Seguimento Sul - Agosto 2011



Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
É verdade... nunca vi tantos mammatus, so mesmo na tv :D

Era vê-los desfazer num lado e a nascer doutro :w00t:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Muito bom :thumbsup:. Para a tarde não me parece que vá haver muito mais, está tudo a progredir para norte. :( E boas fotos também aí por Nisa, adiabático.

30.8ºC e 39% HR. 1015 hPa.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Não consigo acreditar. Se isso for verdade, trata-se de mais uma prática depredatória e irresponsável. Nunca é possível saber, com algum grau de certeza, se a precipitação que estamos a impedir que caia não será seguida de um período de seca. A ser verdade, essa prática extravaza os direitos de qualquer particular e deveria ser proibida e perseguida.

Infelizmente são verdade estas práticas, seja nas vinhas seja em grandes pomares. Claro que é punivel por lei com multa, Mas acho que ainda assim preferem arriscar. Há muitos anos escutei eu da boca de um dos responsáveis de uma dessas explorações agricolas, que a multa compensava os estragos, por isso preferiam arriscar!

SpiderVV publiquei foto dos mammatus, no FB (telemovel) Podes ir lá ver. Eram umas 13.45h, junto ao hospital. :thumbsup:

Nuno tudo bem?

Podes-nos dizer onde é esse FB :huh:, gostava de a ver. ;)

Eu também tenho uma aqui em Elvas pelo meio-dia. Mais logo, aundo estiver em casa coloco aqui. Mas não é nada de especial.

Por aqui continua o tempo quente, mas bemmais fresco que nos dias anteriores. A temperatura actual é de 33ºC.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Não consigo acreditar. Se isso for verdade, trata-se de mais uma prática depredatória e irresponsável. Nunca é possível saber, com algum grau de certeza, se a precipitação que estamos a impedir que caia não será seguida de um período de seca. A ser verdade, essa prática extravaza os direitos de qualquer particular e deveria ser proibida e perseguida.

Não há seguro algum que possa cobrir largas dezenas de milhões de euros de prejuízos que uma repentina tempestade de verão possa provocar sobre qualquer casta de vinha.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Temperatura da água do mar

Bóia do Cabo de Santa Maria/Faro: 23ºC


Foz do Guadiana/ Vila Real de Santo António: 24ºC

s88g1800.gif
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boa Tarde!!!


Alguem me pode dizer a temperatura da água do mar em Vilamoura e em Monte Gordo, porque vou passar umas férias nesses dois locais e gostaria de saber ao certo a temperatura da água???
Existe algum site, onde se saiba a temperatura da água do mar na região algarvia????
E já agora como é que está o tempo na região de Loulé????


Aguardo resposta em breve
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Boa Tarde!!!


Alguem me pode dizer a temperatura da água do mar em Vilamoura e em Monte Gordo, porque vou passar umas férias nesses dois locais e gostaria de saber ao certo a temperatura da água???
E já agora como é que está o tempo na região de Loulé????


Aguardo resposta em breve


Hoje está a 23ºC em Faro e 24ºC em Monte Gordo, de acordo com os dados da bóia de Faro e da AEMET. Eu estive hoje a tomar uns banhos na Retur (fica perto de Monte Gordo) e a água está de facto a 24/25ºC. Em Vilamoura costuma estar mais fresca do que em Faro, portanto hoje deve estar a 21/22ºC.

Nos próximos dias a temperatura da água do mar deverá depender da direcção dos ventos e da ondulação. Se se mantiver ondulação de sueste ou sul a temperatura da água do mar deverá subir, se ficar ondulação de sudoeste manter-se-á como está, mas se vier nortada rija poderá baixar. Para este mês, as médias são estas:

Faro: 22ºC
Monte Gordo: ~24ºC
Vilamoura: ~21ºC
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
A célula procedente de Espanha que se deslocava para oeste apresentava bastantes mammutes do seu bordo ocidental e ameaçava o desenvolvimento de uma tempestade. Acontece que, nesta época do ano, em que se aproximam as vindimas e muita fruta atinge o seu estado de maturação, há o recurso à utilização de artefactos pirotécnicos que impossibilitam o desenvolvimento de cumulonimbos. A partir das 12h30 ouvia aqui em Estremoz explosões que se seguiam numa cadência de cerca de uma por segundo (procedentes de norte e nordeste) … Com isso, parou o desenvolvimento da nebulosidade e o céu agora já está quase limpo.

Nunca tinha ouvido falar de tal método e por isso fiquei curioso mas a informação na internet é muito pouca penso que seja assim que funciona:
O controle de granizo é muito difícil e, em locais sujeitos a chuvas de granizo, não se recomenda o plantio de frutíferas. O controle de granizo, através do uso de foguetes a base de nitrato de prata, para ser eficiente, necessita de radares para determinar a altura e o ponto de nucleação das nuvens, permitindo que se faça o lançamento do foguete no momento exacto.

Fonte: http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/download/livro/fruticultura_fundamentos_pratica/3.2.htm
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Não consigo acreditar. Se isso for verdade, trata-se de mais uma prática depredatória e irresponsável. Nunca é possível saber, com algum grau de certeza, se a precipitação que estamos a impedir que caia não será seguida de um período de seca. A ser verdade, essa prática extravaza os direitos de qualquer particular e deveria ser proibida e perseguida.

Eu acho uma piada à hipocrisia das pessoas. Quando a situação meteorológica vem do agrado aos nossos gostos pessoais vem-se logo com a desculpa que assim é que é bom porque senão pode fazer mal à agricultura e floresta. Já quando se passa o contrário, quando as plantações e o ano de trabalho pode ser severamente afectado pelo tempo e os agricultores tentam proteger o seu trabalho, são uns criminosos e irresponsáveis.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu acho uma piada à hipocrisia das pessoas. Quando a situação meteorológica vem do agrado aos nossos gostos pessoais vem-se logo com a desculpa que assim é que é bom porque senão pode fazer mal à agricultura e floresta. Já quando se passa o contrário, quando as plantações e o ano de trabalho pode ser severamente afectado pelo tempo e os agricultores tentam proteger o seu trabalho, são uns criminosos e irresponsáveis.

Concordo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nunca tinha ouvido falar de tal coisa, parece-me um grande disparate nem entendo como poderia do ponto de vista físico funcionar. Mas se as pessoas acreditam, paciência, é difícil convencê-las, mas seria mais seguro para as florestas uma dança, reza ou procissão que o resultado seria o mesmo.