IPMA

Última edição:
Chove torrencialmente :rain: 25.5mm no Assumar :rain: belíssimo acumulado.
vi um relâmpago e ouvi o trovão :trovao: a descarga foi perto do Assumar a NW, mesmo ao lado da IP2, mesmo onde está o eco amarelo na imagem de radar das 22:35h.
79.9mm mensais

Última edição:
Olhando à evolução da nebulosidade pela animação das imagens de satélite, novas linhas de instabilidade deverão entrar pelo sul do continente ao longo da noite, sendo previsível a continuação dos aguaceiros e trovoadas dispersas ao longo desta noite... Entretanto descargas eléctricas agora pelo nordeste alentejano.

Esta situação de instabilidade está aliada à presença de ar muito frio em altitude e aos elevados níveis de humidade relativa na troposfera, sendo previsível a continuação da instabilidade durante os próximos dias.

Última edição:
Olhando à evolução da nebulosidade pela animação das imagens de satélite, novas linhas de instabilidade deverão entrar pelo sul do continente ao longo da noite, sendo previsível a continuação dos aguaceiros e trovoadas dispersas ao longo desta noite... Entretanto descargas eléctricas agora pelo nordeste alentejano.
Achas que essas linhas de instabilidade vão chegar aqui ao Nordeste Alentejano?

Achas que essas linhas de instabilidade vão chegar aqui ao Nordeste Alentejano?

A pergunta é boa :D mas eu não tenho resposta para isso. O melhor mesmo é ir dormir com um olho fechado e outro aberto, a ver mesmo se ainda vem por aí qualquer coisa durante a noite ;)

(desculpem o off)

Onde neste momento também está a descarregar bem é no sotavento do Algarve (regime de aguaceiros).

Última edição:
A pergunta é boa :D mas eu não tenho resposta para isso. O melhor mesmo é ir dormir com um olho fechado e outro aberto, a ver mesmo se ainda vem por aí qualquer coisa durante a noite ;)

(desculpem o off)
Hahaha, boa ideia :D obrigado na mesma :thumbsup: