Seguimento Sul - Abril 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boas, por aqui, dia de céu limpo e calorzinho para ver as vistas. :malandro:

Máxima: 25.4ºC
mínima: 13.8ºC

Amanhã, está previsto 30ºC para Faro, veremos se o recorde de Abril em Faro será batido que é de 30.1ºC.

Só agora é que vi que neste domingo de Páscoa estão previstas mínimas tropicais para vários pontos do Algarve! :calor: Não me lembro de ver isto em abril... :surprise:

Só agora é que vi que neste domingo de Páscoa estão previstas mínimas tropicais para vários pontos do Algarve! :calor: Não me lembro de ver isto em abril... :surprise:
Aqui já se faz notar, estou com a janela aberta já há várias horas e a temperatura do quarto está a ter dificuldades a baixar dos 21ºC :calor:

Houve estações amadoras que registaram mínimas tropicais nesta noite no Sotavento. Inimaginável tendo em conta que estamos em abril! :calor:

Houve estações amadoras que registaram mínimas tropicais nesta noite no Sotavento. Inimaginável tendo em conta que estamos em abril! :calor:
Não sei qual é a mínima mais alta registada em Abril nas estações do IPMA, mas não deve ter havido recordes.
A estação de Olhão registou mínima horária de 20,4ºC, mas a mínima real foi de 19,7ºC. Faro registou mínima horária de 20,3ºC, resta esperar pelos registos amanhã, mas também não deve ter sido tropical (sem arredondamentos).

Nos anos em que Abril foi mais quente, e que há boletim, as mínimas mais altas foram:
2017: 19,1ºC em Portalegre.
2011 (2º abril mais quente desde que há registos): 19,9ºC na estação da Serra do Pilar (Porto).

Boas,
Ontem foi o dia mais quente do ano, até ao momento, por todo o lado.
A máxima em Arronches foi de 28,3ºC.

Esta temperatura é considerada fresca no verão por aqui, mas agora dá a sensação de bastante calor, visto também ser a primeira máxima próxima dos 30ºC. Tal como acontece com o frio, é questão de hábito.

Hoje já está um pouco mais fresco, pois o sol também tem estado um pouco filtrado por nuvens altas. Estão 22,9ºC.

Não sei qual é a mínima mais alta registada em Abril nas estações do IPMA, mas não deve ter havido recordes.
A estação de Olhão registou mínima horária de 20,4ºC, mas a mínima real foi de 19,7ºC. Faro registou mínima horária de 20,3ºC, resta esperar pelos registos amanhã, mas também não deve ter sido tropical (sem arredondamentos).

Nos anos em que Abril foi mais quente, e que há boletim, as mínimas mais altas foram:
2017: 19,1ºC em Portalegre.
2011 (2º abril mais quente desde que há registos): 19,9ºC na estação da Serra do Pilar (Porto).
A mínima mais alta em Faro (Aeroporto) é de 19.7ºC a 28/04/2010. Em Faro, provavelmente a mínima não foi tropical e até à meia-noite as mínimas podem ser batidas.

Por aqui, já chegou aos 24.6ºC, mas desceu para os 22.5ºC, veremos se a nortada fará subir assim tanto a temperatura mais logo, eu cá tenho as minhas dúvidas que chegue aos 30ºC, talvez 27/28ºC, agora 30ºC acho demasiado e com o céu nublado por nuvens altas. A mínima foi de 18.3ºC.

A mínima em Faro (Aeroporto) foi de 18.1ºC, ainda longe do recorde e a máxima até às 19h foi apenas 23.6ºC, uma anomalia de 6.4ºC em relação à máxima prevista, existiu algumas estações que chegaram a 28ºC/29ºC, caso de Tavira, Loulé e Castro Marim.

Por aqui, dia de céu nublado por nuvens altas.

Máxima: 24.6ºC
mínima: 18.3ºC

Boas,

A máxima de hoje ficou-se pelos 25,5ºC.

Amanhã a descida ainda não vai ser significativa aqui pelo interior. No entanto, está prevista uma intensificação do vento de Oeste/NO a partir da tarde e na terça-feira a máxima deve descer praticamente 10ºC.
Os modelos começam a prever acumulados mais significativos para o final da semana, mas ainda falta algum tempo e por isso, vai haver muita mudança até lá, certamente. Veremos!

18,1ºC atuais.

A mínima mais alta em Faro (Aeroporto) é de 19.7ºC a 28/04/2010.
Recordo-me desse Abril...Quente e instável! Fez parte do último ano fora de série em termos de precipitação por aqui.
Recordo-me que houveram muitas máximas nos 30°c ou lá perto mas também muita instabilidade. É só ir ver no seguimento desse ano;)

Boa noite,
O dia de ontem (dia 18) começou com nevoeiro que se dissipou a partir do meio da manhã. Tarde com alguns cumulus para leste e o vento intensificou-se bastante.

Rajada máxima de 61,2km/h.

Máx: 23,5ºC
Min: 9,9ºC

Atualmente estão 9,1ºC com vento fraco a moderado.

Última edição:
Boa noite,
Mais um dia de muito vento com pico de intensidade ao final da tarde.
A rajada máxima foi novamente de 61,2km/h.

Atualmente estão 8,5ºC com vento moderado.
Rajada de 33,1km/h registada há minutos.

No final da semana temos uma sinóptica que se tivesse ocorrido no inverno, certamente neste momento não estávamos em seca. Anticiclone a norte e um corredor de baixas pressões às nossas latitudes. :lol: Isto anda tudo trocado.

Bom dia,
Mais um dia ventoso, tal é a tareia de vento que levamos! :wacko: Com vento tão intenso e humidade baixa, claro que está tudo seco e a precisar de rega. Espero que chova bem na sexta-feira para compensar esta desgraça.

Rajada máxima de 47,9km/h registada perto das 11h.

Algumas nuvens no céu e estão 14,9ºC neste momento.