Seguimento Sul - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Dia muito quente por cá. :calor: Badajoz foi a 3ª estação mais quente da PI e certamente da Europa, com 40,6ºC e Elvas deverá ter passado os 39ºC. Nós até temos escapado a estas temperaturas, mas em Espanha não se pode dizer o mesmo. Já há algum tempo que de Madrid para leste, os avisos devido ao calor têm sido constantes e por cá, basta um enfraquecimento da corrente de Oeste para isto disparar.
No entanto, apesar do calor, fui até Alegrete. Ficam umas fotos daquela bela zona da Serra de S. Mamede. :)
21jN1wz.jpg

dcphWxX.jpg

8R6lCgX.jpg

fp7klFv.jpg

CrbXiNG.jpg

__________
Observei esta estação meteorológica, que pelo o que pesquisei, pertence à rede do SNIRH. Está abandonada como tantas outras, infelizmente! A de Arronches (não sei se ainda existe alguns restos dela), pela localização do mapa seria bastante interessante para inversões térmica, pois, localizava-se mesmo junto ao Rio Caia.
RTRW5Sr.jpg

___________
Máx: 38,3ºC
Min: 16,8ºC

Tatual: 26,4ºC
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Zona norte com água mais quente nas praias durante este fim de semana

https://ionline.sapo.pt/artigo/6682...-durante-este-fim-de-semana?seccao=Portugal_i

Agora, é o norte o reino da água quente, mas essa temperatura, para mim, continua gelada. Saudades de uma boa lestada, para levar as algas e trazer a água quente, agora é algas pelo joelho e água fria, ninguém merece. :angry:
A partir do final da próxima semana a sinóptica parece começar a ser mais favorável para a temperatura da água com ambos os modelos a mostrarem lestada e ventos de Sul.
Para fazer praia, o tempo melhor começa agora como é normal em todos os anos. A persistência da Nortada daqui para frente seria anormal para isso e também mau sinal no sentido de haver mais possibilidades de começar a surgir alguma instabilidade.
O GFS já vai mostrando umas cut-off's de vez em quando, mas já se sabe como é. :D Veremos!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Mais um dia quente. A partir de Domingo haverá uma pequena descida, mas a partir do final da próxima semana voltam estas temperaturas e com mínimas tropicais devido ao aparecimento da Lestada. Nestes últimos dias, a diferença entre o Litoral e interior tem sido abismal.
Máx: 37,3ºC
Min: 17,8ºC

Neste momento, 24,7ºC.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
__________
Observei esta estação meteorológica, que pelo o que pesquisei, pertence à rede do SNIRH. Está abandonada como tantas outras, infelizmente! A de Arronches (não sei se ainda existe alguns restos dela), pela localização do mapa seria bastante interessante para inversões térmica, pois, localizava-se mesmo junto ao Rio Caia.
RTRW5Sr.jpg

___________
Máx: 38,3ºC
Min: 16,8ºC

Tatual: 26,4ºC
Isso é uma autêntica vergonha! Depois o Ipma lança relatórios com base em meia dúzia de estações. Bom só temos o que merecemos!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Ontem lá regressei ao meu reduto do frio-fresco.
Mantarrota já não é o que era...:D
Ontem sim, ontem foi um bom dia de praia, com as algas a ficar mais afastadas da costa e com um rápido aquecimento da água da manhã para a tarde. De manhã medi a temperatura e estava entre 16,1ºC e os 18,0ºC, a 15\20 mts e a 10 mts da linha de água respectivamente. De tarde a água estava entre os 18,2ºC e os 24,0ºC à mesma distância. Muito diferencial térmico.
Na 3ª feira medi nas mesmas condições de manhã, e oscilou entre os 26,9ºC e os...14,6ºC! Brrr!!! Acho que os gelados estavam mais quentes. :p
Só no dia 8, pela tarde, é que encontrei água temperada, 22,2ºC, depois foi sempre abaixo dos 20ºC até ontem.
As noites inicialmente eram razoáveis, embora o vento levasse a uma sensação fresca na pele. Mas a aprtir de 4ª feira as noites foram muito agradáveis, e pelas 00h de 5ª e de 6ª estavam dentro dos 30ºC.

Agora recomeço o relato desta terra, sob ameaça da chuva que vira amanhã. Tenho tudo verde, desliguei a rega da relva por 4 dias sob pena de me tornar criador de fungos.

Continuação de bom fim de semana e boas férias para os que as tem de momento. ;)

Observei esta estação meteorológica, que pelo o que pesquisei, pertence à rede do SNIRH. Está abandonada como tantas outras, infelizmente! A de Arronches (não sei se ainda existe alguns restos dela), pela localização do mapa seria bastante interessante para inversões térmica, pois, localizava-se mesmo junto ao Rio Caia.
RTRW5Sr.jpg

___________
Isso é uma autêntica vergonha! Depois o Ipma lança relatórios com base em meia dúzia de estações. Bom só temos o que merecemos!
Hoje em conversa com um meteorologista fiquei a saber que o IPMA recolhe dados de outras redes meteorológicas (como é óbvio não são dados públicos), não precisou quais, mas parece-me lógico que a do SNIRH seja uma delas.
Infelizmente, e isso não é novidade, os meios financeiros e humanos escasseiam nestes últimos anos, e por isso estas redes tendem a ter menos visitas de manutenção.
As do IPMA tiveram um incremento nos últimos tempos, mais manutenção, melhoramento da rede e sensores.
Nas outras redes parece-me claramente que o desinvestimento é de grande expressão.
Não são ainda o que podemos considerar como o ideal, longe disso, mas "sem ovos não se fazem omoletas"
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa tarde.

Ontem lá regressei ao meu reduto do frio-fresco.
Mantarrota já não é o que era...:D
Ontem sim, ontem foi um bom dia de praia, com as algas a ficar mais afastadas da costa e com um rápido aquecimento da água da manhã para a tarde. De manhã medi a temperatura e estava entre 16,1ºC e os 18,0ºC, a 15\20 mts e a 10 mts da linha de água respectivamente. De tarde a água estava entre os 18,2ºC e os 24,0ºC à mesma distância. Muito diferencial térmico.
Na 3ª feira medi nas mesmas condições de manhã, e oscilou entre os 26,9ºC e os...14,6ºC! Brrr!!! Acho que os gelados estavam mais quentes. :p
Só no dia 8, pela tarde, é que encontrei água temperada, 22,2ºC, depois foi sempre abaixo dos 20ºC até ontem.
As noites inicialmente eram razoáveis, embora o vento levasse a uma sensação fresca na pele. Mas a aprtir de 4ª feira as noites foram muito agradáveis, e pelas 00h de 5ª e de 6ª estavam dentro dos 30ºC.

Agora recomeço o relato desta terra, sob ameaça da chuva que vira amanhã. Tenho tudo verde, desliguei a rega da relva por 4 dias sob pena de me tornar criador de fungos.

Continuação de bom fim de semana e boas férias para os que as tem de momento. ;)



Hoje em conversa com um meteorologista fiquei a saber que o IPMA recolhe dados de outras redes meteorológicas (como é óbvio não são dados públicos), não precisou quais, mas parece-me lógico que a do SNIRH seja uma delas.
Infelizmente, e isso não é novidade, os meios financeiros e humanos escasseiam nestes últimos anos, e por isso estas redes tendem a ter menos visitas de manutenção.
As do IPMA tiveram um incremento nos últimos tempos, mais manutenção, melhoramento da rede e sensores.
Nas outras redes parece-me claramente que o desinvestimento é de grande expressão.
Não são ainda o que podemos considerar como o ideal, longe disso, mas "sem ovos não se fazem omoletas"
Não digo o contrário, apenas dá pena haver tanta estação abandonada que podiam enriquecer o conhecimento do clima de certas regiões. Também acabou por se gastar dinheiro na instalação das mesmas e agora estão assim...
Esperemos que o IPMA continue a investir no melhoramento da rede e que pelo menos faça regressar certas estações, como foi o caso de Mora, que nesta altura era uma interessante de seguir.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa Tarde,
Dia normal de verão por cá com céu limpo. Nunca mais chove!...
vSiR3JU.jpg

Como era de esperar, estamos assim...
d2ymNlj.jpg

EvYFnKS.jpg


Era bom que daqui a uns meses o voltasse a ver assim...:rolleyes:
ugqRUaw.jpg

___________
Máx: 36,6ºC
Min: 15,1ºC

29,0ºC neste momento e vento moderado de NW a anunciar a descida de temperatura amanhã.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: Magnusson

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mínimas tropicais em Tavira desde o início do verão:

Junho:
29/06 - 20,3°C

Julho:
20/07 - 21,5°C
21/07 - 21,6°C
23/07 - 20,7°C
24/07 - 20,5°C
25/07 - 20,7°C
31/07 - 20,9°C

Agosto:
4/08 - 22,0°C
5/08 - 20,4°C
10/08 - 20,9°C
18/08 - 22,8°C

Total: 11 noites tropicais (média: 21).

De facto, temos tido poucas noites tropicais, mas este agosto segue na média no Algarve e Interior, logo não vejo o problema. O número de noites tropicais até pode aumentar no final do mês, com o aumento das temperaturas do Interior e da água do mar, mas logo veremos. :) :calor:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Na praia estavam a dizer quarta, quinta e sexta feira.

A partir de 4ª feira, poderá quebrar no fim de semana para voltar depois na 2ª feira (dia 25)
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho
Estado
Fechado para novas mensagens.