Seguimento Sul - Agosto 2011

Encontrei a explicação do IM aqui fica:

Informamos que o fenómeno (efeito de Foehn) que referiu ocorre de facto com alguma frequência durante o Verão em algumas regiões da faixa costeira do Algarve. A subida acentuada de temperatura num curto intervalo de tempo é originada pela rotação do vento do quadrante sul para o quadrante norte. Por um lado, o vento do quadrante sul (do mar para terra) transporta uma massa de ar húmido e fresco do Atlântico. Por outro lado, o vento do quadrante norte transporta uma massa de ar seco e quente do interior do Algarve e do Alentejo. Desta forma, a rotação de vento origina uma substituição muito brusca da massa de ar, que se traduz na subida acentuada de temperatura na região costeira.

É de referir ainda que o vento do quadrante sul que ocorre durante a tarde na costa sul do Algarve corresponde em geral a um fenómeno de brisa, que é um fenómeno local e afecta apenas as regiões costeiras. Se a brisa enfraquece e o fluxo predominante sobre Portugal Continental é de norte, então verifica-se a referida rotação do vento.
 
Bom, eu acho que foi uma resposta um bocado a despachar, porque que no litoral do Algarve quando está de Sul está fresco e húmido, e quando está de Norte está quente e seco já todos sabemos.
:p

E na verdade, em rigor, não é efeito de Fohen, pois como não há condensação/precipitação, não se poderá chamar isso em rigor.
O efeito de Fohen existe por uma massa de ar ser obrigada a subir uma encosta, arrefecer e perder humidade por precipitação/condensação. E por ter perdido esse conteúdo de água, ao descer para o outro lado, e ser comprimida, vai aquecer mais do que tinha arrecido na subida. Isto tudo pelo ar húmido sofrer menores amplitudes térmicas que o ar mais seco.

http://en.wikipedia.org/wiki/Foehn_wind

Mas pronto..

Já foi discutido aqui ou noutro tópico isto penso eu. Não lhe podemos chamar Fohen em rigor mesmo, mas apenas a "segunda metade" dele. Será simplesmente o facto de uma massa de ar originada no planalto alentejano, já por si seca e quente, ser obrigada a descer para o litoral algarvio, e ao descer, como qualquer massa de ar, é comprimida e ainda mais aquece.
A primeira metade, de uma determinada massa de ar subir, arrefecer, etc etc, não acontece.
É um vento catabático.

http://en.wikipedia.org/wiki/Katabatic_wind

Sinceramente a única dificuldade e todos a sabemos bem, é conseguir prever quando a brisa vence ou é vencida pelo vento sinóptico de Norte. Mas isso nem os modelos, nem à mesoscala conseguem acertar sempre bem, é extremamente complicado e muito no limite já se sabe..

Daí dizer que te foi dada uma resposta sinceramente incompleta e a "despachar"...
 
Frederico:

Segundo esse mapa, o Mar da Palha, está com a água bem mais quente que a costa ocidental a «poucos» kms. Com efeito, há uns dias, estive na margem Sul ( mas mais no interior) e a nortada vinha surpreendentemente quente e húmida... Aconteceu ali e naquele dia, não sei o quanto é usual isto acontecer e em que sítios mais acontece.
É o nosso pequeno equivalente luso do Mar de Cortez. lol

PS: Também já notei que a corrente das Canárias, tem estado em força, pelo menos nestes últimos dias, pois tanto Marrocos como este arquipélago e a costa ocidental de Portugal, estão com as águas mais frescas.

O mar dos Açores, já atinge os 26ºc em algumas zonas, segundo o AEMET.
quando puderes mete o link com a temperatura da agua nos açores que eu nao encontro
 
Já há levante, e o mar já se ouve a vários quilómetros do litoral! Bóia de Faro com acentuada subida da temperatura da água do mar durante a tarde, quase 2ºC. AEMET prevê para amanhã 27ºC de temperatura da água do mar para a praia de Ilha Canela, que se situa em plena Foz do Guadiana, ao lado de Vila Real de Santo António.
 
Já há levante, e o mar já se ouve a vários quilómetros do litoral! Bóia de Faro com acentuada subida da temperatura da água do mar durante a tarde, quase 2ºC. AEMET prevê para amanhã 27ºC de temperatura da água do mar para a praia de Ilha Canela, que se situa em plena Foz do Guadiana, ao lado de Vila Real de Santo António.

esse valor que diz a aemet é muito relativo tanto pode errar como acertar em cheio uma vez que é muito dificil prever sem boias a temperatura da agua e se fores a ver de certeza que não existem bois em todas as praias