Seguimento Sul - Agosto 2022

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Boa noite, por Albufeira:
Tendo em conta que é dia 28 de outubro, temperatura máxima dentro do normal mas uma mínima acima da média :malandro:
Via-se uma cobertura de nuvens baixas a nordeste e a este durante o dia, mas no geral uma manhã e início de tarde com sol até uns aguaceiros de virga, vindos de sul/sudoeste, tornarem o céu encoberto já no final da tarde. Apesar de ter pingado umas 4-5 vezes, não acumulou...

w_ic_d_02.svg
w_ic_d_15.svg

Noite: 17ºCmin, ↘8km/h, 94%max
Dia: 22ºCmax, ↖9km/h (29)max, 18ºCmax
 
Última edição:


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Tendo em conta que é dia 28 de outubro
agosto :D
Oxalá que pelo dia 28 de outubro já tenha chovido bastante.
____________________
Por aqui, há pouco caíram umas pingas e o vento intensificou-se. Rajada de 36.7mkm/h agora mesmo.

Ambiente fresco. Estão 23,2ºC.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
agosto :D
Oxalá que pelo dia 28 de outubro já tenha chovido bastante.
____________________
Por aqui, há pouco caíram umas pingas e o vento intensificou-se. Rajada de 36.7mkm/h agora mesmo.

Ambiente fresco. Estão 23,2ºC.
Eu sei :D, mas é que a média da temperatura máxima aqui, em finais de agosto, deve rondar os 28ºC. Ter uma máxima de apenas 22ºC foi anómalo o suficiente para eu fingir que é finais de outubro (onde a máxima, por aqui, ronda os 22ºC e a mínima 15ºC) ;)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Eu sei :D, mas é que a média da temperatura máxima aqui, em finais de agosto, deve rondar os 28ºC. Ter uma máxima de apenas 22ºC foi anómalo o suficiente para eu fingir que é finais de outubro (onde a máxima, por aqui, ronda os 22ºC e a mínima 15ºC) ;)
Certo, é compreensível então, mas pensei mesmo que te tivesses enganado, daí o reparo. :p

Entretanto, 22°C tenho eu agora por aqui. :D Discrepâncias entre o litoral e o interior têm sido bem vincadas ao longo deste mês, mas ao longo desta semana esse cenário já será diferente.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém em Sagres para nos dizer se a precipitação que está no radar é virga ou se está a cair no solo? O satélite até está interessante, é pena não termos (como habitual) o radar de Loulé ativo...

Penso que seja virga. Basta comparar os radares de Arouca e de Coruche:

coxuJmL.jpg


O eco de precipitação do radar de Arouca vai aumentando à medida que aumenta a distância ao radar e portanto a altitude interceptada pelo feixe. Termina abruptamente no limite e nesse limite o radar de Coruche nada vê, começando a ver ecos ainda mais para sul, mas muito mais fracos.
Portanto aqueles ecos são em altitude.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
A contrário do que muitos modelos chegaram a prever, não houve qualquer instabilidade do outro lado da fronteira perto desta zona. O modelo mais certeiro foi o harmonie da AEMET, como é habitual nestas situações, pois colocava tudo mais a norte.

Entretanto, o dia de hoje segue com céu limpo e agradável.

Mínima de 16,7ºC.

Estão 25,1ºC neste momento.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo mas com poeira. Ontem, quase à meia-noite caiu umas pingas grandes, que ainda molhou o chão.

Máxima: 26.5ºC
mínima. 15.9ºC

Uma mínima estranha e rara nesta altura do ano, tendo em conta, os últimos anos e talvez a mais baixa desde que faço registos.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Boa noite, por Albufeira:
Tal como em Olhão, também uma temperatura mínima anormalmente baixa que se seguiu à máxima anormalmente baixa de ontem.
Dia com um pouco mais de vento do que ontem e com céu limpo.

w_ic_d_01.svg

Noite: 16ºCmin, →11km/h
Dia: 25ºCmax, ↗15km/h (33)max
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Comboio de trovoadas a chegar ao Algarve
e581cff532abf5be.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, chove pouco mas com cada pinga. Trovoada só ouvi uma.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Nestas situações dava jeito o radar de Loulé, mas como depois de vários meses de manutenção só chegou para estar funcional durante duas semanas ou lá quanto é que foi, é compreensível que já esteja em manutenção novamente, talvez o tenhamos ativo outra vez lá para as duas últimas semanas de dezembro antes de entrar novamente em manutenção :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
À distância a que está o radar de Corcuhe, é só isto que apanha, essencialmente os ecos dos níveis médios e altos.
Pode portanto chover mais intensamente do que os ecos fazem supôr, isto se não houver evaporação importante a caminho do solo.

tnDFuDd.jpg


Embora menos frequentes, as DEA nuvem-solo estão potentes, duas de > 50 kA (58 e 55) bem juntinhas:

eMEc8me.jpg


E esta outra foi há uma hora atrás:
nAlZbZA.jpg


Também houve ainda mais cedo no sotavento mais a Leste, mais fracas, mas uma positiva (têm sido raras) de 18,7 kA, perto de VRSA.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Vista para este:
92c8c4ac06e85764.jpg