Seguimento Sul - Abril 2019

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Mas isso já é normal na estação dele .. Chove bem mais sempre na estação dele .

Não vi, nada de muito especial no radar nessa zona. Se formos ver, o radar de Loulé, a instabilidade teve praticamente concentrada entre Olhão e Tavira.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Esta estação perto de Moncarapacho, acumulou 30.99 mm. :eek: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IOLHO4/graph/2019-04-18/2019-04-18/daily

Acumulado entre as 13 e as 14h do radar de Loulé

21424945_KM0FJ.jpeg


A célula passou mesmo, por cima, desta estação.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boa noite.

Fico contente que algumas zonas do sul tenham tido bons acumulados, embora muito localizados, e por vezes com o "estrago" de grandes granizadas...

No entanto aqui pela zona cheira um pouco a 'fiasco'. Após o aguaceiro fraco da hora de almoço não choveu mais durante o dia. Vila viçosa deve ter cerca de 5/6 mm nestes dois dias quando estavam previstos mais de 30mm.
Amanha já dá menos chuva, mas pode ser que alguma célula passe por aqui com mais intensidade, mas a esperança é pouca :disgust:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, vai aumentando a nebulosidade e o radar do IPMA, já mostra alguns chuviscos a norte daqui. A tarde, vai ser de aguaceiros e trovoadas por aqui.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boa tarde.

Durante a manhã em Vila Viçosa houve aguaceiros fracos intermitentes..
Para os lados de Estremoz estava mais escuro, e como foi dito aqui, deve ter chovido a manhã toda por lá. O radar mostra que a célula 'teve muito tempo por cima de Estremoz.

Por aqui os aguaceiros foram tão fracos que o chão por baixo das laranjeiras nem se chegou a molhar..

O sol quando abre esta bem quente. Vamos ver se ainda vai alguma coisa durante a tarde, mas parece me que o evento acabou por aqui :buh:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa tarde.

Durante a manhã em Vila Viçosa houve aguaceiros fracos intermitentes..
Para os lados de Estremoz estava mais escuro, e como foi dito aqui, deve ter chovido a manhã toda por lá. O radar mostra que a célula 'teve muito tempo por cima de Estremoz.

Por aqui os aguaceiros foram tão fracos que o chão por baixo das laranjeiras nem se chegou a molhar..

O sol quando abre esta bem quente. Vamos ver se ainda vai alguma coisa durante a tarde, mas parece me que o evento acabou por aqui :buh:
Até estão a surgir pequenas células por aí, eu estou pior porque a minha zona nunca foi muito propícia a situações convectivas, salvo algumas excepções. Já a zona de Elvas e Campo Maior, por exemplo, é!
Bem, alguma chuva fraca de manhã que com o sol que está neste momento já se evaporou. :D Estão a surgir células na zona de Cáceres mas estão longe e mesmo que cheguem à fronteira, existe uma barreira chamada Serra de S. Mamede que acaba por as dissipar.
Aqui na região, safa-se o acumulado de Portalegre ontem graças a uma células bastante localizada. A EMA de Elvas ainda nem aos 5mm chegou neste evento, e em Arronches o valor deve andar lá perto, talvez seja um pouco superior graças aos aguaceiros pré frontais de Quarta-feira mas de resto, nunca mais choveu nada de jeito.

Vão aparecendo as bigornas:
9doZBBE.jpg


18,8ºC.
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Aqui na região, safa-se o acumulado de Portalegre ontem graças a uma células bastante localizada.
Mesmo assim ainda é preciso muito mais do que um aguaceiro torrencial...

Já de volta ao Alentejo sigo com 15.9ºC e algumas nuvens dispersas, hoje parece que não se passa nada de mais mas veremos o resto da tarde. 1.0mm acumulado de manhã.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Mesmo assim ainda é preciso muito mais do que um aguaceiro torrencial...
Obviamente! Mas isso é assim em qualquer local, mesmo que seja um acumulado bastante elevado, daí esta situação típica de Abril e Maio já não ajudar em nada. As trovoadas apenas contribuem para as médias, coisa que não importa nada numa seca como esta.

Entretanto, as células vão perdendo força. Fico contente pela rega que houve em vários locais mas é preciso muito mais. Não considero este evento um fiasco porque estas situações são mesmo assim e já estava à espera.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Obviamente! Mas isso é assim em qualquer local, mesmo que seja um acumulado bastante elevado, daí esta situação típica de Abril e Maio já não ajudar em nada. As trovoadas apenas contribuem para as médias, coisa que não importa nada numa seca como esta.

Entretanto, as células vão perdendo força. Fico contente pela rega que houve em vários locais mas é preciso muito mais. Não considero este evento um fiasco porque estas situações são mesmo assim e já estava à espera.

Isto vai regar as ervas e flores da Primavera, ao menos é muito melhor que nada. O mal já está feito, não choveu entre Outubro e Março nada de jeito.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Até estão a surgir pequenas células por aí, eu estou pior porque a minha zona nunca foi muito propícia a situações convectivas, salvo algumas excepções.

Sim, houve formação de algumas células na zona alandroal-redondo-reguengos. Estava escuro para aqueles lados, mas para aqui nada, teve sempre sol. A esperança de apanhar alguma coisa por aqui seriam células vindas de Espanha ou zona de Elvas, mas não me parece que venha nada..