Seguimento Sul - Agosto 2011

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
sul.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Re: Seguimento Sul - Julho 2011

A partir de amanhã estarei por Armação de Pera, Algarve...uma semanita...
Viva ás férias:D

Eu também estou por Terras do Algarve, em Vilamoura:D

Hoje teve um óptimo dia de praia, pouco vento sem calor excessivo e a água do mar não estava má:D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seguimento Sul - Julho 2011

Apesar daquilo que mostra o radar não está a chover aqui por Faro.

far110801070029.jpg


201108010600s93g.gif



Foi coisa de 15 minutos, começa a chover...
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,693
Local
Loures
Re: Seguimento Sul - Julho 2011

Bonança antes da tempestade: 18.9ºC e 60% HR. Céu maioritariamente nublado.

Pois, eu também a quero, mas cheira-me que para estes lados não haverá..

Acordei antes das 07h30 e já pingava aqui em Manta Rota. A Oeste estava uma escuridão imensa, mas desde aí que tem vindo a clarear.

PS: Estou a passar 2 semanas de férias em Manta Rota.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Quer-me parecer que antes da hora de almoço isto estará resolvido. Nem frente nem clusters. Tivemos 10 minutos de chuva fraca e algum pó.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bons dias (de regresso após as férias :)). Realmente é uma pena o radar estar cheio de ecos falsos! Digo eu que deve ter a ver com a boa quantidade de pó que as nuvens estarão a carregar... :huh:

A noite foi agradável com uma temp. mínima de 17,5ºC. Neste momento registo 20,5ºC e o céu apresenta-se completamente nublado. Já choveu, mas de forma muito curta e fraca, no entanto deu para molhar todas as superfícies.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Bons dias (de regresso após as férias :)). Realmente é uma pena o radar estar cheio de ecos falsos! Digo eu que deve ter a ver com a boa quantidade de pó que as nuvens estarão a carregar... :huh:

Não sou do IM nem tenho que justificar isto, mas acho que já dei várias vezes esta explicação, pois é uma "queixa" que aqui é colocada vezes sem conta sobre o radar....
:p

Não são ecos falsos!!
Tratam-se de nuvens com precipitação, mas com base bastante alta, e o radar, nas distâncias maiores, faz um "varrimento" mais longe do solo, ou seja, a níveis mais elevados. E esta chuva destas nuvens de base alta, metade dela ou mais, perde-se, evapora-se no caminho até ao solo, muitas vezes nem cá chega. Por isso não são ecos falsos. São ecos reais, de chuva nesses níveis, que na verdade não chega cá abaixo.
Basta ver que estes ecos coincidem com locais onde estão essas tais nuvens. Não são como aquele "ruído" que costuma aparecer a Sul do Algarve, ou outros, aí sim "ecos falsos" onde nem há nuvens..


Lembrem-se desta regra de ouro para interpretar o radar, por comparação:

Nuvens de base média/alta -> Menos chuva que aparenta o radar
Nuvens de base extremamente baixa -> Mais chuva que aparenta o radar

;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
A única nota que se pode dizer é que está um calor dos diabos. :hehe::hehe: Sigo com 31.4ºC e um vento quente que tudo seca, nem uma gota chega cá abaixo. :shocking: Apesar de ter chovido de manhã alguma coisita, tipo cacau. :lol: