Boas,
O dia de ontem já foi bastante quente, mas o vento de leste aliviava um pouco a sensação, principalmente em locais mais elevados.
Desde Alegrete durante a tarde de ontem:
A noite de hoje foi bem tropical com uma mínima de 25,1ºC.
Neste agosto temos estado com esta massa de ar tropical quase permanentemente, deixou de haver entradas de noroeste significativas para arrefecer um pouco
Isto parece-me estar a ser provocado pela posição mais a norte que o normal da zona de convergência intertropical que, por sua vez, provoca o posicionamento mais a norte da massa tropical sahariana.
Noite infernal por aqui! Ontem saí de casa às 21h com 34°C sem uma "pinga" de vento, até fiquei mal disposto...
À meia-noite cheguei com 29°c e já algum vento de nordeste creio.
Hoje outro inferno e o Ipma já actualizou a máxima para Faro com 40°c previstos para Hoje. Para Loulé apenas 36°c...lá está a nortada a fazer das suas.
Isto está uma alegria para os Veraneantes!
Noite infernal por aqui! Ontem saí de casa às 21h com 34°C sem uma "pinga" de vento, até fiquei mal disposto...
À meia-noite cheguei com 29°c e já algum vento de nordeste creio.
Hoje outro inferno e o Ipma já actualizou a máxima para Faro com 40°c previstos para Hoje. Para Loulé apenas 36°c...lá está a nortada a fazer das suas.
Isto está uma alegria para os Veraneantes!
O forno foi atirado para a costa outra vez ! Estive pelo interior do concelho de Loulé e a partir do meio da tarde começou a ficar mais agradável ainda que estivesse bem quente mas também já estou calejado. Nesta altura se queremos fazer alguma coisa tem de ser à torreira do sol
Por onde andei as oliveiras/ azeitonas estão todas murchas...acabou a "gasolina"...continua Verão que já tínhamos saudades! Isto estava muito fresco!...
Boas,
Felizmente hoje, o dia já foi menos quente e a noite bem mais fresca, a estação do IPMA marcava 13°c às 7 da manhã, nos próximos dias tempo normal de verão, chuva essa, é que nem vista dela e o mês deve mesmo acabar com 0mm.
E o périplo contínua...Máxima de 31.6°c, mínima de 21.9°c e actual de 27.5°c (dados da EMA de Loulé ) no entanto parece que estamos no paraíso comparativamente às últimas semanas...é tudo uma questão de comparação...
Que falta já faz a humidade no solo. A seca extrema vai mesmo entrar no final de Agosto em particular no sotavento e interior do Baixo Alentejo.
Boas e já vão 5 meses sem chuva significativa e muito particularmente no Algarve! Houveram uns aguaceiros muito esporádicos e espaçados nas serras em Abril e Julho e nada mais!
Começa a ser um "habitué" por estas paragens com a agravante da "estação das chuvas" maioritariamente ser fraca.
Setembro dá-nos algum alento
Entretanto o Verão parede que perdeu alguma força mas contínua aí...uns dias mais quentes, outros menos...
Este padrão sempre foi mais ou menos típico do Algarve, tendo até ocorrido um período de seis meses com registo zero em algumas estações, nomeadamente Faro. A diferença actual é a escassez de abundantes Invernos e Outonos.