Seguimento Sul - Abril 2019

Quem estiver a fazer a A6, ou tenha feito na última hora a viagem Lisboa-Elvas, deve estar a deparar com um cenário bem negro :rain::thumbsup:

kJXinc1.jpg


ch07DEW.jpg
 
Está agreste para sudeste
 
Já chove na minha zona... Bom seguimento a todos! :rain::uau:
 
Alentejo Central: a actividade convectiva mantem-se generalizada, procede de sudoeste e desloca-se para nordeste... A Serra d`Ossa e outros relevos mais elevados favorecem o desenvolvimento vertical das massas de ar que reforçam a actividade convectiva.
 
Cenário atual com uns bem frescos, 13,3ºC.
wrdbIsu.jpg

PbRPkLJ.jpg
 
A EMA de Aljezur do IPMA registou 19,6 mm na última hora (2h - 3h utc)!

Ontem à tarde, a EMA de Aljezur do IPMA escapou ao pior da região, terminando com cerca de 6 mm "apenas". A estação amadadora de Vales no planalto do Vale da Telha a escassos km acumulou entre ontem e esta noite 63 mm. E por relatos de amigos que vivem no Rogil (cerca de 5 km de Aljezur) ontem foram 3 horas seguidas de trovoada forte e feio, corte de satélite e água a entrar pelas portas.
 
Não pára de chover desde as 14h, sempre de forma fraca a moderada mas persistente.

Agora chove moderado com 12,6ºC. Já não estava habituado a ter uma temperatura destas a esta hora. :D

A netatmo segue com 8.6mm. Março terminou com uns miseráveis 23.6mm enquanto que no ano passado foi aos 269mm. O ano 2019 ainda não chegou aos 80mm nesta estação mas aparentemente abril pode amenizar um pouco isto.
 
Mau tempo faz inundações em Elvas
Várias casas ficaram inundadas necessitando da presença dos bombeiros voluntários.

A chuva que tem vindo a cair com grande intensidade nalguns locais do Alentejo já faz algumas inundações.

Em Elvas, no centro da cidade, os bombeiros voluntários da cidade tiveram que intervir após inundações em habitações.

Pelo menos em dois dos locais estiveram os bombeiros voluntários do concelho.

Não existem danos a salientar.

https://televisaodosul.pt/mau-tempo...Jcz-81fVe2SttRXzLA5SLIjuPv9GHzt7TB99S0vjj-Gec