Seguimento Sul - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Nenhuma previsão para o vento mudar e trazer levante? :)

Até amanhã iremos continuar com vento SSW, depois o mesmo deverá ter novamente uma rotação no Sábado para NNW , pelo menos até dia 13/14, e a partir desses dias haverá uma probabilidade de 50% de termos alguma lestada sim , tudo vai depender do posicionamento do anticiclone , é aguardar as próximas saídas , dado que ainda falta algum tempo!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Hoje foi um dia de tempo abafado com algum vento. Esteve céu nublado e a mínima foi, mais uma vez elevada, de 19,8°C. Já a máxima registou-se às 19:00, e foi de 29,2°C. :) :calor: A humidade relativa neste momento é de 72%, e estão 23,2°C com algum vento de SO. Vento esse que deverá mudar para NO, não falta muito! :hehe:
 

Magnusson

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
89
Local
Lisboa
Até amanhã iremos continuar com vento SSW, depois o mesmo deverá ter novamente uma rotação no Sábado para NNW , pelo menos até dia 13/14, e a partir desses dias haverá uma probabilidade de 50% de termos alguma lestada sim , tudo vai depender do posicionamento do anticiclone , é aguardar as próximas saídas , dado que ainda falta algum tempo!

Obrigado Ricardo! Vou fazer figas! Ehhehe
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Durante a tarde, pelo Sotavento Algarvio, o céu acabou por limpar um pouco. O ambiente manteve-se agradável, temperatura sempre nos 27-30ºC e vento fraco de SW.

GOPR8103 by duarthe_sousa, no Flickr

Ao final da tarde, em Cabanas de Tavira, um pôr-do-Sol espectacular :w00t:

Pôr-do-Sol - Cabanas de Tavira by duarthe_sousa, no Flickr
É pá, Cabanas de Tavira é mesmo um sítio famoso! Há 15 anos atrás ninguém em Lisboa conhecia esta relíquia de Portugal, e neste momento toda a gente quer vir para cá. :surprise:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
O dia de hoje começou com céu nublado limpando a partir do final da manhã. Durante a tarde, alguns restos no horizonte e pouco mais. O destaque vai para o ambiente bastante abafado e só não tem estado pior porque tem havido vento.
8e3PlBS.jpg

19Zegdu.jpg

Alguns nascentes ainda se vão aguentando:
zyxMvZ4.jpg

_________
Máx: 32,8ºC
Min: 19,5ºC

Tatual: 23,2ºC
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite desde Mantarrota.

Cá cheguei a meio da tarde depois de uma viagem em que apanhei as 4 estações do ano, desde o inverno no Litoral Norte ao Verão no Barrocal e Sotavento Algarvio.
Pá, que calor, que diferença cá embaixo.
De Almodóvar para cá sempre entre os 35 e os 30°C, com sol intenso.
Nota apenas para o vento de O/SO aqui na zona de praia, algo desagradável depois das 18.30h.
Mas está bom e isso é que interessa.
O céu está limpo e o vento de momento está fraco. Que se mantenha assim até final das férias...
Acho que há aqui alguém que mora a 300 mts daqui. Não me deixa mentir, não é?

P.S.: lá meti um termómetro na água do mar, a 30 cm profundidade. 22,2°C é bom para o que tem andado?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Quando era criança e adolescente ia todos os dias à praia nesta altura do ano, a água podia estar dias seguidos a 26ºC na Manta Rota, ou em Monte Gordo, mas quando vinha muita nortada, o que era mais comum em Junho e no início de Julho, a água vinha para 20ºC ou mesmo para 18ºC. Em contrapartida, com muitos dias de levante podia chegar aos 27-28ºC! Tinha uns vizinhos de Lisboa que mediram a temperatura todos os dias durante o mês de Agosto, durante anos a fio, na praia da Manta Rota.

PS: muita gente na região nota que a água está mais fria que nos anos 80 e 90, a mudança ocorreu sensivelmente a partir do Verão de 2007.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite desde Mantarrota.

Cá cheguei a meio da tarde depois de uma viagem em que apanhei as 4 estações do ano, desde o inverno no Litoral Norte ao Verão no Barrocal e Sotavento Algarvio.
Pá, que calor, que diferença cá embaixo.
De Almodóvar para cá sempre entre os 35 e os 30°C, com sol intenso.
Nota apenas para o vento de O/SO aqui na zona de praia, algo desagradável depois das 18.30h.
Mas está bom e isso é que interessa.
O céu está limpo e o vento de momento está fraco. Que se mantenha assim até final das férias...
Acho que há aqui alguém que mora a 300 mts daqui. Não me deixa mentir, não é?

P.S.: lá meti um termómetro na água do mar, a 30 cm profundidade. 22,2°C é bom para o que tem andado?

Boas férias :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: remember e jonas_87

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Quando era criança e adolescente ia todos os dias à praia nesta altura do ano, a água podia estar dias seguidos a 26ºC na Manta Rota, ou em Monte Gordo, mas quando vinha muita nortada, o que era mais comum em Junho e no início de Julho, a água vinha para 20ºC ou mesmo para 18ºC. Em contrapartida, com muitos dias de levante podia chegar aos 27-28ºC! Tinha uns vizinhos de Lisboa que mediram a temperatura todos os dias durante o mês de Agosto, durante anos a fio, na praia da Manta Rota.

PS: muita gente na região nota que a água está mais fria que nos anos 80 e 90, a mudança ocorreu sensivelmente a partir do Verão de 2007.
2007 foi o primeiro Verão em que fui ao Algarve e fiquei surpreendido na altura porque a água estava gélida :p
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
2007 foi o primeiro Verão em que fui ao Algarve e fiquei surpreendido na altura porque a água estava gélida :p

2007 foi o ano em que o Algarve também foi ele afectado por uma superfície frontal fria de actividade moderada , com direito a cumulados bastantes significativos em pleno mês de Agosto , eu estava em Lagoa e choveu torrencialmente grande parte da noite :rain::D
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.