Seguimento Sul - Agosto 2013



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Sinceramente não percebo o aviso laranja lançado pelo IPMA. Células a virem de norte/nordeste nunca são perigosas para o Algarve, se viessem de sul ou sueste aí a conversa seria outra mas de norte/nordeste. Vamos ver se no Outono numa situação pior, o IPMA lança o aviso laranja quando é preciso, ou guarda na gaveta e lança depois de ocorrer as situações como já aconteceu no passado. É por estas e por outras que as pessoas não levam a sério os avisos do IPMA, amarelo sim mas agora laranja demasiado exagerado.

Boas, por aqui, dia de céu nublado.

Máxima: 26.6ºC
mínima: 17.9ºC
actual: 23.4ºC
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Aqui ao lado as quantidades de precipitação têm sido elevadas. Acabou por não se concretizar. Choveu em vários locais da serra mas em quantidades pouco importantes.

Eu prefiro alertas do que não ter nada. Nos tornados de novembro passado não tínhamos nada e acabamos todos surpreendidos pela energia das células.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Por aqui rendeu muito mais pelos trovões ao longe e serviu para apagar o pó (ou para sujar mais), nem chegou a 1 mm !

O IPMA esteve bem ao lançar o Alerta Laranja mas esqueceu-se que das brisas maritimas vindas de Sudoeste, que para irritação minha supraram mais forte esta tarde, e tão rapido surgiu como desapareceu tudo ....

Mais ocasiões surgirão este ... ano !

Já agora mesmo na Serra Algarvia foi muita parra e pouca uva .. ou seja muito mais os trovões do que chuva (mesmo na Serra )

Estive hoje na Serra, fui de encontro à linha convectiva e apanhei-a perto do Cachopo. A Norte desse local parecia chover bem, mas depois só apanhei chuva já no regresso, a partir do Barranco do Velho e chuva muito forte na zona de Salir/Alte. Deu para ver uns relãmpagos, mas ali naquelas curvas e contra-curvas todas, para não ficar mal posicionado, acabei por não conseguir grandes fotos... Destaque para algumas correntes ascendentes bem visíveis, na altura em que o desenvolvimento da linha estava no seu pico.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Choveu bem em Castro Verde.

2meu6bt.jpg
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Fortes chuvadas causam dez inundações no distrito de Beja

As fortes chuvadas que se registaram hoje à tarde no distrito de Beja provocaram dez inundações em vias públicas e habitações, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou que ocorreram inundações nos concelhos de Almodôvar (4), Barrancos (4) e Mértola (2).

Segundo a mesma fonte, o mau tempo provocou apenas "danos materiais, mas pouco significativos".
Fonte da GNR indicou que a chuva provocou o corte temporário de algumas estradas no distrito.

Fonte: Público
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 30,4 ºC (15h45)
Temperatura mínima = 20,3 ºC (07h43)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 23,7 ºC
Pressão atmosférica = 1015 hPa

Dados para arquivo próprio (em elaboração):

24 de Agosto - temperatura mínima de 17,6 ºC às 03h58;
25 de Agosto - temperatura máxima de 34,8 ºC às 16h35;
26 de Agosto - temperatura mínima de 18,2 ºC às 06h54.

Este mês: Temp. máxima = 38,8 ºC (dia 20); Temp. mínima = 13,3 ºC (dia 8).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
40mm em Martimlongo numa hora? :shocking:

da4f.png

Esta era a previsão do AROME

15647962_dkZ8q.jpeg


Parece-me um modelo excelente, esteve bem hoje e esteve bem nos dias em que a temperatura disparou em Faro. Um modelo para acompanhar no futuro. :thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
40mm em Martimlongo numa hora? :shocking:

da4f.png

Exactamente :thumbsup:

Martinlongo.JPG


Às 16h30 passou uma célula muito activa mesmo sobre Martinlongo e, nestas situações de forte advecção (associados a uma DANA ou núcleo de ar muito frio em altura), já se sabe que nuns sítios pode estar a chover torrencialmente e a poucos quilómetros não cair uma gota de água.
Na minha opinião, esteve muito bem o IPMA com os avisos publicados durante a tarde.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Exactamente :thumbsup:

Martinlongo.JPG


Às 16h30 passou uma célula muito activa mesmo sobre Martinlongo e, nestas situações de forte advecção (associados a uma DANA ou núcleo de ar muito frio em altura), já se sabe que nuns sítios pode estar a chover torrencialmente e a poucos quilómetros não cair uma gota de água.
Na minha opinião, esteve muito bem o IPMA com os avisos publicados durante a tarde.

Precisamente a essa hora estava eu um pouco abaixo do Cachopo. E a célula não trazia bom aspecto não! ehehe!

Podem ver aqui algumas fotos desta tarde (estão grandes para colocar aqui directamente).
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.619060298138962.1073741830.488814757830184&type=1

Fica aqui uma amostra.

Jdtp9QT.jpg


0svnWch.jpg


xUwq4hc.jpg
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bons registos sim senhor!

Por aqui nada de especial, deu para avistar algumas "torres" ao longe, mas nada mais que isso.
Destaque para um dia em que a máxima nem chegou aos 30ºC, ficando-se pelos 29,6ºC. Por isso mesmo deu para ir às amoras silvestres ao final da tarde, que por aqui já estão a ficar no ponto.

mj9w.jpg


Ao natural, em compota ou como licor, são uma delicia e sinal do fim do Verão.
Venha o tempo mais fresco e a convectividade Outonal! ;)
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Tenho um amigo que me disse que o vento causou alguns estragos em Martim Longo, alguns populares até pensaram que pudesse ter sido algum tornado pois alguns telhados foram danificados...

De resto muita humidade esta manhã e um cheirinho bem agradavel a terra molhada...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Sinceramente não percebo o aviso laranja lançado pelo IPMA. Células a virem de norte/nordeste nunca são perigosas para o Algarve, se viessem de sul ou sueste aí a conversa seria outra mas de norte/nordeste. Vamos ver se no Outono numa situação pior, o IPMA lança o aviso laranja quando é preciso, ou guarda na gaveta e lança depois de ocorrer as situações como já aconteceu no passado. É por estas e por outras que as pessoas não levam a sério os avisos do IPMA, amarelo sim mas agora laranja demasiado exagerado.

Boas, por aqui, dia de céu nublado.

Máxima: 26.6ºC
mínima: 17.9ºC
actual: 23.4ºC


Boas,

Não posso concordar completamente contigo quando dizes que as células vindas de norte ou nordeste não são perigosas ao Algarve, principalmente aqui nesta zona, pois recordo e muito bem os belíssimos festivais eléctricos que por aqui houve com células vindas dessas rotas. Já para não falar da quantidade de precipitação que por vezes trazem. Mas algumas também e foi o que aconteceu á célula de ontem a interacção com a agua do mar fe-la ser destruída. Nem vento de SW estava mas sim vento de NE ou seja, vindo da direcção da célula.

Depois coloco aqui um ou dois registos em video.

Por VRSA , tempo ameno, com alguns cumulus aparecerem.