Seguimento Sul - Agosto 2015

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Bom...estive no Algarve este fim de semana e só posso dizer uma coisa a seca já passou para lá de extrema...figueiras e alfarrobeiras em esforço terrível muitas amareladas e a perder a folha e ainda só estamos no inicio de Agosto. No barrocal parece que passou fogo tal é o estado da vegetação.
Posto isto só espero que a chuva não tarde em chegar!

De resto mais do mesmo...noite de Sexta para Sábado até esteve agradável e o próprio dia de Sábado. A noite de Sábado já foi algo quente e depois Domingo parecia o forno. Temperatura quase sempre a rondar os 34ºc/35ºc e alguma humidade a fazer disparar a sensação de calor.
 


Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas,

Aqui céu bastante nublado com nevoeiro a entrar de SE.
Dia mais fresco mas com bastante humidade no ar:hehe:

Extremos
Máxima 26,6ºC
Mínima 22,3ºC

Agora registo 23,7ºC com cerca de 90% de humidade.
Tempo abafado, humidex alto.


Nevoeiro apenas no Sotavento algarvio :
37XAMVu.png


Poente de ontem com alguma poeira Saara presente




Visível uma mancha solar e também um contorno do sol a verde:)
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas,

Aqui céu bastante nublado com nevoeiro a entrar de SE.
Dia mais fresco mas com bastante humidade no ar:hehe:

Extremos
Máxima 26,6ºC
Mínima 22,3ºC

Agora registo 23,7ºC com cerca de 90% de humidade.
Tempo abafado, humidex alto.

João, este tempo é a tua praia, lá no norte é bastante habitual. :D Nevoeiro e tal, não é todos os dias que se tem nevoeiro por estas bandas. :D

Máxima: 27.1ºC
mínima: 22.2ºC
actual: 22.6ºC
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
João, este tempo é a tua praia, lá no norte é bastante habitual. :D Nevoeiro e tal, não é todos os dias que se tem nevoeiro por estas bandas. :D

É verdade! :lol: Não me lembro do Algarve em agosto com o nevoeiro de hoje:unsure:

Reparei que os automóveis que estavam debaixo de palmeiras estavam todos molhados.

A mínima aqui ainda se alterou , baixou para os 20,4ºC pouco depois das 21h.

Extremos

Máxima 26,6ºC
Mínima 20,4ºC

Foto de ontem de manhã (Dia 3)




Às 15:24h, nevoeiro quase cerrado, visibilidade muito reduzida , a bandeira na praia ficou Vermelha nesta altura .
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Poente de ontem com alguma poeira Saara presente

:palmas: espectáculo de fotos!

Visível uma mancha solar e também um contorno do sol a verde:)

:thumbsup: precisamente, esse verde é um efeito semelhante ao do raio verde do ocaso. A mancha é a 2394, bem grande mas parece não apresentar risco de erupções fortes, segundo o http://spaceweather.com/


Quando vim do trabalho, pelas 17h30 era possível ver algumas "torres" a N/NE. Sabem onde era? Não vi nada no radar.

:intrigante: isso é intrigante, nem no radar nem na imagem de satélite se vê algo que pudesse ser uma torre convectiva. Via-se mesmo a torre toda ou apenas algo que poderia parecer o topo de uma torre (altocumulus por vezes têm esse aspecto)?
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
:palmas: espectáculo de fotos!
:thumbsup: precisamente, esse verde é um efeito semelhante ao do raio verde do ocaso. A mancha é a 2394, bem grande mas parece não apresentar risco de erupções fortes, segundo o http://spaceweather.com/

Obrigado!;) Agradeço o link desse site , desconhecia por completo :thumbsup:

Poente de ontem ( dia 3 ) , com nevoeiro já em fase de dissipação.
Imagem satélite às 20h
E4PLNbA.png


20:18h

20:20h

20:23h
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite, tenho umas fotos que fui tirando na viagem de regresso do Algarve dessas nuvens do interior Alentejano.
As imagens foram captadas dentro do carro em andamento:o...
NE7YP1h.jpg

5SJeuJP.jpg

mj7r4Ck.jpg

TEx0x0H.jpg

buvfQL6.jpg

9eDbnI7.jpg

GNNhNse.jpg

ikPVS3j.jpg

cWuqxua.jpg

V6MwqrM.jpg
 
Última edição:

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
:intrigante: isso é intrigante, nem no radar nem na imagem de satélite se vê algo que pudesse ser uma torre convectiva. Via-se mesmo a torre toda ou apenas algo que poderia parecer o topo de uma torre (altocumulus por vezes têm esse aspecto)?

Boa noite, tenho umas fotos que fui tirando na viagem de regresso do Algarve dessas nuvens do interior Alentejano.
As imagens foram captadas dentro do carro em andamento:o...
NE7YP1h.jpg

5SJeuJP.jpg

mj7r4Ck.jpg

TEx0x0H.jpg

buvfQL6.jpg

9eDbnI7.jpg

GNNhNse.jpg

ikPVS3j.jpg

cWuqxua.jpg

V6MwqrM.jpg

É mesmo isto, @StormRic :lol:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite, tenho umas fotos que fui tirando na viagem de regresso do Algarve dessas nuvens do interior Alentejano.


:thumbsup:As fotos estão óptimas! São cumulus mediocris, quase chegam ser congestus, portanto é uma convecção muito limitada abaixo dos 3-4 Km no máximo, não se pode falar de torres como costumamos associar a células precursoras de cumulonimbus. :) Por isso não havia registo de radar significativo e em imagem de satélite no infravermelho não passavam do cinzento.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, depois de uma noite e início de manhã com nevoeiro, o nevoeiro desapareceu e o céu tornou-se limpo.

Máxima: 27.1ºC
mínima: 19.8ºC
actual: 26.8ºC
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas,

Aqui por Quarteira, o dia também começou com nevoeiro que durou até às 10h da manhã

Depois o céu tornou-se limpo , o vento que estava de ESE foi rodando para Sul até ficar de SW / W durante a tarde.

Já depois das 18h começou a virar para WNW / NW.

Extremos
Máxima 28,8ºC
Mínima 19,0ºC

Agora sigo com 26,9ºC com humidade a rondar os 40/50% e vento de NNW moderado com rajadas.

Fotos do nevoeiro , já depois das 10h levado pelo vento de leste para as praias de Vilamoura e Olhos de Água ( Também deve ter chegado a Albufeira) :





Hora de Almoço , mar calmo e vento a virar para WSW ainda estava fraco:



 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! Madrugada fresquinha. :cold: Ás 7H da manhã tive de vestir um casaco para vir à rua.
Não sei qual foi a temperatura mínima, mas por agora (9h20m) estão +18ºC, céu limpo e vento fraco.