Seguimento Sul - Abril 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
É pena que hoje não tenha chovido no Alentejo, mas também era o que já estava previsto. A única estação que acumulou precipitação hoje em toda a região do Alentejo foi a estação de Montemor-o-Novo (0,3 mm). :rain:

Contudo, os próximos dias prometem... :uau:
 


Smota

Cirrus
Registo
8 Out 2015
Mensagens
73
Local
Crato
Boa tarde. Por aqui céu escuro, 16C e já chove, mas pouco.
050e5953e0c562817468647ac9e38038.jpg


Enviado do meu SM-A530F através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Por aqui o dia começou com nevoeiro que rendeu 0.2mm na netatmo. Tarde com muitas nuvens, mas sem chuva e com temperatura agradável.
Neste momento, avistam-se a células que estão no Baixo Alentejo:
7Ngf2db.jpg

Tímidos Mammatus...
XVyaLV2.jpg


18,3ºC atuais.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Evolução das células que estão junto à fronteira, a Sul daqui. A que tem crescido aqui mesmo em frente é a que está neste momento já a Norte do Alqueva.
7j3tgKN.jpg

Alguns mammatus na bigorna da célula mais para Leste:
dG5WYT4.jpg

ewEp0FX.jpg

RndUHbg.jpg


Neste momento:
fYjc8eD.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Desculpem a qualidade, mas é o que se arranja...
2PoyFaf.png
 

fcapelas

Cirrus
Registo
24 Out 2012
Mensagens
50
Local
Terrugem Elvas
É pena que hoje não tenha chovido no Alentejo, mas também era o que já estava previsto. A única estação que acumulou precipitação hoje em toda a região do Alentejo foi a estação de Montemor-o-Novo (0,3 mm). :rain:

Contudo, os próximos dias prometem... :uau:
Lamento informar q esta totalmente errado Terrugem Elvas cai uma monumental carga de agua...
E desde 20 Março vão 136mm.....
Pena n ter vindo 20
Dias antes...
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Boas,
Por aqui o dia começou com nevoeiro que rendeu 0.2mm na netatmo. Tarde com muitas nuvens, mas sem chuva e com temperatura agradável.
Neste momento, avistam-se a células que estão no Baixo Alentejo:

18,3ºC atuais.

Confirmo chuva e trovoada (embora tímida, pelo menos aqui em Moura...) desde as 17h até cerca das 20h! Apenas meia dúzia de trovões longínquos, o melhor foi mesmo a chuva, que sem ser intensa, foi muito "bem caída"! Que venha mais!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Como sempre fiquei com os restos, mas chove moderado. Ainda deu para apreciar o festival elétrico! :D

A netatmo acumulou 11.9mm em menos de 1 hora e está quase nos 100mm mensais (93.3mm).

17.6mm na última hora em Elvas.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Como sempre fiquei com os restos, mas chove moderado. Ainda deu para apreciar o festival elétrico! :D

A netatmo acumulou 11.9mm em menos de 1 hora e está quase nos 100mm mensais (93.3mm).

17.6mm na última hora em Elvas.
Elvas já vai com mais de 180% da normal para abril em menos de 13 dias!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Elvas já vai com mais de 180% da normal para abril em menos de 13 dias!
Sim, desde dia 5 já acumulou 81.5mm sendo que só me falta contar o valor de dia 1. Deve estar nos 100mm ou perto disso tal como a netatmo. De referir que a média mensal aqui na zona é cerca de 60mm ou nem isso.
A estação que eu tenho como referência desde dia 20 de Março acumulou 146.6mm, o que é fantástico!
Temos tido bons dias de precipitação aqui pelo Alto Alentejo e a prova disso é que qualquer curso de água corre e em alguns locais já há água a brotar. A Barragem tem recuperado bem.
Veremos o que rende esta semana, pelos menos os acumulados previstos são excelentes para uma semana.
_____________

Entretanto, esteve a chover com força, mas já acalmou. Ficou bastante fresquinho, 11,1ºC atuais.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Lamento informar q esta totalmente errado Terrugem Elvas cai uma monumental carga de agua...
E desde 20 Março vão 136mm.....
Pena n ter vindo 20
Dias antes...
Comentei demasiado cedo... É o que dá! :D