E daí? Os acumulados no Baixo Alentejo (sobretudo em zonas mais interiores) em março foram quase 1,5 vezes superiores ao normal. Óbvio que, depois dum período de estio de 2 meses, ter 60 mm ou mais em duas semanas é fantástico...
Refiro-me desde o dia 20 de Março, altura em que começou a chover com jeito no Baixo Alentejo. E desde esse dia foram 6 dias com chuva abençoada. Desde esse dia até hoje, Alvalade do Sado acumulou mais de 60 mm. A prova está nos campos, a partir do dia 20 de Março o panorama mudou radicalmente, o crescimento das searas, mais verdes e viçosas já tapam os terrenos que iam ficando com erva seca. Para as barragens e toalhas freáticas é insuficiente, pois precisaria de chover muito mais, mas para a vegetação é excelente.
No Algarve até agora caiu menos de 1 mm na maior parte da costa. Mesmo assim, na maior parte dos locais, até foi acima do que estava previsto por certos modelos (que nem sequer previam uma gota).
Boas,
Manhã toda com chuva fraca/moderada, mais uma boa rega.
Acumulados dentro do previsto:
Portalegre: 8.2mm
Portalegre (MeteoAlentejo): 8.7mm
Netatmo: 8.7mm
Elvas: 8.9mm
Campo Maior (MeteoAlentejo): 6.6mm
71.1mm mensais na netatmo. Tendo em conta que a média 71-2000 para Portalegre é de 78mm, já está acima da média porque aqui nas zonas mais baixas é sempre inferior. 193.9mm anuais. Até ao momento, ao comparar com o ano passado, todos os meses têm tido mais precipitação excepto fevereiro. É de referir que 2019 só ultrapassou a barreira dos 200mm nesta estação em outubro, foi mesmo um ano péssimo.
Aqui estão os acumulados registados nesta manhã, no Algarve:
- Marmelete: 1,9 mm
- Bensafrim: 0,7 mm
- Portimão: 0,6 mm
- Ferragudo: 0,5 mm
- Almancil: 1,6 mm
- Faro: 0,8 mm
- Ilha de Faro: 0,3 mm
- Alportel: 1,6 mm
- Tavira: 1,2 mm
- Villablanca: 1,6 mm
O acumulado mensal deve rondar os 15 mm na costa e, na serra, deverá andar nos 40 mm ou mais. A média anda entre os 40 mm na costa e os 80 mm (???) na serra. Se a chuva que estiver prevista na próxima semana cair, a média será ultrapassada nuns quantos pontos do Algarve. Será o segundo mês consecutivo em que isso acontece.