Seguimento Sul - Agosto 2022

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Boa noite, por Albufeira:
Tendo em conta que é dia 28 de outubro, temperatura máxima dentro do normal mas uma mínima acima da média :malandro:
Via-se uma cobertura de nuvens baixas a nordeste e a este durante o dia, mas no geral uma manhã e início de tarde com sol até uns aguaceiros de virga, vindos de sul/sudoeste, tornarem o céu encoberto já no final da tarde. Apesar de ter pingado umas 4-5 vezes, não acumulou...

w_ic_d_02.svg
w_ic_d_15.svg

Noite: 17ºCmin, ↘8km/h, 94%max
Dia: 22ºCmax, ↖9km/h (29)max, 18ºCmax

Última edição:
Tendo em conta que é dia 28 de outubro
agosto :D
Oxalá que pelo dia 28 de outubro já tenha chovido bastante.

Ambiente fresco. Estão 23,2ºC.

agosto :D
Oxalá que pelo dia 28 de outubro já tenha chovido bastante.

Ambiente fresco. Estão 23,2ºC.
Eu sei :D, mas é que a média da temperatura máxima aqui, em finais de agosto, deve rondar os 28ºC. Ter uma máxima de apenas 22ºC foi anómalo o suficiente para eu fingir que é finais de outubro (onde a máxima, por aqui, ronda os 22ºC e a mínima 15ºC) ;)

Eu sei :D, mas é que a média da temperatura máxima aqui, em finais de agosto, deve rondar os 28ºC. Ter uma máxima de apenas 22ºC foi anómalo o suficiente para eu fingir que é finais de outubro (onde a máxima, por aqui, ronda os 22ºC e a mínima 15ºC) ;)
Certo, é compreensível então, mas pensei mesmo que te tivesses enganado, daí o reparo. :p

Entretanto, 22°C tenho eu agora por aqui. :D Discrepâncias entre o litoral e o interior têm sido bem vincadas ao longo deste mês, mas ao longo desta semana esse cenário já será diferente.

Alguém em Sagres para nos dizer se a precipitação que está no radar é virga ou se está a cair no solo? O satélite até está interessante, é pena não termos (como habitual) o radar de Loulé ativo...

Penso que seja virga. Basta comparar os radares de Arouca e de Coruche:

coxuJmL.jpg

O eco de precipitação do radar de Arouca vai aumentando à medida que aumenta a distância ao radar e portanto a altitude interceptada pelo feixe. Termina abruptamente no limite e nesse limite o radar de Coruche nada vê, começando a ver ecos ainda mais para sul, mas muito mais fracos.
Portanto aqueles ecos são em altitude.

Bom dia,
A contrário do que muitos modelos chegaram a prever, não houve qualquer instabilidade do outro lado da fronteira perto desta zona. O modelo mais certeiro foi o harmonie da AEMET, como é habitual nestas situações, pois colocava tudo mais a norte.

Entretanto, o dia de hoje segue com céu limpo e agradável.

Mínima de 16,7ºC.

Estão 25,1ºC neste momento.

Boas, por aqui, dia de céu limpo mas com poeira. Ontem, quase à meia-noite caiu umas pingas grandes, que ainda molhou o chão.

Máxima: 26.5ºC
mínima. 15.9ºC

Uma mínima estranha e rara nesta altura do ano, tendo em conta, os últimos anos e talvez a mais baixa desde que faço registos.

Boa noite, por Albufeira:
Tal como em Olhão, também uma temperatura mínima anormalmente baixa que se seguiu à máxima anormalmente baixa de ontem.
Dia com um pouco mais de vento do que ontem e com céu limpo.

w_ic_d_01.svg

Noite: 16ºCmin, →11km/h
Dia: 25ºCmax, ↗15km/h (33)max

Comboio de trovoadas a chegar ao Algarve
e581cff532abf5be.webp

Por aqui, chove pouco mas com cada pinga. Trovoada só ouvi uma.

Nestas situações dava jeito o radar de Loulé, mas como depois de vários meses de manutenção só chegou para estar funcional durante duas semanas ou lá quanto é que foi, é compreensível que já esteja em manutenção novamente, talvez o tenhamos ativo outra vez lá para as duas últimas semanas de dezembro antes de entrar novamente em manutenção :D

À distância a que está o radar de Corcuhe, é só isto que apanha, essencialmente os ecos dos níveis médios e altos.
Pode portanto chover mais intensamente do que os ecos fazem supôr, isto se não houver evaporação importante a caminho do solo.

tnDFuDd.jpg

Embora menos frequentes, as DEA nuvem-solo estão potentes, duas de > 50 kA (58 e 55) bem juntinhas:

eMEc8me.jpg

E esta outra foi há uma hora atrás:
nAlZbZA.jpg

Também houve ainda mais cedo no sotavento mais a Leste, mais fracas, mas uma positiva (têm sido raras) de 18,7 kA, perto de VRSA.

Vista para este:
92c8c4ac06e85764.webp